Estudo para estratégia, o mais novo espetáculo solo da bailarina Bárbara Malavoglia, estreia nesta sexta-feira, 28 de novembro de 2014, no Complexo Cultural Funarte São Paulo.
A obra terminou de ser lapidada dentro do Projeto Âmbargris – Ocupação Cerco Choreográfico, selecionado este ano pela Funarte no certame de ocupação da Sala Renée Gumiel, que integra o Complexo. Estudo para estratégia realiza uma investigação sobre o tempo – ou as sobreposições de tempos -, a partir de estudos de Bárbara em Nova York (EUA), com especial dedicação às técnicas de Dóris Humphrey (1895-1958) e José Limón (1908-1972), dois pioneiros da dança moderna norte-americana.
Em Nova York, Bárbara Malavoglia se aprofundou na investigação do peso e da respiração como caminhos para se embrenhar no espaço, fortemente explorados neste novo trabalho. Na estética de detalhes e abstrações da obra, a artista imprime, também, sua formação em dança clássica indiana Bharatanatyam.
De acordo com a coreógrafa, a criação é atravessada pela psicanálise, pela experiência do trabalho mecânico e alienado e, ainda, por uma concepção cíclica do universo – ao “procurar transcender o labirinto de infinitos círculos, confiar num movimento espiral”.
Bárbara Malavoglia é graduada pelo Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e estuda há dez anos a dança clássica indiana Bharatanatyam. Entre 2012 e 2013, cursou especialização em dança moderna no José Limón Institute (NY, EUA).
Estudo para estratégia nasceu dentro da residência Lugarização 2013, na sede da Cia. Corpos Nômades, e foi finalizado dentro do projeto Âmbargris, que ela dirige ao lado da artista Andréia Yonashiro. O projeto abarca apresentações de dança, aulas diárias, seminários, festas-ritos e uma proposta de comunicação poética. Lá, Bárbara também ministra aulas de dança indiana e dança moderna.
Espetáculo: Estudo para estratégia
Dias 28, 29 e 30 de novembro | Sexta e sábado, às 20h30; domingo, às 19h30
Direção, criação e interpretação: Bárbara Malavoglia | Design e operação de luz: Cauê Gouveia | Trilha sonora e operação de som: Guilherme Giraldi | Maquiagem e cabelo: Leon Gurfein | Produção – Cerco Choreográfico
Duração: 45m| Recomendação etária: 12 anos
Ingressos: R$10 (meia: R$5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa
Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177