Funarte realiza Seminário de Residências Artísticas, de 4 a 6 de novembro, no Rio

Clique aqui e acompanhe o evento online, em tempo real, na terça-feira, 4 de novembro, a partir das 9h30

A partir da próxima terça-feira, 4 de novembro, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) realiza o Seminário Funarte de Residências Artísticas, no Rio de Janeiro. Durante três dias, haverá apresentações, estudos de casos, mesas de debates e trocas de experiências, de natureza prática e teórica, sobre o fenômeno das residências artísticas. Tendo como público-alvo artistas, pesquisadores e gestores culturais, o evento contará com a participação de diversos grupos e organizadores de residências de todo o país, representantes governamentais e da Embaixada da França (Brasília), Jean Paul Rebaud.

Para a Funarte, as residências artísticas têm se destacado no campo da produção cultural, firmando-se cada vez mais como um espaço privilegiado para novos processos de criação, difusão e qualificação de artistas das mais diversas linguagens e propostas. Por isso, a importância de a Fundação promover o primeiro seminário sobre este assunto.

O evento vai debater “O papel do Estado no campo das residências”, “O lugar das residências artísticas na arte contemporânea’, e “O desafio da difusão no campo das residências artísticas”, além de apresentar experiências de instituições que realizam programas nesta área. Entre eles: Marcos Moraes, da FAAP; Augusto Albuquerque, do Instituto Sacatar; Joel Borges, da Casa das Caldeiras; Gabriel Netto, do Atelier Subterrânea; Lisette Lagnado, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage; Lívia Simas, do Circo Crescer e Viver.

A programação será aberta com a conferência “Resiliências artísticas”, de Amilcar Packer, curador, artista, codiretor do Capacete – programa internacional de residências artísticas de pesquisa no Rio de Janeiro, e professor convidado do Programa de Arte, Pesquisa e Prática da Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris, e de outras instituições de pesquisa.

Participarão também gestores do governo federal, como: Silvana Meireles, da Fundação Joaquim Nabuco (PE); Pedro Domingues, da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura; Antonio Alves da Secretaria Executiva do MinC; Georgia Nicolau, da Secretaria de Economia Criativa do MinC; e André Maciel, do Ministério das Relações Exteriores; além do representante da Embaixada da França (Brasília), Jean Paul Rebaud.

Mapeamento – Durante o evento, a Funarte vai apresentar os resultados da primeira pesquisa institucional dedicada ao setor. O Mapeamento das Residências Artísticas no Brasil traz um levantamento inédito sobre a quantidade e o funcionamento das iniciativas de residências artísticas no país, resultado de um ano de estudos e articulações realizadas pelo Centro de Programas Integrados (Cepin) da Funarte.

Para a instituição, esses dados serão fundamentais para a construção de políticas públicas mais específicas para o campo das residências artísticas. A ideia é promover e valorizar as trocas e experimentações estéticas que vêm redefinindo o panorama das artes no país.

Transmissão online – O Seminário Funarte de Residências Artísticas terá transmissão online pela internet. Haverá, ainda, tradutor para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que amplia o acesso ao conteúdo a pessoas com deficiência auditiva. Além disso, todo o evento será gravado e disponibilizado, posteriormente, no canal do Youtube da Funarte.

SERVIÇO

Seminário Funarte de Residências Artísticas

De 4 a 6 de novembro de 2014
Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa nº 16, Centro
Rio de Janeiro (RJ)

Acesse aqui a programação completa

Leia mais sobre o evento aqui

Informações: cepin@funarte.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *