Durante quatro dias, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h, o diretor, ator, bailarino, coreógrafo e pesquisador Fernando Neves estará na Sala Carlos Miranda da Funarte SP com a oficina gratuita O Ator Popular, tendo como fonte de pesquisa o circo-teatro. A atividade começa dia 16 de outubro de 2014, mas as inscrições devem ser feitas até esta segunda-feira (6).
Na primeira aula, o pesquisador apresentará um panorama da história do circo-teatro no Brasil e dos gêneros que o influenciaram – o melodrama e o vaudeville francês. O segundo encontro buscará revelar o temperamento artístico do ator e correlacioná-lo a um tipo (máscaras do circo-teatro). Neste mesmo dia, serão entregues aos participantes quatro textos (dois melodramas e dois vaudevilles), para que eles escolham cenas com as quais trabalharão nas aulas seguintes. A intenção do oficineiro é explicitar por que a interpretação tipificada serve à dramaturgia circense, e permitir que os alunos experimentem as descobertas deste processo na construção cênica.
Fernando Neves nasceu em Santos (SP), em 1950. É diretor, ator, bailarino, coreógrafo e pesquisador. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), foi aluno de Décio de Almeida Prado e Klauss Vianna. Atua profissionalmente há 28 anos e é um dos componentes da Cia.Os Fofos Encenam. Descendente de família circense, que chegou ao Brasil em 1889, desenvolve atualmente pesquisa sobre estética do circo-teatro. Como ator trabalhou em mais de 20 espetáculos, sob direção de Marcio Aurelio, Gabriel Villela, William Pereira, Francisco Medeiros, Maurice Vaneau, Carlos Alberto Soffredini e Marco Nanini, entre outros.
A oficina foi organizada pela Ocupação Do Riso ao Choro, que a Cia. Família Campari promove na Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte São Paulo, por meio de edital público de ocupação.
Cortejo musical
Todas as quartas-feiras, a ocupação Do Riso ao Choro também realiza, na Funarte SP, a oficina de palhaços-músicos Cortejo musical, com o ator, palhaço, diretor e músico autodidata Fernando Escrich. Fernando pesquisa a linguagem do palhaço desde que ingressou no grupo Doutores da Alegria, em 94, e tem como referências em sua formação grandes mestres do teatro e da música, como Miriam Muniz, Pedro Paulo Bogossian e Michael Christensen (ator que introduziu o trabalho de palhaços em hospitais, nos EUA). Recebeu os prêmios APCA de melhor direção musical em 2008 pelo espetáculo Sr. Dodói, e melhor direção geral e musical pelo espetáculo Poemas Esparadrápicos, em 2005.
A Oficina de Cortejo já começou, mas continua aberta para quem tiver interesse em fazer parte dela. Uma vez por mês, alunos e professor percorrem as ruas perto da Funarte para exibições. O próximo cortejo será dia 3 de outubro, sexta, às 16h.
Projeto Do Riso ao Choro
Contemplado por edital de ocupação da Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte São Paulo
Oficina: O Ator Popular, tendo como fonte de pesquisa o circo-teatro
Dias 16, 23 e 30 de outubro, e 6 de novembro | Quintas, às 19h
Com: Fernando Neves
Duração: 3 horas
Vagas: 20
Inscrições: Até 6 de outubro, pelo e-mail contatofamiliacampari@gmail.com (enviar currículo e carta de intenção). Atenção! Não serão aceitas inscrições após essa data.
Gratuita
Oficina: Cortejo Musical
Até 17 de dezembro | Todas as quartas, às 21h
Com: Fernando Escrich
Confirmar presença pelo e-mail: contatofamiliacampari@gmail.com
Gratuita
Cortejo de Palhaços
Dia 3 de outubro | Sexta, 16h
No entorno da Funarte
Gratuito