Conheça o Portal das Artes

Apresentação do Portal das Artes

O Portal das Artes pelo qual você está navegando agora é todo desenvolvido em WordPress. Ferramenta de publicação de conteúdo amplamente utilizada para fazer blogs, o WordPress também suporta bem projetos mais complexos, como este do Portal das Artes. Há outros exemplos na rede, de grandes portais que utilizam este software livre de código aberto. O site do Ministério da Cultura, um dos primeiros do Governo Federal a utilizar esta ferramenta, foi a inspiração para a Funarte adotá-la no Portal das Artes.

A organização do Portal das Artes privilegia as linguagens fomentadas pela Funarte. Em vez de organizar o conteúdo tendo em mente a estrutura do organograma institucional, o que se fez foi adotar o ponto de vista do usuári e tentar pensar no que ele procura ao acessar o Portal e facilitar esse acesso. A Funarte é uma instituição de fomento às artes: teatro, dança, circo, artes visuais, literatura, música. Por isso todas essas linguagens apoiadas pela Funarte e produzidas em todo o país ganharam uma área nobre, no topo da página inicial, cada uma delas identificada por uma cor específica.

Além desta forma de exposição na página inicial, cada uma dessas linguagens terá a própria página inicial, em que poderá destacar seus conteúdos específicos, independente do que é destacado pela página inicial do Portal das Artes.

A produção de conteúdo por cada área também é mais autônoma e descentralizada. Com isso, o que se espera é que a comunicação da Funarte com seus públicos-alvos fique mais dinâmica.

Menu institucional
Acima dos conteúdos das áreas, destacados na aba colorida, há o menu com conteúdo institucional, que perpassa todas as áreas. Em “A Instituição” é possível ver toda a estrutura administrativa da Funarte, as Representações Regionais, assim como o organização dos Centros e suas respectivas Coordenações. Como se relaciona com todas as linguagens – teatro, circo, dança, artes visuais e música – o Centro Técnico de Artes Cênicas também está no menu superior, ao lado de Edições e também da área de Memória, que engloba o Centro de Documentação e Informação em Artes (Cedoc) e o Centro de Conservação e Preservação da Fotografia (CCPF).

Produção descentralizada de conteúdo
Além dos conteúdos de cada área – editais, agenda cultural, cursos, oficinas -, o Portal das Artes tem conteúdo produzido por uma equipe de pesquisadores e jornalistas, dedicados à descobrir e revelar verdadeiras preciosidades que estão no Cedoc, já digitalizadas ou em processo de digitalização, no CCPF (Centro de Preservação e Conservação da Fotografia). Alguns desses conteúdos já estão no ar, na área Especiais do Portal das Artes e este é apenas um pequeno aperitivo do que há no Cedoc, prestes a cair na rede.

Agenda cultural
Desenvolvida no wordpress especialmente para o Portal das Artes, a Agenda Cultural vai agrupar informações sobre a programação em todos os espaços da Funarte, no Rio, São Paulo, Brasília e Minas Gerais. Ali, de maneira organizada, intuitiva e de fácil acesso, é possível ver a programação cultural de forma clara e objetiva.

Mapas de teatro, cadastro e editais
A próxima etapa será organizar os mapas dos teatros e os espaços culturais utilizando os recursos de geolocalização do Google Maps. Os cadastros de profissionais, área importante da Funarte, também vão estar mais bem organizados, assim como a ferramenta de publicação de edital. Tudo isso está a caminho e estará no ar em breve.

Interatividade e conteúdo colaborativo
Esta é uma próxima etapa, que trará para dentro do Portal das Artes o conteúdo de artistas, pesquisadores, apreciadores, enfim, quem possa e queira contribuir com conteúdos que concernem às artes e que são tratados pela Funarte.

Evolução constante
Como é próprio da web, o Portal das Artes estará sempre em construção, promovendo melhorias, adaptando, crescendo, evoluindo. Portanto, o texto desta página pode sofrer acréscimos e alterações, à medida que o Portal for evoluindo. A idéia é que o Portal das Artes nunca estará pronto. Temos o desafio de torná-lo melhor a cada dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *