A Sala Funarte Sidney Miller recebe, no dia 25 de novembro, terça-feira, a partir das 18h, mais uma edição do sarau Temos Palco. A iniciativa da Fundação Nacional de Artes – Funarte reúne jovens talentos, em várias cidades do país, que utilizam as mais variadas linguagens artísticas. A entrada é gratuita.
Entre as atrações desta terça estão a dança afro da Companhia de Arte Negra Kina Mutembua; o desfile de roupas afro do Varal da Val; uma apresentação do poema Navio Negreiro, com o grupo Castro Alves Teatro; a Companhia Holos de Dança (com apresentação que reúne pessoas com e sem deficiência); o grupo de teatro Manifesto; a batalha dos Mcs de RAP do evento Pedrada de Guaratiba (Barra de Guaratiba); Gean B: Beat Box; a Bateria Mirim Favela Surf Clube; o Artecarioca de Dança; e o músico Bedai, entre outros.
Algumas atrações
Cia. de Arte Africana Kina Mutembua – O nome do grupo significa, no dialeto banto, “Dançando com o Vento”. A companhia é composta por homens e mulheres, bailarinos, percussionistas e cantores. Sua linguagem do grupo funde expressões da capoeira, à dança negra afro-brasileira contemporânea, com canções em idiomas africanos, de valor cultural e beleza reconhecidos. O coletivo já fez intercâmbio com o Balé Nacional de Ruanda, promovido pela ONU, nos EUA; apresentou-se no Chile, a convite do governo local; no lançamento de programas federais, como o Mais Cultura (MinC) e o ProJovem (Secretaria-Geral da Presidência da República, integrada a vários ministérios e a outros órgãos); na abertura do Prêmio Shell; no Fórum Cultural Mundial; na Teia Cultural; e em espaços famosos do Rio, como os teatros SESI e Rival, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e o Circo Voador, entre outros. Nasceu em 2003, na ONG Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro (ACB/RJ), premiada no Brasil e no exterior, pela defesa e promoção dos direitos de cidadania de populações excluídas, trabalhando com ênfase em temas de gênero e de etnia. A entidade foi extinta recentemente. Mas os diretores da Cia. Kina Mutembua, Kaio Mafarefun e Felipe Monteiro, arduamente lutam para manter o grupo e sua essência. Ele conta ainda com a participação de Mestre Berg. “Sua formação acadêmica e experiência na capoeira são motivos de orgulho para todos nós”, dizem os diretores. Atualmente, eles conduzem o recente espetáculo da Companhia Berimbau Milonga, sobre uma lenda do berimbau e da dança africana, com origem na mitologia dos guerreiros Intore (Ruanda).
Mais informações: www.facebook.com/evillen.bispo.7?fref=ts
Companhia Holos de Dança – Formada pela professora Soyane Vargas, a Cia. Holos de Dança, em parceria com a Universidade Salgado de Oliveira – Universo – Niterói – realiza diversas apresentações de dança inclusiva, que reúnem pessoas com e sem deficiência. Fundada em 2012, Recebeu, em 2014, o Prêmio de Cultura da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro. Apresentou-se em vários teatros e ganhou pauta em grandes emissoras de TV aberta, jornais e revistas “Acreditamos na possibilidade de inclusão social pela arte e na valorização das pessoas com deficiência como cidadãos capazes de produzir arte” diz Soyane Vargas. Ela acrescenta que a missão do grupo é “integrar pessoas com e sem deficiência, experimentando novas composições artísticas que superam os limites de cada um, demonstrando que o acesso à arte é um direito de todos, construindo conhecimento e difundindo nossa experiência nesse campo de atuação”.
