O presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Guti Fraga e a diretora do Centro de Programas Integrados da instituição, Ester Moreira, encerraram na quinta-feira, 6 de novembro, o Seminário Funarte de Residências Artísticas, na Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio de Janeiro.
No evento, realizado a partir do dia 4 de novembro, a Funarte reuniu artistas, pesquisadores e gestores culturais, representantes de governos, grupos e organizadores de residências de todo o país. Eles fizeram apresentações, estudos de casos, mesas de debates e trocas de experiências, de natureza prática e teórica, sobre o fenômeno das residências artísticas.
As mesas de discussão tiveram como eixos temáticos “O papel do Estado no campo das residências”; “O lugar das residências artísticas na arte contemporânea”; e “O desafio da difusão no campo das residências artísticas”; além de apresentar experiências de instituições que realizam programas nesta área. Os temas abordados foram: Resiliências artísticas; O Processo criativo, a experimentação e a troca; O Lugar das residências artísticas na arte contemporânea; Papel do Estado no fomento às residências artísticas; Expansão das residências como espaço de trabalho no campo das artes; Residências artísticas para além de nossas fronteiras; O Desafio da difusão da produção artística nas residências; e Reflexões sobre a preservação da memória das artes em uma residência. Além das mesas de discussão, foi executada a sistematização dos painéis e laboratórios de experiências apresentadas.
Mapeamento – Durante o evento, a Funarte apresentou os resultados da primeira pesquisa institucional dedicada ao setor: O Mapeamento das Residências Artísticas no Brasil. A publicação traz um levantamento inédito sobre a quantidade e o funcionamento das iniciativas de residências artísticas no país, resultado de um ano de estudos e articulações realizadas pelo Centro de Programas Integrados (Cepin) da Funarte.
Para a instituição, esses dados serão fundamentais para a construção de políticas públicas mais específicas para o campo das residências artísticas. A ideia é promover e valorizar as trocas e experimentações estéticas que vêm redefinindo o panorama das artes no país.
Transmissão online – O Seminário Funarte de Residências Artísticas teve transmissão online pela internet. Houve, ainda, tradutor para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que ampliou o acesso ao conteúdo a pessoas com deficiência auditiva. Além disso, todo o evento foi gravado e será disponibilizado, posteriormente, no canal do Youtube da Funarte.
Para a Funarte, as residências artísticas têm se destacado no campo da produção cultural, firmando-se cada vez mais como um espaço privilegiado para novos processos de criação, difusão e qualificação de artistas das mais diversas linguagens e propostas. Por isso, a importância de a Fundação promover o primeiro seminário sobre este assunto.
Seminário Funarte de Residências Artísticas
4 a 6 de novembro de 2014
Sala Funarte Sidney Miller
Rio de Janeiro
Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Programas Integrados (Cepin)