Federação da Dança (Bahia) estreia ‘Olhar com olhos virgens’, seu primeiro trabalho

"Olhar com olhos virgens". Esq.: ensaio - foto Luis Molina. Dir.: as bailarinas da Federação da Dança - foto: rede social do projeto

Nos dias 21 e 22 de novembro, no Instituto Cultural Brasil-Alemanha  (ICBA) – Goethe, no Corredor da Vitória, em Salvador BA, foram realizadas as duas primeiras apresentações do espetáculo Olhar com olhos virgens, da Federação da Dança. O novo grupo da capital baiana é iniciativa das bailarinas Adriana Bamberg, Mônica Nascimento e Solange Lucatelli. O projeto, que marca o primeiro trabalho da companhia, foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013.

Olhar com olhos virgens tem coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni e direção artística de Jorge Vermelho. A trilha sonora original foi composta pelo coreógrafo, em parceria com Ricardo Augusto e Luisinho Assis; e com participação especial do cantor Luiz Melodia.

“O Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna possibilitou à Federação da Dança desenvolver um processo de trabalho que durou sete meses, no qual foi oferecido à comunidade a chance de acompanhar o desenvolvimento do espetáculo”, comentam as Adriana, Mônica e Solange. Elas chamaram essa metodologia de “Processo Compartilhado”. Ele incluiu ensaios abertos, debates com profissionais convidados e encontros em diferentes bairros de Salvador. Além dessas atividades, o coletivo realizou o Observatório da Criação, que possibilitou a profissionais de dança acompanhar os ensaios, realizados na presença do coreógrafo.

Olhar com olhos virgens aponta para a necessidade de um silenciar, de se deixar ser tocado pelo novo, mesmo quando ele seja algo que você já viveu intensamente, agora revisitado e redimensionado, na esfera dos sentidos apurados e dos olhares vividos na maturidade”, definem as artistas.

Os figurinos foram assinados por Rino Carvalho. A cenografia é de Luiz Fernando Bongiovanni e Jorge Vermelho, que também fez o projeto de iluminação e o projeto gráfico. A operação técnica e a assistência de produção ficaram a cargo de Alex Gurunga,

Olhar com olhos virgens
Com a Federação da Dança (BA)

Estreia: 21 e 22 de novembro de 2014
ICBA – Goethe – Corredor da Vitória – Salvador (BA)

Projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna /2013
Apoio: Solaris Engenharia

MAIS INFORMAÇÕES
https://www.facebook.com/pages/FEDERAÇÃO-DA-DANÇA-SalvadorBA
Tels.: (71) 9977-8044 / 8872 1739 / 9907 1831