O espetáculo Para sempre Isadora (2013), que chega neste fim de semana à Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo, trata de uma revolução. Com remontagem coreográfica de Lori Belilove (USA) e direção de Fátima Suarez, a obra apresenta coreografias e aspectos da vida da norte-americana que rompeu com os padrões do ballet clássico e devolveu à dança seu valor como arte sagrada e popular: Isadora Duncan (1877-1927).
Lori Belilove é diretora artística da Isadora Duncan Foundation For Contemporary Dance de Nova York (EUA). Fátima Suarez exerce a direção artística do Mantra Centro de Dança, na Bahia. Em comum, elas têm suas trajetórias profissionais profundamente marcadas pela vida e pela obra desta dançarina, considerada a precursora da dança moderna.
O trabalho das duas diretoras foi desenvolvido e é interpretado pelo único grupo especializado no repertório de Isadora Duncan de toda a América do Sul, o Contemporânea Ensemble (BA). A obra revive, com textos, imagens e coreografias originais criadas por Isadora entre 1900 e 1927, a história transformadora deste ícone da dança, que considerava um dever de todo verdadeiro artista ser revolucionário.
O espetáculo vem à Funarte a convite do Projeto Âmbargris – Cerco Chorográfico, contemplado por edital público para a ocupação da Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural em 2014.
Projeto Âmbargris – Cerco Choreográfico
Contemplado por edital de ocupação da Funarte para a Sala Renée Gumiel em 2014
Espetáculo: Para sempre Isadora
De 12 a 14 de dezembro | Sexta e sábado, às 20h30; domingo, às 19h30
Direção artística: Fátima Suarez | Remontagem coreográfica: Lori Belilove | Dançarinas do Contemporânea Ensemble: Brisa Carrilho, Cristina Tocchetto, Fátima Suarez, Mayana Magalhães e Rachel Neves | Figurinos: Lori Belilove | Músicas: Brahms, Chopin, Scrabian,Gluck, Tchaykowsky
Duração:45min | Recomendação etária: livre
Ingressos: R$10 (meia:R$5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa
Workshop com Lori Belilove
Dia 14 de dezembro | Domingo, às 11h
Gratuito
Duração: 120min
Inscrições: até quinta-feira, dia 11, no mural do Âmbargris – Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP
Mais informações: aqui
Sobre Lori Belilove – Artista, dançarina solo e diretora artística da Isadora Duncan Foundation For Contemporary Dance de Nova York, Lori Belilove nasceu em São Francisco e começou seu aprendizado da técnica Duncan em Atenas, Grécia. Ao retornar aos Estados Unidos, Belilove se tornou aluna particular de Irma Duncan até sua morte em 1977. Lori estudou individualmente e se apresentou extensivamente com Hortence Kooluris e Julia Levien. Recebeu treinamento intensivo em ballet clássico e nas técnicas modernas de Doris Humpfrey e José Limon e se apresentou com companhias de dança contemporânea, como solista, em Nova York.
Belilove já foi fotografada para a documentação da técnica e repertório Duncan no Lincoln Center Library for the Performing Arts. Ela tem se apresentado por todo o mundo com a Lori Belilove and Company, companhia que criou em 1990. Na Bahia mostrou o seu espetáculo de solos por duas vezes, a última em 1996 no Teatro Castro Alves, o que originou um documentário especial feito pela TVE.
No filme documentário, lançado em 1989, Isadora Duncan Movement from the Soul, Belilove é a primeira bailarina, dançando solos. Ela também dirigiu as coreografias de grupo apresentadas elos membros do The Oakland Ballet para o filme. Em 2003, Lori Belilove estreou na Broadway o espetáculo Isadora no Apologies sendo elogiada pela crítica especializada americana como uma das mais extraordinárias solistas já vistas.
Sobre Fátima Suarez – Diretora do Mantra Centro de Dança e Arte Contemporânea, Fátima é formada pela Faculdade de Dança da Universidade Federal da Bahia. Especializou-se em dança moderna e coreografia na London Contemporary Dance School e no Laban Centre of Movement, ambos na Inglaterra, e na Martha Graham Dance School e Merce Cunninghamm Dance Foundation, em Nova York. Em 1992 conheceu Lori Belilove, estabelecendo um intercâmbio permanente entre esta fundação e a Escola Contemporânea de Dança, instituição que dirige desde 1990. Como dançarina profissional atua na Mantra Cia. de Dança desde a sua criação, em 1987, e no Contemporânea Ensemble, desde 2002. Trabalhou com importantes coreógrafos do cenário nacional como Marcelo Moacyr, Tíndaro Silvano, Ana Maria Mondini, Lia Robatto, Armando Pekeno, Paulo Fonsêca e internacional como Gerard Laffustte e Edith Meric, Frank Handeller, Lori Belilove e outros, apresentando-se nas principais capitais do Brasil e também na França, a convite da Université Lumiére de Lyon e do Festival TBB Danse de Toulouse. Atuou, ainda, no Dance Theather Workshop, em Nova York, com a Isadora Duncan Company, e no Summerwerft Festival, na Alemanha.