‘Abraço’ estreia na Funarte MG

O TU Teatro Universitário EBAP-UFMG estreia no dia 2 de dezembro, às 20h, na Funarte MG, o espetáculo Abraço. Baseado na obra O Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano, Abraço fará temporada de 2 a 14 de dezembro, de terça a domingo, às 20h. A entrada é franca, com distribuição de senhas 30 minutos antes das apresentações.

Assim como o autor propõe contar histórias em seu livro – a partir de pequenos grandes momentos –, o espetáculo abraça seus contos levando para a cena as imagens da memória da América Latina, coletiva e pessoal, memórias vividas de pessoas que tiveram suas vidas atormentadas e seus sonhos desperdiçados, de cotidianos que mostram a ternura e simplicidade nas pequenas coisas.

Abraço, espetáculo de formatura 2014 do Teatro Universitário EBAP-UFMG, tem direção geral de Helena Mauro, concepção e dramaturgia de Helena Mauro e coletivo de atores, e criação coletiva, cenário e figurino de Tereza Bruzzi, Iluminação de Leonardo Pavanello, preparação corporal de Tarcísio dos Santos Ramos, e preparação e dramaturgia vocal-musical de Helena Mauro.

A pesquisa para o espetáculo foi iniciada no projeto “Contação de Histórias através da palavra literária”, realizada em 2013 e 2014, com os alunos do Curso de Formação de Ator do Teatro Universitário, ministrada pela professora Helena Mauro. Foram escolhidos contos da obra O Livro dos Abraços (1991), de Eduardo Galeano, buscando o aprofundamento da leitura, a compreensão do texto literário, à feitura da palavra pela oralidade e o trabalho específico da arte de narrar. Com o texto transposto para a linguagem teatral, os atores deram vida cênica às imagens, a partir de investigações pessoais.

No espetáculo, dezesseis atores interpretam personagens reais e mitológicos, que atravessaram a vida e o imaginário de Galeano em suas andanças pelo mundo. O autor esteve exilado na Argentina e na Espanha, entre 1973 e 1985, durante o período da ditadura militar no Uruguai, acompanhado de sua esposa Helena Villagra. Galeano escreveu de modo a dar voz às histórias que ouviu e testemunhou nos tempos sombrios da ditadura; denunciou de forma ácida o sistema capitalista; fez recordar histórias dos povos originários latino-americanos que reverenciam a terra, a vida e a união, mas que foram fragmentados em sua cultura e sua terra; contou-nos sobre os fantásticos sonhos de sua esposa que retratavam desejos de liberdade, de afeto e de retorno à vida.

No processo criativo buscou-se a aproximação desses temas entre outros, através da investigação da cultura e música de povos latino-americanos, favorecendo assim, a composição cênica e sonoro-musical. As cenas foram tecidas buscando a musicalidade adequada à dramaturgia de cada conto.  Os atores são jogadores que encenam e compõem a cena; que narram memórias e que escutam junto à plateia a história que está sendo contada.

O autor
Eduardo Galeano nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 1940. A partir de 1973 esteve exilado na Argentina e Espanha e em 1985, retornou ao Uruguai. Jornalista e escritor é autor de vários livros traduzidos em mais de vinte línguas, entre eles: As Veias Abertas da América Latina, Memória do Fogo, Mulheres, O Teatro do Bem e do Mal, Os Filhos dos Dias. Suas obras combinam ficção, jornalismo, análise política e história. Recebeu vários prêmios e homenagens, como o prêmio Casa de Las Américas em 1975 e 1978 e o premio Aloa, promovido pelas casas editoras dinamarquesas, 1993.

A diretora
Helena Mauro é professora efetiva do Teatro Universitário/EBAP-UFMG, diretora, atriz, palhaça, musicista, preparadora vocal-corporal de atores. É mestre em Artes Visuais com ênfase em Artes Cênicas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Educação Musical e graduada em Música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, e atriz formada pelo Curso Técnico de Formação de Ator da Fundação Clóvis Salgado (BH). Foi integrante do Grupo Teatro Andante (BH) durante dez anos, fez parte da equipe de diversos espetáculos de BH, como por exemplo, do projeto “Oficinão” e “Pé na Rua” do Galpão Cine Horto. Como atriz, seus últimos espetáculos foram “Ode Marítma” (dir.Juliana Pautilla), “Concerto em Ré” (grupo Maria Cutia) e “Ensaio para uma Serenata” (dir. Rogério Lopes).

Ficha Técnica
Direção geral: Helena Mauro
Concepção e dramaturgia: Helena Mauro e coletivo de atores
Criação: Coletiva
Cenário e figurino: Tereza Bruzzi
Iluminação: Leonardo Pavanello
Preparação Corporal: Tarcisio dos Santos Ramos
Preparação e dramaturgia vocal-musical: Helena Mauro
Oficina de confecção de instrumentos e preparação rítmica-musical: Carlinhos Ferreira
Monitoria: Ana Luisa Lavigne
Pianista: Isabella Santos
Projeto gráfico: Eduardo Marques
Produção executiva: Tereza Bruzzi e Helena Mauro
Elenco: Alex Dias, David Ávebra, Diego Meneses, Edson Silva, Jose Antônio de Almeida, Lucas Alberto da Cunha, Marcella Bezerra, Nayra Carneiro, Pedro Vilaça, Rikelle Ribeiro, Rodrigo Mangah, Sheyla de Souza, Victor Pedrosa, Pedro Wailler , Fernanda Toledo, Rodrigo Ferrari

Serviço:

Abraço
Espetáculo de Formatura 2014 – Teatro Universitário/EBAP-UFMG
Baseado na obra O Livro dos Abraços de Eduardo Galeano

De 2 a 7 de dezembro e de 9 a 14 de dezembro
Horário: 20h (terça a domingo)

Local: Funarte MG
Endereço: Rua Januária, 68 – Centro

Gênero: Drama
Classificação: 12 anos
Duração: 1h40min

Entrada franca
Distribuição de senhas 30 minutos antes do espetáculo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *