Funarte realiza oficinas de capacitação em fotografia digital no RS

Imagem: www.palacinho.com

Nos períodos de 19 a 21 e de 26 a 28 de novembro, a Fundação Nacional de Artes – Funarte realizará, em parceria com o Gabinete da Primeira Dama do Estado do Rio Grande do Sul, com a Associação dos Amigos do Palacinho e com o Sistema de Museus do Rio Grande do Sul, três oficinas gratuitas de capacitação, nas áreas de preservação, impressão e fluxo de imagens digitais. Certificadas e promovidas pelo Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte (CCPF), as oficinas ocorrerão em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mário Quintana (Centro Histórico) e no Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega.

As oficinas fazem parte do programa nacional de capacitação da Funarte, que prioriza instituições públicas e profissionais que atuam com fotografia e gestão de acervos, como também como multiplicadores, compartilhando as orientações para preservação, gestão e conceitos de boas práticas para o fluxo de acervos fotográficos.

Os cursos serão ministradas em três módulos, não sequenciais. Somente há vagas para o Módulo 2. Para demais, serão recebidas inscrições apenas para listas de espera, para matrículas em casos de desistência.

O Módulo 1 será ministrado de 19 a 21 de novembro, pelo professor Marcos Issa. O  fotojornalista trabalhou nas principais redações da imprensa do Rio de Janeiro e de São Paulo e, desde 2013, ministra oficinas para o CCPF/Funarte . A oficina intitula-se O Fluxo de Trabalho com o Lightroom e as Boas Práticas da Fotografia Digital,  da Captura em RAW ao Arquivamento.

O Módulo 2, para pessoas que já tenham  conhecimento teórico e prático de trabalho com imagens digitais, tem o título de Preservação de Fotografias Digitais – Proporcionar uma ampla visão do que significa pensar e praticar a preservação de fotografias digitais. A oficina será ministrada no dia 26 de novembro, quarta-feira, das 9h às 12h30  e das 13h30 às 18h, no Memorial do Rio Grande do Sul, pelo professor Millard Wesley Long Schisler. Ele é fotógrafo, mestre em artes visuais pelo Visual Studies Workshop, em Nova York, e consultor nas áreas de editoração eletrônica, preservação e digitalização de arquivos, fluxos de trabalho e imagem digital.

O número máximo de participantes é 80. A oficina aborda as etapas para preservação de fotografias digitais: “o que guardar, o que não guardar, como guardar e como imprimir”. O participante aprenderá sobre diferentes formatos e condições de arquivo; análise e organização de arquivos; bem como questões sobre armazenamento dos dados digitais e migração de hardware e software. O curso também inclui conteúdo sobre fluxos de trabalho, desde a geração das imagens até sua guarda; e sobre sistemas de organização e catalogação desse material.

Atenção: esse curso não é destinado a iniciantes. O material necessário é laptop com programas de processamento de imagem: Adobe Creative Suite (qualquer versão), Adobe Bridge, Adobe Lightroom, GIMP, XNView,  mouse, fonte para carregar laptop e adaptador de tomada.

O Módulo 3, também a cargo de Millard Wesley Long Schisler, será realizado nos dias 27 e 28 de novembro, com o título Impressão de Fotografias Digitais. A oficina tem como tema “Impressão em pigmento mineral teoria e prática” e abordará os seguintes assuntos: “tratamento de imagens, preparo para impressão, testes de impressão, gerenciamento de cores, espaço de cor”; e “aguçamento da imagem, resolução e interpolação, preservação, montagem e guarda”.

Confira a programação e mais informações na página, no site do Palacinho:
http://www.palacinho.com/#!oficinas-de-fotografia-digital-2014/cuaw

Mais informações e inscrições
Gabinete da Primeira Dama do Estado do Rio Grande Sul/Assessoria cultural
fototecars@gmail.com
Tels. (51) 3226.0119 e (51) 8537.2674