Com shows, oficinas e roda de prosa, o último encontro do Festival Mamulengo de RAPente 2014 será realizado no Complexo Cultural Funarte Brasília, no dia 14 de dezembro, das 14h às 23h. A programação, que celebra a união de rap, do repente e do mamulengo, faz parte do projeto BR-040 – Práticas de Proximidade, contemplado pela Fundação Nacional de Artes no Edital de Ocupação do Teatro Plínio Marcos /2014.
Em sua 2ª edição, O Mamulengo de RAPente explora os pontos de convergência entre as três linguagens populares e a fusão de suas diversidades, com duplas de repentistas, rappers e grupos de mamulengo reunidos.
O encontro de encerramento será aberto pelos palhaços da Cia. Pilombetagem e do Mamulengo Presepada. Depois, apresentam-se a dupla de repente Messias Oliveira e Donzílio Luiz; o rapper Nego Dé; e o Mamulengo sem Fronteiras. Às 19h30, começa o show Encontros que reúne o rapper Markão Aborígine, o grupo Mamulengo Fuzuê e a dupla de repentistas Chico Ivo e João Neto. À tarde, serão oferecidas as oficinas de iniciação ao grafite, ao mamulengo e à poesia matuta. Todas são gratuitas e as inscrições serão feitas na hora. Às 20h45, o rapper Rapadura Xique-Chico apresenta a sua Fita Embolada de Engenho. Para encerrar o encontro, a poetisa Lília Diniz, maranhense radicada em Brasília, apresenta o show Sertanejares.
Sobre os Diálogos culturais
Às 20h, será realizada a última roda de prosa do projeto, com o tema: Identidade, Novos Rumos, Parcerias e Sustentabilidade – Cultura Popular e Movimento Hip Hop. A mediação será da Associação Candanga de Teatro de Bonecos (ACTB). O momento de diálogo põe em discussão pautas coletivas de interesse de artistas, produtores e agentes culturais. Os debates se somam aos de outras duas reuniões, já realizadas nos encontros de Taguatinga e Ceilândia do Mamulengo do RAPente, em novembro.
Sobre o Mamulengo de RAPente
O Mamulengo Fuzuê, grupo realizador da iniciativa, explica que o mamulengo, o repente e o rap são três manifestações de origens distintas, mas, apesar disso, com semelhanças “que se conectam no jogo de palavras, na musicalidade e em abordagens de crítica social”. O projeto tem direção artística de Suene Silva e patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura. Sua primeira versão, em 2011, foi em escolas da rede pública do Distrito Federal, em parceria com o rapper RAPadura Xique-Chico e com participação de repentistas da Casa do Cantador. “Um dos objetivos da edição 2014 é proporcionar um maior alcance da interação saudável entre o público de rap e da cultura popular”, dizem os organizadores.
Sobre o projeto de ocupação BR-040
O BR-040: Práticas de Proximidade é uma extensa programação de teatro, filmes, dança, artes visuais, shows, circo, debates e atividades formativas, criados no Rio de Janeiro (RJ) ou no Distrito Federal. Assim como a estrada que dá nome ao projeto, o BR-040 tem como objetivo reduzir a distância entre as cenas culturais das duas unidades federativas. A iniciativa é do coletivo Brecha – um núcleo carioca de pesquisa e criação em artes. Os ingressos têm preços populares ou entrada franca. Com curadoria própria e direção artística de Patrick Sampaio, o programa é um desdobramento da pesquisa em torno do conceito “práticas de proximidade”, desenvolvido no festival que o coletivo realizou no projeto Junto, contemplado com o Edital de Ocupação do Teatro Glauce Rocha /2011 (RJ) – Leia mais em http://brechacoletivo.wordpress.com/projetos/junto-praticas-de-proximidade.
Mais informações sobre o Mamulengo de rapente: www.mamulengofuzue.com.br
SPOT: www.soundcloud.com/keyanedias/spot-mamulengo-de-rapente
II Mamulengo de RAPente
2014
Programação de encerramento
14 de dezembro de 2014, domingo, das 14 às 23h
Complexo Cultural Funarte Brasília
Eixo Monumental, Lote II, Setor Divulgação Cultural
Brasília (DF)
Tel.: (61) 3322 2076
Informações: tel. (61) 9293 6547
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca
PROGRAMAÇÃO
Fonte: produção do projeto
Palco DiVerso (Área Externa)
14h – 15h: Cortejo de abertura com @s palhaç@s Canarinho, Peteleco, Belisca e Rabisco – Cia. Pilombetagem
15h10 – 16h: Mamulengo Presepada
16h15 – 17h: Repente com Messias Oliveira e Donzílio Luiz
17h10 – 18h: Rap com Nego Dé
18h15 – 19h15: Mamulengo Sem Fronteiras | Baltazar no Reino dos Mamulengos
19h30 – 20h30: Show Encontros com Markão Aborígine + Mamulengo Fuzuê + Chico Ivo e João Neto
20h45 – 21h45 : RAPadura Xique-Chico
22h – 23h: Lília Diniz | Show Sertanejares
Espaço Fazeres – Oficinas
15h – 16h30: Iniciação ao Grafite, com Satão do DF Zulu Breakers (13 anos, 30 vagas)
15h10 – 17h10: Criação de enredo e tipo/personalidade do boneco de mamulengo, com Thiago Francisco do Mamulengo Fuzuê (15 anos)
17h30 – 18h30: Rimando a Vida com Poesia – Oficina de Poesia Matuta, com Lília Diniz (18 anos)
Espaço Saberes – Roda de Prosa (livre, 50 pessoas)
18h10 – 20h20 | Teatro Plínio Marcos
Tema: Identidade, Novos Rumos, Parcerias e Sustentabilidade – Cultura Popular e Movimento Hip Hop [mediação: ACTB – Associação Candanga de Teatro de Bonecos]
Ficha técnica
Direção geral: Suene Silva. Produção executiva: Thiago de Francisco. Assistentes de produção: Gleyson Portácio, Mirella Dias e Sabrina Soares. Concepção e execução de cenografia: Suene Silva, Gleyson Portácio e Bruna Lenehr. Coordenador de Logística de Segurança: Sanjai Silva. Assessoria de comunicação: Keyane Dias e Davi Mello (Pareia Comunicação e Cultura). Design e fotografia: Nara Oliveira (Estúdio Gunga)
Registro audiovisual: Angel Luís
Mais informações: www.mamulengofuzue.com.br
Evento integrante do BR-040: Práticas de Proximidade
Projeto contemplado pela Funarte com o Edital de Ocupação do Teatro Plínio Marcos/2014
Realização: Brecha