Mais informações sobre a companhia: http://ciaholosdedanca.blogspot.com.br/
Bateria Mirim Favela Surf Clube – Tudo começou com o trabalho social de Adaílton Carvalho, o Mestre Dá, na comunidade do Morro do Cantagalo (Zona Sul do Rio), que passou a dar aulas gratuitas de percussão para crianças e jovens entre 5 e 20 anos de idade. Além do curso, ele criou a Bateria Mirim Favela Surf Clube, que reúne samba a outras batidas, como as de estilo pop e funk. Com o objetivo de “integrar a favela e o asfalto”, o coletivo já fez cerca de 250 apresentações. Adailton ministra suas aulas às terças e quintas-feiras, ás 19h, na Escola de Samba Alegria da Zona Sul, no Cantagalo.
Veja os vídeos da Bateria Mirim nos links abaixo
https://www.youtube.com/watch?v=vsOu66a3S7g
https://www.youtube.com/watch?v=CZsdgGQTMZM
O Temos Palco
O Temos Palco tem como objetivo incentivar vocações artísticas, valorizar novos talentos e abrir espaço para todas as expressões de arte, além de promover intercâmbio cultural. A programação reúne jovens artistas das mais diversas áreas. O evento é realizado de modo descontraído e divertido, para que as pessoas criem uma identidade e se sintam parte desse movimento cultural.
A programação já teve duas edições em São Paulo e em Brasília e teve várias edições no Rio. Recife, Belo Horizonte e Manaus já receberam a programação. O município de Esteio (RS), está entre as cidades alcançadas. As inscrições para as próximas edições estão abertas. Os interessados devem mandar mensagens para os e-mails específicos de cada estado citados neste link.
Sobre a criação do sarau
A ideia surgiu do encontro de jovens durante o Curto Circuito da Juventude, promovido pelo Ministério da Cultura e pela Funarte, em março de 2014, em Brasília. Nesse evento, participantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Manaus, Brasília e Recife se reuniram com o MinC. Desde então, foram realizados encontros entre jovens do Estado do Rio de Janeiro e o presidente da Funarte, Guti Fraga, e foi criado o sarau.
Sarau Temos Palco
Rio de Janeiro
25 de novembro de 2014 – terça-feira, a partir das 18h
Sala Funarte Sidney Miller
Rua da Imprensa, nº 16, térreo – Centro
Rio de Janeiro (RJ)
Entrada gratuita
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Artistas
Moda
- Varal Da Val – desfile de roupas Afro
Poesia/teatro
- Poema Navio Negreiro – com o Castro Alves Teatro
- Grupo Manifesto – Teatro
Dança, percussão e canto afro-brasileiros
- Cia.de Arte Negra Kina Mutembua – dança afro
Dança
- Cia. Holos de Dança
- Artecarioca
RAP/Hip hop/música urbana
- Batalha de MC – RAP e música – com o grupo do evento Pedrada de Guaratiba
- Gean B: Beat Box
Música e percussão
- Bedai – música
- Bateria Mirim Favela Surf Clube
Mais informações para o público
https://www.facebook.com/coletivotemospalco?fref=ts
Mais informações no RJ
Assessoria Especial da Presidência – Funarte
temospalcorj@gmail.com
Tel.: (21) 2220 3510
Produção regional RJ
Produção: Valquíria Santana
Supervisão artística: Thiago Roderich
Equipe de organização: Dafne Rodrigues, Marcelo de Moraes, Janaina Mariano, Leila Tupinambá, Viviane Macedo, André de Kabulla e Felipe Milhouse
Programação visual: Fernanda Lemos
Para informações em outros estados, utilize os e-mails estaduais, abaixo
Sarau Temos Palco – Próximos eventos em 2014
Rio de Janeiro (RJ)
25 de novembro
2 de Dezembro
Inscrições: temospalcorj@gmail.com
São Paulo (SP)
1 e 8 de dezembro
Inscrições: temospalcosp@gmail.com
Recife (PE)
25 de novembro
Inscrições: temospalcorec@gmail.com
Belo Horizonte (MG)
1º de dezembro
Inscrições:temospalcobh@gmail.com
Esteio (RS)
26 de novembro
Inscrições: temospalcopoa@gmail.com