O espetáculo de rua Do Repente, contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013, será apresentado na cidade de Gurupi, no Tocantins, nesta quinta-feira, 27 de novembro, às 20 horas. Após circular por cidades de quatro regiões do país – Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul –, o grupo tocantinense Lamira Artes Cênica faz a última atividade do ano do projeto “A rua que nunca estive”.
Do Repente é um espetáculo de dança que também explora elementos estéticos do teatro na sua concepção. A poética gira em torno do universo do romanceiro popular do nordeste brasileiro nas figuras do cantador, coquista, aboiador, glosador, cordelista, mamulengueiros e da influência dessa cultura na formação das diversas culturas brasileiras. O processo de montagem englobou pesquisas sobre a ‘commedia dell’arte’, o uso das máscaras na construção de personagens e a movimentação articular existente na manipulação de títeres (marionetes).
O projeto “A rua que nunca estive” levou o espetáculo às cidades de Poconé e Cuiabá (MT); Iguatu e Ibiapina (CE); Cascavel e Toledo (PR); Rondônia e Guajará Mirim (RO) e Porto Nacional (TO), finalizando em Gurupi (TO). A Lamira também segue em turnê pelo país integrando a programação do Circuito Palco Giratório 2014, promovido pelo Sesc, e se fazendo presente em 45 cidades por 18 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.
Sobre o Grupo Lamira Artes Cênicas
Sediado na cidade de Palmas, no Tocantins, o grupo busca na fisicalidade o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música para a construção de sua estética. Desde seu início, a Lamira constrói espetáculos que servem de referência estética à capital onde está inserida e vem representando a produção cênica tocantinense por todo Brasil, já tendo circulado por 26 unidades federativas nacionais e em mais de 55 cidades, em todas as regiões do Brasil. É o primeiro grupo deste estado a fazer parte de importantes programas nacionais de circulação. Através de pesquisas e intercâmbios entre grupos e artistas, vem construindo e atendendo a diversas demandas do público, o que lhe permite realizar espetáculos de rua, infantis, de palco e contemporâneos.
SERVIÇO
Espetáculo: Do Repente
Contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013
Com Lamira Artes Cênicas
Coordenação geral: Carolina Galgane
Direção artística, coreografia e cenário: João Vicente
27 de novembro, quinta-feira, às 20h
Local: Unidade Parque Primavera (Rua 09, AI 03, nº 60, Parque Primavera)
Duração: 35 minutos
Entrada gratuita