Barroco e Renascimento encontram o contemporâneo em espetáculo de dança (SP)

Obra de Nathalia Catharina percorre representações artísticas do corpo feminino. Foto: Osvaldo Guarnieri

As artes plásticas e a dança estão juntas no espetáculo Frágil, que a bailarina e coreógrafa paulistana Nathalia Catharina apresenta sábado e domingo, 7 e 8 de fevereiro de 2015, na Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo.

Para compor a obra – sua segunda criação solo e terceira direção – a artista buscou como referência imagens femininas das telas de mestres da pintura, como Leonardo da Vinci, Rubens e Ticiano. Nathalia Catharina integra o corpo de profissionais responsáveis pelo Projeto Âmbargris – Ocupação Cerco Choreográfico, que desde agosto apresenta na Sala Renée Gumiel uma programação de espetáculos e atividades selecionados por edital público da Funarte.

Contemplada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), a obra percorre os séculos XVI, XVII e XXI ao recriar a representação artística do corpo feminino dos períodos renascentista e barroco e propor, a partir deles, uma reflexão sobre a permanência e as rupturas desta elaboração no mundo contemporâneo.

Frágil estreou em 2012, com espetáculos no Sesc Pinheiros, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e também na Funarte – por meio do projeto de ocupação Interlocuções Poéticas. A criação, de acordo com a coreógrafa, é resultado de um trabalho estético que relaciona perspectiva, cor, volume, luz e sombra.

A trilha sonora original, baseada em solos de Bach, fica por conta do flautista e pianista Manuel Pessôa. Fabricio Licursi e Theodoro Cochrane, respectivamente, cuidam da luz e do figurino, que se associam para estimular os sentidos levando ao palco uma paisagem pictórica e sinuosa.

Sobre Nathalia Catharina: Bacharel em dança e performance – Comunicação das Artes do Corpo/PUC-SP -, atua como diretora, dramaturga, coreógrafa e atriz. Em 2013 foi selecionada para a residência artística Tanzlabor (Kunstlerhaus Mousonturm, Frankfurt, Alemanha), sob orientação do performer Ivo Dimchev. É colaboradora artística da PlayGround Compagnie (Paris/Limoge; França), com a qual ministrou workshop no Institut d’Études Théâtrales de Paris 3 – Université Sorbonne Nouvelle (2010). Em 2009 criou seu primeiro solo site-specific Nathpark. Junto à Cia. Silenciosas foi contemplada pela 2ª, 8ª e 11ª edição do Fomento à Dança, pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna e Viagem Teatral – SESI, entre outros. Mantém parcerias com diversas linguagens e artistas, e é tradutora e professora de língua francesa.

Projeto Âmbargris – Ocupação Cerco Choreográfico
Selecionado por edital da Funarte para ocupar a Sala Renée Gumiel em 2014

Espetáculo: Frágil
Dias 7 e 8 de fevereiro | Sábado, 20h30; domingo, 19h30

Concepção, direção e criação: Nathalia Catharina | Direção musical: Manuel Pessôa | Desenho de luz: Fabricio Licursi | Figurino: Theodoro Cochrane | Operação de luz: Fabricio Licursi | Operação de som: Guilherme Funari
Duração: 40min | Recomendação etária: livre
Ingressos: R$10 (meia: R$5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *