Três solos entram na Mostra Danças Breves da semana (SP)

Bárbara Francesquine em 'MAMAM'. Foto: Paulo Barbuto

Todas as quartas-feiras, a Mostra Danças Breves apresenta uma seleção de obras coreográficas feitas por artistas profissionais, amadores ou estudantes, com duração entre três e 15 minutos. Os trabalhos abordam diferentes culturas e momentos históricos, e integram o Projeto Âmbargris – Cercos Choreográficos, selecionado por edital público da Funarte para ocupar, até março de 2015, a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP.

Nesta quarta-feira, 8 de outubro de 2014, a mostra apresenta três criações autônomas. Em MAMAM, Bárbara Francesquine une dança e bambolê para transformar movimentos em imagens e conectar o público a um universo feminino. Bárbara é autodidata na manipulação deste instrumento, e busca com ele novas possibilidades de criação e de diálogo com o público.

Quando eu Queria Começar é uma concepção do ator e dançarino Ametonyo Silva, que também interpreta a obra. O trabalho gira em torno de dois corpos “que se contrariam e dançam a vontade de ser o outro”. O primeiro desses corpos é um menino; o segundo, um vestido de noiva, velho e rasgado. Amentonyo Silva cursa Bacharelado em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP) e dança no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanztheatralidades (LAPETT), coordenado pela pesquisadora e bailarina Sayonara Pereira.

Estudo para Estudo para Estratégia reflete experimentos em torno da pesquisa de Bárbara Malavoglia para o solo Estudo para Estratégia, iniciado na Residência Lugarização (2013), da Cia. Corpos Nômades, com patrocínio da Petrobras. A estreia do espetáculo está prevista para o fim de novembro, também dentro do projeto Âmbargris.

Mostra Danças Breves
Projeto Âmbargris – Cercos Choreográficos
Selecionado por edital de ocupação da Funarte para a Sala FRenée Gumiel em 2014
Dia 8 de outubro | Quarta-feira, 20h30
Ingressos: RS10 (meia: R$5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa

Espetáculo: MAMAM
Criação e interpretação: Bárbara Francesquine
Duração: aprox. 15min | Recomendação etária: livre

Espetáculo: Quando eu Queria Começar
Criação e interpretação: Ametonyo Silva | Provocadora: Giovanna Monteiro | Iluminação e projeção: Matheus Brant
Duração: aprox. 15min | Recomendação etária: livre

Espetáculo: Estudo para Estudo para Estratégia
Criação e interpretação: Bárbara Malavoglia | Trilha sonora: Guilherme Aguiar | Colaboração: Leda Cartum, Cauê Gouveia, Tomás de Souza
Duração: aprox. 15min | Recomendação etária: livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *