No próximo sábado, dia 28 de março, às 16h, os artistas André Hauck e Camila Otto lançam o livro Entre-Lugares, no Museu Mineiro, em Belo Horizonte (BH). Na ocasião, os autores vão promover uma palestra para os convidados. Segundo os artistas, o projeto produziu um arquivo fotográfico cujo fio condutor foi o território de fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina, em específico a cidade de Foz do Iguaçu. A pesquisa do livro também transitou entre as artes visuais e processos documentais utilizados em estudos topográficos e arquitetônicos, além de refletir sobre a ocupação do espaço urbano pela arquitetura em um território dividido e fragmentado, um lugar com intenso intercâmbio cultural, social e político. O projeto foi contemplado com o XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.
Tendo como base a cidade de Foz do Iguaçu, permeada por atividades cotidianas, turísticas e práticas como o contrabando e o narcotráfico e que apresenta características únicas e peculiares, os artistas também quiseram mostrar a problemática de um território dividido e pouco explorado por investigações artísticas e fotográficas. A fronteira, muito além de separar dois Estados-Nação, abrange relações distintas, ou seja, um intercâmbio cultural, social e político que contribui para que o processo de diferenciação entre o “eu” e o “outro” seja perceptível. Desta forma, a construção e a reconstrução da identidade nestas regiões envolvem processos de contradições e ambiguidades, problemas que tornam essa região rica em possíveis investigações.
Todo o processo de pesquisa e estudo viabilizou a publicação da obra Entre-Lugares com texto de apresentação do curador Júlio Martins. Um dos objetivos do projeto é propor reflexões sobre as territorialidades humanas na cidade fronteiriça de Foz do Iguaçu, enfatizando as dinâmicas de integração e fragmentação do espaço urbano bem como a identidade da população em um contexto efêmero e variante.
Sobre os artistas
Camila Otto
Mineira de Belo Horizonte (BH), é mestre em Arte e Tecnologia da Imagem – UFMG (2012) com foco em fotografia contemporânea, identidade e memória. Formada em Artes Visuais e Design de Produto (2009), atualmente, trabalha com fotografia e gravura no campo expandido. Participou como artista convidada do projeto Entre Lugares contemplado pelo XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez. Recebeu a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014 com o projeto Escavar o Invisível. Participou de festivais e exposições coletivas nos Estados Unidos, Austrália, Buenos Aires, Japão, Santo André, Ribeirão Preto e Belo Horizonte; e individuais em Belo Horizonte, Tiradentes e Ouro Preto. Participou de residências artísticas na Zona Imaginária, em Buenos Aires e no JACA, em Jardim Canadá. Participou do XIII Encuentros Abiertos, no Festival de la luz; 17ª Semana de Fotografia de Ribeirão Preto, no MARP; I e II Semana de Fotografia de Belo Horizonte; Foto em Pauta; Paraty em Foco – Projeção Mineira; e ainda, leitura de portfólio no FIF 2013, dentre outras participações.
André Hauck
Mestre em Artes Visuais pelo programa de pós-graduação em artes da UFMG, atualmente vive em Belo Horizonte, onde atua como artista visual e fotógrafo. Desde 2002, trabalha com fotografia criando um diálogo entre os processos documentais e as artes visuais, propondo um questionamento sobre como os habitantes dos grandes centros urbanos moldam e configuram os espaços onde vivem. Contemplado com: Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014; Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014, com o projeto Escavar o Invisível; Prêmio aquisitivo do Situações Brasília 2014; Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2012/2013; XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez e 1º Programa Anual de Fotografia do CCSP, São Paulo. Participou da residência ¿QUIÉN PUEDE VIVIR EN ESTA CASA?, em Buenos Aires (2012) e da residência REUSO do JACA em Belo Horizonte e Salvador (2013). Participou do Sony World Photography 2013, na categoria profissional; Prêmio FCW; XIII Salão de João Pessoa; 38º Salão Luiz Saciloto; 63º Salão Paranaense, Prêmio Porto Seguro de Fotografia e ainda, do 15º Salão da Bahia.
Serviço:
Lançamento do livro Entre-Lugares e palestra
Dia e horário: 28 de março, às 16h
Local: Museu Mineiro (Sala Multiuso) – Av. João Pinheiro, 342 – Belo Horizonte (MG)