Espetáculo “Mairto”, do Caleidos Cia de Dança, estreia em São Paulo

A notícia de um crime – o assassinato de um homossexual – é o ponto de partida do espetáculo Mairto que estreia, no dia 25 de março, em São Paulo (SP). A montagem, do Caleidos Cia de Dança, foi contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013 e faz temporada até 16 de abril, de quarta a sábado, às 20h; e aos domingos, às 19h, na sede do Caleidos, Rua Mota Pais, nº 213, na Lapa. Com poemas e música ao vivo, o espetáculo remete o espectador aos eventos de boxe e MMA. Cada cena é um round, um jogo coreográfico que convida o público a refletir sobre a questão da homoafetividade e da violência na cultura machista.

Mairto é o primeiro resultado do projeto Rosa Azul que teve papel central nos processos de pesquisa do Caleidos Cia de Dança durante todo o ano de 2014. O foco é a questão da violência na cultura machista e os espetáculos ligados a esse projeto têm como tema os principais alvos dessa violência: homoafetivos, mulheres e crianças. “Sobretudo, o objeto da violência na cultura do macho são os afetos, a sensibilidade, a compaixão e os sentimentos de solidariedade. Os portadores desses afetos são as vítimas – mulheres, crianças, homoafetivos, homens menos agressivos – mas a cultura do macho se projeta especificamente contra os afetos, são eles que ofendem o verdadeiro e perigoso macho” – explica o poeta Fábio Brazil, que assina a dramaturgia do espetáculo.

A partir da leitura da notícia, foram construídos os poemas que dão voz às cenas. “Não seria nem possível, nem desejável mergulhar nessa dramaturgia a partir de uma perspectiva narrativa, para isso já temos a notícia do jornal. Foi preciso pensar nas relações entre os algozes e a vítima, definir os jogos de poder ali estabelecidos e transformá-los em jogos de dança, jogos baseados na linguagem da dança; daí nasceu a dança que se vê em cena” – relata a diretora de Mairto, Isabel Marques.

Como em outros espetáculos do Caleidos Cia – Silêncio, Lugar Comum e Para o Seu GovernoMairto se instala na interface entre a poesia e a dança. A encenação geral remete às lutas esportivas – boxe e MMA – aos eventos que fazem da violência um entretenimento e um esporte. “Foi uma escolha focada na plasticidade, dramaticidade e corporeidade envolvidas nesses eventos, além disso, a relação deles com a cultura do macho é inequívoca, e isso pode convidar o público a participar e refletir sobre essa questão da violência contra os afetos na cultura do macho”, aposta a diretora do espetáculo.

Mairto

Ficha técnica
Direção: Isabel Marques
Codireção e dramaturgia: Fábio Brazil
Elenco: Nigel Anderson, Caio Zanuto, Christian Casarin, Leonardo Carvajal, Renata Baima, Kátia Oyama
Poemas e declamação: Fábio Brazil
Preparo corporal: Ana Paula Mastrodi
Iluminação, figurino e cenário: Caleidos Cia. de Dança
Estagiários: Rita Galante, Rafael Lemos
Colaboradores Núcleo de Pesquisa Rosa Azul: Camila Midori, Pedro Peñuela, Gabriel Edeano, Edu Mansu,Mirelle Martins, Gustavo Fataki, Afonso Braga
Produção: Mobilis Ltda – ME

Serviço:

Estreia: 25 de março de 2015 – até 16 abril
Temporada: de quarta a domingo
quarta a sábado, às 20h; domingos, às 19h

ATENÇÃO: Não haverá apresentação no dia 5 de abril (Páscoa)

Local: Caleidos – Rua Mota Pais, 213, Lapa – São Paulo / SP
Entrada: R$20 (Promocional: R$10 para todos os públicos)
Duração: 60 minutos
50 lugares
Classificação etária: 14 anos

(Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência no local)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *