Contemporaneidade inspira terceira mostra ‘Danças Breves’ (SP)

O Projeto Âmbargris – Ocupação Cerco Choreográfico apresenta nesta quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015, com entrada franca, a terceira mostra Danças Breves do ano. Todas as semanas, o evento reúne obras curtas de dança contemporânea criadas por profissionais, estudantes ou amadores, pautadas por diferentes culturas e momentos históricos.

Nesta quarta, cinco espetáculos com duração entre três e 15 minutos mesclam poesia e arte às coreografias, em abordagens de temas fortes da sociedade contemporânea, como a questão feminina, a violência e a impessoalidade.

Desde agosto de 2014 o Projeto Âmbargris oferece, além da mostra Danças Breves, uma extensa programação de espetáculos e atividades na Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Selecionada por edital público da Funarte, a ocupação permanece até março no espaço.

Projeto Âmbargris – Ocupação Cerco Choreográfico
Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662-5177

Mostra Danças Breves
Dia 11 de fevereiro | Quarta, 20h30
Entrada franca

Espetátculo: Sweet…
Sweet… propõe levar ao palco doçura e gentileza, comportamentos que seus criadores consideram quase extintos nas metrópoles agitadas. Com foco no gênero musical R&B (Rhythm and Blues), a obra acrescenta poesia a coreografias que mesclam técnicas e repertório das Danças Urbanas, sobretudo do Locking. A ficha técnica do projeto agrega artistas apreciadores desta expressão e integrantes de diversos coletivos de expressão no cenário urbano da dança.
Direção: Ivo Alcântara | Criadores-intérpretes: Aline Constantino, Daniela Alves, Darlita Albino, Diego Henrique, Eduardo Basílho, Henrique André, Ivo Alcântara, Nathalia Glitz, Tiago Meira | Poemas: Henrique André, Ivo Alcântara | Edição musical: Davide de Merra | Fotografia: Sidney Paiva, Mariana Turco | Iluminação: Renato Lopes | Realização: Chemical Funk, 4Funk’s, Double Lock, Gurias | Colaboradores: Casa da Dança, Sidney Paiva, TOOLS

Espetáculo: Depois Dela, Ela
Solo da bailarina Cristina Ávila, da Companhia Corpo da Vez, faz um recorte da solidão por um dos muitos olhares femininos: o de uma prostituta, depois… “Da porta pra dentro aparecem as marcas de fora, o gesto violento é mancha, e o corpo pertence a quem?”
Concepção coreográfica: Ton Carbones | Bailarina-intérprete: Cristina Ávila | Realização: Cia. Corpo da Vez

Espetáculo: Rabisco – Ainda há quem Prefira Voar
A criação, segundo seus idealizadores, expressa “metamorfoses de si, em si. Olhar-se junto a Clarice, a Manoel, olhar como quem recita um poema. Uma pausa para sentir o desconforto. Lançar-se até perder o chão, esse também é um modo de ver.”
Com: Vocacional Dança CEU Caminho do Mar | Orientação artística: Cristina Ávila | Intérpretes-criadoras: Amanda Alves, Bruna Fargeston, Dayse Vitoria, Gabriela Fargeston, Ingrid Fargeston, Mônica Rodrigues, Rosiane Matildes

Espetáculo: Linha 4
As bailarinas Odete Machado e Márcia Sal, que integraram o grupo de formação Introdução ao movimento das práticas orientais com Eduardo Fukushima no Projeto Âmbargris, voltam-se nesta coreografia a reflexões sobre afetos corporais e a comunicação virtual. A obra, inspirada em observações de Odete Machado na Linha 4 do metrô e na Passagem Literária Consolação, “nasce do encontro entre a dança, as artes visuais e a fibra ótica. Dos afetos entre as pessoas de passagem.”
Intérpretes: Odete Machado, Márcia Sal | Concepção: Márcia Salgado | Direção artística: Márcia Sal | Música: Itamar Vidal

Espetáculo: EntreFios
EntreFios surge de processos artísticos emancipatórios organizados para o Programa Vocacional Dança no CEU Perus em 2014, orientado pelo artista Rodrigo Cândido. Dentro da turma de vocacionados, um grupo composto por sete mulheres trouxe à tona a indagação: “Como os meus fios de cabelo influenciam na construção da minha personalidade?” A partir do trabalho desenvolvido, a proposta é rediscutida pela Cia Diversidança, trazendo para a cena novos desdobramentos. Essa pergunta norteou uma pesquisa entre corpo, composição coreográfica e dramaturgia.
Direção geral, artística e concepção: Rodrigo Cândido | Assistente de direção geral e artística: Rosângela Alves | Assistente de coreografia: Vinicius Borges | Coreografia: Rodrigo Cândido e elenco Realização: Cia. Diversidança

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