Mostra Danças Breves da semana traz seleção de coletivos à Funarte SP

'Infringir', com Cordas Humanas Cia. de Dança, na Mostra Danças Breves da semana. Foto: divulgação

O Projeto Âmbargris – Ocupação Cerco Choreográfico, que ocupa a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP em 2014, apresenta quatro novas criações de coletivos paulistas na Mostra Danças Breves desta quarta-feira, 12 de novembro de 2014. Todas as semanas, a mostra exibe uma seleção diferente de criações em dança contemporânea, com duração entre três e quinze minutos cada.

A Cordas Humanas Cia. de Dança, que desde 2013 se apresenta sob a orientação e direção da coreógrafa Talita Leme, fará uma exibição do trabalho Infringir, primeiro fruto da união entre grupo e diretora. A coreografia aborda “desejos conflitantes que consomem e levam a estados de tensão distintos”. A Cordas Humanas se dedica, especialmente, à pesquisa e investigação das linguagens da Dança Jazz, da Dança Moderna (Técnica de Limón), da Dança Contemporânea, do Balé Clássico e do Sapateado Americano.

Duas das apresentações da noite, Meio Termo e Entrefios, surgem de processos de pesquisa desenvolvidos em Centros Educacionais Unificados – os CEUs. Em Meio Termo, oito dançarinos propõem “mundos imaginados e concretos”, num emaranhado de movimentos que os misturam e os tornam um só corpo, “que se parte e que se junta”. Nesta obra, que tem a orientação artística da bailarina Carolina Nóbrega, “as estruturas se fortificam pelos monstros e degelos uns dos outros”.

Entrefios surge de uma indagação feita por um grupo de sete mulheres do Programa Vocacional Dança no CEU Perus, orientado pelo artista Rodrigo Cândido: “Como os meus fios de cabelo influenciam na construção da minha personalidade?”. Essa inquietação, explicam os criadores da obra, “foi norteadora para a pesquisa entre corpo, composição coreográfica e dramaturgia”.

A mostra desta quarta-feira traz, ainda, o Grupo Palpita, com Três Xícaras e um Chá Bem Forte. O espetáculo é uma imersão nas imagens do livro Antes do Baile Verde, de Lygia Fagundes Telles. A partir desta leitura, as intérpretes-criadoras Emiliana Wenceslau, Letícia Rodrigues e Raquel Pereira resgatam a poética, as memórias e as angústias das personagens da literatura.

Projeto Âmbargris – Ocupação Cerco Choreográfico
Selecionado por edital público para ocupar a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3662-5177

Mostra Danças Breves
Dia 12 de novembro | Quarta-feira, às 20h30

Duração: aprox 60min | Recomendação etária: livre
Ingressos: R$10 (meia: R$5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa
Mais informações no flyer.

Espetáculo: Meio Termo
Processo de pesquisa de vocacionados – Programa Vocacional Dança no CEU Campo Limpo (2014)
Artista oientadora: Carolina Nóbrega | Elenco: Agna Maria da Silva, Anny Rocha Pereira, Jonatan Silva, Larissa Alexandre Silva, Luan da Silva Prado, Nicole Santos Brás, Samara Soares Batista e Thiago Antonio

Espetáculo: Infringir
Intérpretes: Ana Souza, Andréia Custódio, Julia Geron, Maysa Tanaka e Talita Leme | Coreografia e direção: Talita Leme | Trilha sonora: Décio Leme (mixagem/ edição) e Talita Leme | Figurino e produção: Cordas Humanas Cia. de Dança

Espetáculo: Entrefios
Processo de pesquisa de vocacionados – Programa Vocacional Dança no CEU Perus (2014)
Artista orientador: Rodrigo Cândido

Espetáculo: Três Xícaras e um Chá Bem Forte
Concepção e direção: Grupo Palpita | Intérpretes-criadoras: Emiliana Wenceslau, Letícia Rodrigues e Raquel Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *