‘*Gag’ encerra Festival Contemporâneo de Dança, na Funarte SP

Os significados e suas (im)possibilidades de interpretação em '*Gag'. Foto: Camila Tellez

A Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP recebe a partir desta sexta-feira, 14 de novembro de 2014, *Gag, espetáculo de encerramento da 7a Edição do Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo (FCD). Desde 2008, o FCD reúne artistas do Brasil e do mundo para a experimentação e o diálogo em dança, com ações e apresentações gratuitas ou a preços populares.

Produzida pelo Teatro Pradillo, de Madri, *Gag é uma criação da artista brasileira radicada na Espanha Luciana Chieregati. O espetáculo é interpretado pela própria criadora, que oferece ao público, como ela mesma define, “uma pergunta, uma tentativa de colocar um problema no palco, uma dificuldade em cena”. O termo que dá nome à peça, Gag, faz uma alusão àquilo que se interpõe na fala e impede a articulação de uma palavra – ou, no palco, a improvisação do ator para preencher um vazio de memória ou uma impossibilidade de prosseguir.

O espetáculo está sendo trazido à Funarte, em curtíssima temporada – apenas até domingo, 16 de novembro – pelo Projeto Âmbargris – Ocupação Cerco Choreográfico, vencedor de edital público para realizar a programação da Sala Renée Gumiel em 2014. Nesta edição, o FDC levou espetáculos, também, a outros dois teatros públicos do centro e às zonas leste e norte da cidade.

Sobre Luciana Chieregati: Luciana Chieregati é integrante do Coletivo Qualquer – grupo itinerante que desenvolve, desde 2008, um trabalho contínuo de criação e pesquisa na Espanha. Participou, em Lisboa, da equipe da organização c.e.m. – centro em movimento. Junto a Ibon Salvador (Coletivo Qualquer), atua como diretora e gestora do programa de Residências Artísticas Seu Vicente, com o apoio do c.e.m. e da Municipalidade de Lisboa. Licenciada em dança pela Universidade Anhembi Morumbi, participa de cursos com diversos docentes no Brasil e na Europa e, em 2013, conclui o Máster em Prática Escénica y Cultura Visual (oferecido pela Universidad de Castilla y La Mancha em parceria com o Museo Nacional y Centro de Arte Reina Sofia). Colabora como intérprete com Claudia Muller, Dani Lima, Tamara Cubas e Idoia Zabaleta, entre outros, e é docente de dança desde 2007.

Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo
Direção geral: Amaury Cacciacarro Filho | direção artística: Adriana Grechi | Coordenação técnica: Sueli Matsusaki | Realização: Fractal Produção Cultural

Espetáculo: *Gag
Dias 14, 15 e 16 de novembro | Sexta e sábado às 20h30, domingo às 19h30

Concepção: Ibon Salvador | Codireção: Idoia Zabaleta |Criação e performance: Luciana Chieregati | Produção: Teatro Pradillo (Madri)
Duração: 40min | Recomendação etária: livre
Ingressos: R$10 (meia: R$5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa

Projeto Âmbargris – Ocupação Cerco Choreográfico
Contemplado por edital público da Funarte para a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *