Pernambuco recebe oficina sobre o Prêmio Cultura Hip Hop

Cartaz. Abaixo: Naldinho Freire (Funarte Nordeste) ministra oficina

A oficina do Prêmio Cultura Hip Hop 2014 prossegue sua jornada pelas cidades da Região Nordeste, no final de setembro e em outubro. Nos dias 25, 26 e 27/09; e 1º e 2/10, a equipe da Fundação Nacional de Artes – Funarte vai a Pernambuco orientar as pessoas interessadas no edital do programa, cujo objetivo é divulgar e valorizar o hip hop; além de contribuir para o desenvolvimento sociocultural desse segmento artístico. A proposta é levar a oficina às capitais dos nove estados da região e a várias outras cidades.

Os próximos municípios pernambucanos a serem alcançados pela oficina são: Oricuri, no dia 25/09, quinta-feira; ArcoVerde – dia 26, sexta; Caruaru – dia 27, sábado; Paudalho, no dia 1º de outubro, quarta; e Garanhuns, na quinta, dia 2.

O Prêmio Cultura Hip Hop é realizado pela Funarte, em parceria com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. As inscrições para o edital estão abertas até o dia 9 de outubro. Nesta segunda edição do programa, 170 iniciativas culturais inéditas serão contempladas, com premiações de R$ 14,3 mil a R$ 20 mil.

As oficinas têm parcerias com instituições culturais locais e com grupos e representantes do Movimento Hip Hop. A série de encontros está a cargo do diretor do Centro da Música da Funarte, Paulo César Soares e do representante regional da instituição no Nordeste, Naldinho Freire. “A ideia das oficinas é promover a divulgação do edital e fazer a articulação com o movimento do hip hop em cada estado”, afirma Naldinho Freire. Ele também estará à disposição, para esclarecer dúvidas do público nordestino sobre o processo seletivo (contato: reinaldofreire.naldinho@funarte.gov.br).

Podem ser inscritos no edital do Prêmio Cultura Hip Hop 2014 projetos de todo o país, direcionados a composição, arranjos, shows, vídeos, discos, arquivos audiovisuais, sítios de internet, revistas, pesquisas, seminários, palestras e oficinas, entre outras ações. Leia mais e acesse o edital 2014 aqui.

Maranhão, Piauí, Ceará, Salvador e Alagoas receberam as oficinas

As capitais dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará receberam as oficinas no período de 19 a 21 de setembro – em São Luís, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no dia 19, com parceria da Secretaria de Estado de Cultura do Maranhão; em Teresina, no dia 20, no Centro Cultural Theatro 4 de Setembro/Club dos Diários, tendo como parceira a Fundação Cultural do Piauí (Fundac); e em Fortaleza, no dia 21, no Centro Cultural Dragão do Mar. Em Salvador (BA), Maceió (AL) e Recife (PE) as oficinas foram realizadas de 12 a 14 de setembro. Nessas cidades, foram apresentadas performances de artistas e grupos de hip hop, incluídas na programação. As atividades tiveram apoio da Representação Regional do Ministério da Cultura Bahia/Sergipe.

Em Salvador, a oficina foi ministrada no dia 12/09, na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), no Terreiro de Jesus – Pelourinho. Mais de 60 jovens participaram. Foram parceiros da ação a Representação Regional do MinC da Bahia e Sergipe e, para a mobilização, o DJ Branco, produtor do programa de rádio Evolução Hip Hop (Rádio Educadora FM/Irdeb) e da Comunicação, Militância e Atitude (CMA) HipHop. Pela manhã, Paulo César Soares e Naldinho Freire visitaram a ONG Oikabum e dialogaram com cerca de 70 crianças sobre o Prêmio Cultura Hip Hop. Em Maceió, a oficina ocorreu no dia 13, no auditório da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) – também parceira na articulação com o movimento Hip Hop local. Houve apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Alagoas, para a convocação dos agentes do Hip Hop, na esfera estadual. A atividade contou com a participação de educadores, artistas do gênero e de produtores culturais, e recebeu em torno de 50 alunos.

No dia 14, os ministrantes da oficina foram a Recife, onde, em Jaboatão do Guararapes no Bairro de Prazeres (Região Metropolitana) encontraram-se com integrantes do Movimento Hip Hop pernambucano, articulado pela Associação Metropolitana de Hip Hop em Pernambuco e pelo Projeto Viaduto Prazeres Hip Hop. O encontro foi embaixo do Viaduto Geral Melo, tendo como palco uma picape do projeto O Som da Rural de Roger de Renor. À noite, sobre o automóvel, foi feita uma apresentação do edital e apresentadas performances de Mcs, e Djs.

Prêmio Cultura Hip Hop 2014

Oficinas na Região Nordeste

PERNAMBUCO

Oricuri
Data: 25/09
Local: Auditório Sindsep
Horário: 18 às 21h
Tel: (87) 38742160

ArcoVerde
Data: 26/09
Local: Casa da Juventude
Horário: 18 às 21h
Tel: (87) 3821 3154

Caruaru
Data: 27/09
Local: Museu do Barro (Mubac)
Horário: 14 às 21h
Tel: (81) 3727 7839

Paudalho
Data: 1/10
Local: Auditório do Pátio da Feira de Paudalho
Horário: 14 às 18h

Garanhuns
Data: 2/10
Local: Auditório Aesga – Autarquia do Ensino
Horário: 18 às 21h
Tel: (87) 3761 1596