Concluída e lançada dentro do projeto Âmbargris – Ocupação Cerco Choreográfico, a dança Estudo para Estratégia conduz a bailarina Bárbara Malavoglia de volta ao palco da Sala Renée Gumiel, no Complexo Cultural Funarte SP, entre esta quinta, 19, e domingo, 22 de fevereiro de 2015.
Além de intérprete, Bárbara Malavoglia é a criadora e a diretora do espetáculo, que começou a esboçar depois de um ano passado em Nova York (EUA), em meio a estudos de mestres da dança moderna, como Doris Humphrey (1895-1958) e José Limón (1908-1972). De acordo com a artista, este período de “aprofundamento na investigação do peso e da respiração”, junto à sua formação na dança clássica indiana Bharatanatyam, são presenças marcantes na obra.
A peça, como define Bárbara, estuda o tempo – ou melhor: “Sobreposições de tempos”. Segundo ela, Estudo para Estratégia é atravessado “pela psicanálise, ao procurar escapar da compulsão à repetição”, pela “experiência do trabalho mecânico e alienado” e também “por uma concepção cíclica do universo”.
A coreografia ganhou forma durante a residência Lugarização, em 2013, na sede da Cia. Corpos Nômades, em São Paulo (SP), mas foi finalizada e lançada em novembro passado, no Complexo Funarte, como parte do Âmbargris – Ocupação Cerco Choreográfico, que a artista dirige ao lado de Andréia Yonashiro. Desde agosto de 2014, a ocupação realiza apresentações de dança, aulas, seminários, festas-ritos e uma proposta de comunicação poética.
Sobre Bárbara Malavoglia: Reside atualmente em São Paulo (SP), e graduou-se no departamento de artes corporais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde iniciou sua pesquisa em dança. Sua formação inicial é na dança clássica indiana Bharatanatyam, que estuda há dez anos. Cursou especialização em dança moderna no José Limón Institute (NY, EUA). Durante os estudos no José Limón Professional Studies Program, apresentou peças e solos do repertório de Doris Humphrey, Limón, Sue Bernhard e Alan Danielson, em espaços como o Salvatore Capezio Theater, Martha Graham Studios, Gibney Dance Studios e Bryant Park. O curso foi acompanhado de diversas aulas no Peridance Capezio Center. Seu aprendizado de Bharatanatyam se deu por sete anos com Estelamare Santos, formada na Kalakshetra Foundation (IN), através das aulas e de um período na companhia Suco de Lótus, dirigida por ela. Em Nova York, Bárbara estudou no centro Navatman de artes clássicas da Índia com as professoras Malini Srinivasan e Sahasra Sambamoorthi, apresentando-se no Symphony Space Theater (2013). Suas criações mais recentes são: Estudo para Estratégia (2014), Explosion (2013), e o duo Despetalado Cabaré (2011), com direção de Daniela Gatti. Bárbara atua como professora de dança desde 2007.
Âmbargris – Ocupação Cerco Choreográfico
Projeto selecionado por edital para a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP
Espetáculo: Estudo para Estratégia
De 19 a 22 de fevereiro | Quinta a sábado, 20h30; domingo, 19h30
Direção, criação e interpretação: Bárbara Malavoglia | Design e operação de luz: Cauê Gouveia | Trilha sonora e operação de som: Guilherme Giraldi | Maquiagem e cabelo: Leon Gurfein | Produção: Cerco Choreográfico
Duração: 45min | Recomendação etária: 12 anos
Ingressos: R$10 (meia: R$5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa