O livro Lógica e música: conceitualidade musical a partir da filosofia de Kant e Hanslick, de Ricardo Miranda Nachmanowicz, foi lançado no dia 10 de dezembro, em Belo Horizonte (MG). Contemplado com o Prêmio Funarte Produção Crítica em Música 2013, a obra é centrada na relação que o procedimento composicional e a escuta musical estabelecem diretamente com o conhecimento.
O livro analisa a percepção musical a partir de critérios cognitivos propostos pelo filósofo Kant e discute, a partir desses critérios, a teoria kantiana dos “juízos de gosto”. Além disso, vale-se de ideias apresentadas pelo crítico musical Eduard Hanslick – ele reconheceu que “o ouvir atento” que caracteriza a apreciação de formas musicais possui um componente essencialmente vinculado ao entendimento.
O professor Eduardo Soares Neves Silva, do departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreveu a orelha. O prefácio é assinado por Vladimir Vieira, do departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Lógica e música: conceitualidade musical a partir da filosofia de Kant e Hanslick, de Ricardo Miranda Nachmanowicz
Lançamento: quarta-feira, 10 de dezembro às 19h.
Local: Livraria Mineiriana
Rua Paraíba, 1419, Savassi, Belo Horizonte (MG)
Mais informações e vendas: www.relicarioedicoes.com