Matéria Obscura, uma das mais recentes dramaturgias de Oswaldo Mendes e Carlos Palma, está novamente no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, agora com ingressos gratuitos. A peça estreou em outubro como parte da ocupação do Núcleo Arte Ciência no Palco (ACP), e inicia nova temporada a partir desta quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015.
O espetáculo traz à cena quatro atores que transitam entre o sono e a vigília quando são desafiados a responder a uma provocação do dramaturgo Bertolt Brecht: para que fazer teatro? Despertos, eles percebem que, “quando se iluminam os caminhos que levam a uma crescente – embora ainda distante – compreensão da Natureza e do Universo, mais se revelam os aspectos obscuros da condição humana”.
Com a presença no palco de cientistas como Alan Turing, Galileu, Niels Bohr e Charles Darwin, a peça traça um paralelo entre um dos maiores enigmas da ciência – a matéria negra identificada no espaço por sua força gravitacional – e o poder de atração do teatro, historicamente capaz de investigar “até as últimas consequências” circunstâncias que envolvem a existência humana.
Para os autores de Matéria Obscura, “a ciência formula perguntas para encontrar respostas; já o teatro usa as respostas para formular perguntas”. E mais: “Se a natureza é passível de ser transformada, como diz a ciência, cabe ao teatro da era científica mostrar que também, e principalmente, as relações entre os homens podem e devem ser objeto de constantes transformações.”
Logo depois desta reestreia, o Núcleo Arte Ciência no Palco passará a dividir as semanas no Teatro de Arena entre três de seus espetáculos autorais. Além de Matéria Obscura, apresentada às quartas e quintas até 26 de fevereiro, continuará em cartaz a mais nova peça do grupo, Insubmissas (Mulheres na Ciência), às sextas, sábados e domingos. E, a partir de 16 de fevereiro, entra em cartaz Cantina do Luca- Engolindo Números, que terá sessões às segundas e terças (veja programação abaixo).
Insubmissas
A dramaturgia de Insubmissas (Mulheres na Ciência) é de Oswaldo Mendes, e tanto direção como cenário estão por conta de Carlos Palma. No palco, as personagens são quatro cientistas que, por serem mulheres, tiveram de enfrentar preconceitos, intolerância e discriminações para conseguirem deixar seu legado à humanidade. São elas: Marie Curie, Bertha Lutz, Rosalind Franklin e Hipácia de Alexandria. As atrizes contracenam em uma instalação de cordas, pedras e luzes que, como explica o grupo, “impõem delicado equilíbrio entre o tempo histórico e o tempo da representação”. Com este recurso, são as próprias cientistas que contam “sua difícil entrada e convivência no círculo machista da ciência”, em diferentes épocas e lugares.
Cantina do Luca
A partir de 16 de fevereiro, o Núcleo Arte Ciência no Palco põe na programação a peça Cantina do Luca – Engolindo Números, com texto, cenografia, figurino e atuação de Carlos Palma. A performance do ator é, também, um espetáculo de ventriloquismo. Na história, em vez de pizza o freguês de uma cantina italiana é servido com saborosas informações sobre a vida de Luca Pacioli: sua origem, sua profunda relação com a matemática, o relacionamento com Leonardo da Vinci e a influência do matemático Leonardo Fibonacci. Com vestes de frade, Carlos Palma, o garçom, dialoga com um boneco – o freguês na cantina.
Arte Ciência no Arena
Projeto contemplado pelo Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet, da Funarte, em 2014
Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque. Tel. (11) 3256-9463.
Espetáculo: Matéria Obscura
De 11 a 26 de fevereiro | Quartas e quintas, 21h
Dramaturgia: Carlos Palma e Oswaldo Mendes | Direção: Rubens Velloso | Elenco: Carlos Palma, Oswaldo Mendes, Adriana Dham e Rogério Romera | Cenário e trilha sonora: Núcleo Arte Ciência no Palco da Cooperativa Paulista de Teatro
Duração: 70min | Recomendação etária: 14 anos
Entrada franca
Espetáculo: Insubmissas (Mulheres na Ciência)
De 17 de janeiro a 1º de março | Sexta e sábado, 21h; domingo, 19h
De: Oswaldo Mendes | Direção e cenário: Carlos Palma | Elenco: Adriana Dham, Leticia Olivares, Monika Plöger, Selma Luchesi, Vera Kowalska, Rogério Romera | Iluminação: Rubens Velloso | Figurinos: Carolina Semiatzh | Produção: Núcleo Arte Ciência no Palco da Cooperativa Paulista de Teatro
Duração: 75min | Recomendação etária: 12 anos
Ingressos: R$20 (meia: R$10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa
Espetáculo: Cantina do Luca – Engolindo Números
De 16 a 24 de fevereiro | Segundas e terças, às 21h
Texto, cenografia, figurino e atuação: Carlos Palma | Direção: Oswaldo Mendes | Produção: Núcleo Arte Ciência no Palco da Cooperativa Paulista de Teatro
Duração: 50min | Recomendação etária: 14 anos
Entrada franca