‘Imagens do Sagrado – Blima’ em curta temporada no Rio

Nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, a bailarina carioca Eliana Carneiro apresenta no Teatro Cacilda Becker, no Flamengo, o solo Imagens do Sagrado – Blima, com o qual rompe jejum de longo tempo longe do Rio de Janeiro. A turnê já passou por São Paulo, Brasília e Fortaleza. Ainda na capital cearense, a artista vai ministrar a oficina O Sagrado na Dança e no Corpo, no dia 12 de fevereiro. Depois do Rio, a bailarina se apresenta em Salvador (BA).

Contemplado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna/2013, o trabalho teve origem num solo inédito, no Centro de Cultura Judaica, em 2012. Nele, a dança se torna um ritual de conexões com as fontes de energia mencionadas nas tradições kabalísticas, nas pinturas sacras da renascença cristã, na relação com as seis direções do mundo e com os elementos da natureza. A artista se inspira em textos do Livro da Criação que fundamentam a Kabala, datados do primeiro milênio, época da mística de Merkavá que surgiu no centro do Oriente. O espetáculo evoca também imagens bíblicas cristãs numa fusão arquetípica da eterna busca do sagrado através dos tempos e de culturas distintas. O sofrimento, o desespero, a entrega, a renúncia e o êxtase místico no encontro com o divino.

Em Imagens do Sagrado – Blima, Eliana Carneiro dança dentro de uma roda formada pelo público. “O público é convidado a vivenciar um processo de síntese arquetípica e de ampliação de sua percepção do que pode ser denominado o “êxtase” e o “sublime”, temas pouco explorados na dança. Uma dança que também se traduz na simplicidade de gestos e rituais, na relação com as energias sutis e com a harmonia”, destaca Eliana.

Blima significa “extraordinário”, “sem existência” e “sem substância”. Segundo a Kabala, a árvore da vida representa os 10 Sefirot (emanações divinas ou estados de consciência) que repousam sobre o Nada – Blima. Mencionadas no Sefer Yetzirah (o Livro da Criação), elas são multidimensionais fontes de energia e estão conectadas entre si através de letras do alfabeto hebreu.

As músicas do compositor estoniano Arvo Part e do mestre do santoor persa Behnam Manahedji também tecem o clima e a densidade religiosa do espetáculo.

A oficina
Como parte de sua turnê no Rio, no dia 25 de fevereiro, das 16h às 19h, Eliana Carneiro ministrará a oficina O Sagrado na dança e no corpo. A oficina tem como fundamentação a exploração de gestos e atitudes corporais na relação com o que designamos sagrado e divino. O foco é buscar uma linguagem expressiva própria, relacionada à história corporal e religiosa de cada integrante, adentrando o universo de informações orgânicas, ancestrais e arquetípicas do corpo e do inconsciente. E também refletindo como imprimir sacralidade ao gesto, com consciência sobre a fisicalidade das ações e sua relação com o tempo, o espaço e as pessoas.

Sobre Eliana Carneiro
Carioca radicada em Brasília, Eliana Carneiro se divide entre teatro, dança, artes plásticas e cinema, em que trabalhou com nomes como Betse de Paula, J. Eduardo Belmonte, Eliana Caffé e Karin Ainouz.

Em teatro, entre outros, fez a preparação corporal para a peça As Bacantes, de Zé Celso, em São Paulo (1996).  Como atriz convidada, viajou em turnê pela Europa com a peça M.O.R.T.E., de Gerald Thomas (1991), e representou o Brasil no American Dance Festival, nos Estados Unidos.

Assinou a concepção, direção, texto, atuação, coreografias e figurinos de 31 espetáculos, parte destes com a Cia Os Buriti, fundada em 1995, do qual seus filhos também fazem parte.

Entre os prêmios conquistados por ela destacam-se o Prêmio “Melhor Espetáculo de Dança” pela A.P.C.A – Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo (1987); Prêmio “Melhor Atriz” no Festival de Cinema e Vídeo de São Luiz do Maranhão (1997); Prêmio “Melhor Atriz” no XXIX Festival de Cinema de Brasília (1996); Prêmio “Melhor Figurino – Sesc Candango” com Hugo Rodas (2005); Prêmio Klaus Vianna 2006 e Prêmio Myriam Muniz 2009.

Desde 2010 circula com a Caravana Buriti Arte Educação na Estrada, um projeto itinerante de arte educação que visita pequenos municípios oferecendo espetáculos e oficinas em praças e escolas da rede pública.

Ficha técnica:
Concepção e interpretação – Eliana Carneiro
Músicas – Behnam Manahedjl, Graham Fitkin e Arvo Part
Criação de luz – Camilo Soudant e Tomate Saraiva
Fotos – Ana Gilioli, Olivier Boels, Murilo de Paula, Débora Amorim

Serviço:

Oficina O Sagrado na dança e no corpo

. Fortaleza (CE)
Dia 12 de fevereiro, das 15h às 18h
Local:
Teatro Dragão do Mar – Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema
(85) 3488-8600

. Rio de Janeiro (RJ)
Dia 25 de fevereiro, das 16h às 19h
Local:
Teatro Cacilda Becker
Gratuita

Inscrições no local, no dia da oficina.

Espetáculo Imagens do Sagrado – Blima
Dias 27 e 28 de fevereiro, às 20h
Dia 1º de março, às 19h

Local: Teatro Cacilda Becker – Rua do Catete, 338 – Largo do Machado – Rio de Janeiro
(21) 2265-9933

Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Classificação indicativa: a partir de 14 anos

Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *