Segunda edição do ‘Temos Palco’ em Pernambuco reúne artistas locais no dia 25

Comrua - Companhia de Dança de Rua - Niterói (RJ). Foto: S. Castellano

A Sala Nordeste, na Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, no Recife (PE), recebe a segunda edição do sarau Temos Palco, no dia 25 de novembro, sexta-feira, às 19h. Diversos artistas e grupos, música e poesia, participarão do evento, produzido pela Funarte Nordeste. A entrada é franca. Ao realizar o Temos Palco, em várias cidades do país, a Fundação Nacional de Artes – Funarte tem como principal objetivo incentivar vocações artísticas, valorizar novos talentos e abrir espaço para toda e qualquer expressão de arte, além de promover intercâmbio cultural.

Participarão do sarau de Pernambuco o diretor do Grupo de Teatro João Teimoso, Oséas Borba; o músico e compositor Mestre Pirulito; o instrumentista, cantor e compositor Gustavo Tiné; O grupo musical Atroçafrevoderepenterock; O músico, cantor e compositor Nelson Heffi; um trio de poetas do grupo Escambo Coletivo; o cantor, compositor e guitarrista Alex Mono e o grupo musical Voz do Capibaribe.

A primeira edição do evento em Pernambuco aconteceu na última terça-feira (18/11), e contou com a participação de vários artistas locais. Confira as imagens clicando aqui.

Sobre os artistas

Oseias Borba – Diretor do Grupo de Teatro João Teimoso, em Recife.

Mestre Pirulito – Mestre Pirulito é fundador do Maracatu Varzea do Capibaribe, mestre de apito de maracatu de baque virado, arranjador, compositor, músico, arte-educador e formador de multiplicadores da cultura Pernambucana.

Gustavo Tiné – Cantor e compositor, Gustavo é um dos fundadores do MPB UNICAP, depois Grupo Sertão Brasil, grande sucesso no meio Universitário de Pernambuco. Seu estilo é o que se pode chamar de universal Nordestino. Atualmente com a banda Sopa de  Aruá, toca suas canções e faz um show recheado com os grandes nomes da música nordestina: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, entre outros.

Atroçafrevoderepenterock – A Troça alinha-se ao cordão da música pop pernambucana e explica sua sonoridade, através da expressão “frevo de repente rock”, que dá nome a essa brincadeira musical; e é feita com as experimentações musicais que norteiam o estilo dos músicos, alicerçados nas batidas do frevo e nas guitarras do rock.

Nelson Heffi – Natural do Recife, o artista é músico, cantor, compositor e professor de música.

Escambo Coletivo – Pollyanne Carlos – A poeta Pollyanne Carlos, do município de Paulista (PE), proponente do projeto Paratibe – Rio de Palavras, inscrito no programa Mais Cultura nas Escolas (MEC e MinC) faz um intercâmbio das atividades no seu bairro, Paratibe, com as ações de letramento literário na Escola Municipal Drª Gelda Amorim – entre elas, a Sambada Coco dos Amigos organizada e apresentada pela artista.

Escambo Coletivo – Benoni Codacio – No universo da sua poesia, Benoni Codacio busca sempre o encantamento da literatura de cordel. Participou de eventos como a Bienal Internacional do Livro do Ceará e a Bienal da UNE; e é integrante do Escambo Cultural. Natural de Paulista (PE), o poeta prepara-se para publicar seu primeiro livro Do Lado Esquerdo do Sol.

Escambo Coletivo – Policarpo Sendas – Desde 2002, o artista participa de recitais na Região Metropolitana do Recife. Em 2012, publicou seu primeiro livro, intitulado Verve.

Alex Mono – A música de Alex Mono é uma mistura de “grooves” orgânicas. É uma síntese das influências absorvidas em sua trajetória artística, que vão do baião, às cirandas, passando pelas a improvisações jazzísticas. Nos últimos anos, o músico esteve presente em movimentos que defendem políticas públicas para a cultura.

Voz do Capibaribe – o grupo surgiu da união de três músicos amigos, os cantores Almani Galdino e Rosângela Ribeiro e a violonista Evane Sarmento. Depois entraram Bernardo Belmonte, pandeirista, flautista e pianista e, por último, Gustavo Soares, percussionista. A proposta musical do Voz do Capibaribe é o resgate cultural de autores e músicas do cancioneiro pernambucano e nacional que ficaram no imaginário popular; além de apresentar musicas autorais, em vários estilos, como samba, bossa nova, baião, forró, frevo, ciranda e coco.

Sobre o sarau

O Temos Palco é sempre realizado de forma descontraída e divertida, para que as pessoas criem uma identidade com a ação e se sintam parte desse movimento cultural. A Funarte já levou a programação a Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. O município de Esteio (RS) também recebe o evento.

A ideia do sarau surgiu do encontro de jovens durante o Curto Circuito da Juventude, promovido pelo Ministério da Cultura e pela Funarte, em março de 2014, em Brasília. Participantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Manaus, Brasília e Recife se reuniram com o MinC. A partir desse encontro, foram realizadas reuniões entre jovens do Rio de Janeiro e Recife com o presidente da Funarte, Guti Fraga, e foi programada a ação.

Serviço

Sarau Temos Palco
Data: 25 de novembro (terça-feira), às 19h
Entrada gratuita
Local: Sala Nordeste – Funarte
Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura
Rua do Bom Jesus, 237 – Bairro do Recife – Recife (PE)

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte /Ministério da Cultura

Produção Regional Recife: Karuna de Paula/Diego Rafael

Assessoria de Comunicação: Thomas Gonçalves/Wallace Fonteneli – RRNE/MinC
(81) 3117 8439

Mais informações
https://www.facebook.com/coletivotemospalco?fref=ts

Informações no Nordeste através do e-mail:reinaldofreire.naldinho@funarte.gov.br