Nestas quinta e sexta-feiras, 15 e 16 de janeiro de 2015, a Sala Carlos Miranda, do Complexo Cultural Funarte SP, exibe o documentário O Circo Paraki, com direção de Mariana Gabriel e Priscila Jácomo. Após as sessões, artistas que protagonizaram a história contada na tela conversam pessoalmente com o público. A entrada é franca.
Contemplado com o Prêmio Funarte Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo 2011, o filme resgata uma passagem pouco conhecida da trajetória da classe circense na cidade de São Paulo – mas que simboliza grandes transformações vividas por elas nos anos 80 e 90 do século XX.
Um terreno vazio na Zona Norte, ponto de encontro e estacionamento para os trailers, acabou por criar uma grande comunidade de famílias de artistas, que “paravam ali” ou à espera de futuros trabalhos, ou em busca de moradia e de novos projetos em terras próprias, como um circo-escola e um retiro para velhos profissionais. Trapezistas, mágicos, palhaços, malabaristas, domadores e outros ases do picadeiro reunidos pelos documentaristas contam este episódio.
A Sala Carlos Miranda traz, até fevereiro, uma agenda de espetáculos e atividades de circo-teatro promovidos pela Família Campari, que desde agosto ocupa o espaço por meio de edital público da Funarte em 2014.
Projeto Do Riso ao Choro
Contemplado por edital de ocupação da Sala Carlos Miranda em 2014
Documentário e bate-papo: O Circo Paraki
Dias 15 e 16 de janeiro | Quinta e sexta, às 19h30
Mediação: Priscila Jácomo | Artistas convidados: Pepin e Florzita (dia 15) | Loren e Marília de Dirceu (dia 16) | Duração: 90min (50min filme e 40min bate-papo) | Recomendação etária: livre
Entrada franca
Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel: 3662-5177