Paulo Miyada e Daniel Beerstecher falam sobre arte e deslocamento, na Mario Schenberg (SP)

Cena de 'A conquista do inútil'. Foto: Erik Schimschar

A mostra Deslocamentos, contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2014 e aberta à visitação na Galeria Mario Schenberg, será palco e motivo de uma conversa entre seu criador, o artista Daniel Beerstecher, e o crítico brasileiro Paulo Miyada. Miyada é coordenador do núcleo de pesquisa e curadoria do Instituto Tomie Ohtake. O encontro está marcado para este sábado, 28 de março de 2015, às 15h, com entrada franca e participação livre para todos os interessados.

Artista alemão radicado no Rio de Janeiro (RJ), Daniel Beerstecher criou a instalação Deslocamentos a partir de sua observação sobre o número de televisores instalados em bares e restaurantes das cidades brasileiras que visitou, e sobre como eles interferem na socialização. Na mostra, em meio a cadeiras, mesas e artigos de boteco, Beerstecher projeta vídeos que produziu no Brasil e na América Latina. Assim, a obra une territórios paralelos – como natureza e sociedade, ou instituição de arte e boteco -, mas os desloca de suas funções e características originais. Cria-se, desta forma, uma terceira dimensão, que será ressignificada pelo público.

No encontro de sábado, Daniel Beerstecher e Paulo Miyada conversam sobre a importância do deslocamento de territórios e da imersão na natureza para a criação artística. Além disso, os debatedores traçam paralelos com a produção de outros artistas contemporâneos brasileiros. “Deslocar e deslocar-se é marcante na obra deste artista. Daniel não só transita por diferentes realidades e cenários, como carrega consigo objetos que abandonam seus contextos originais, previsíveis, e ganham novas camadas de sentido”, diz a curadora da mostra, Flávia Mattar.

Livro Land-sailor: a conquista do inútil
Os participantes da conversa com Daniel Beerstecher e Paulo Miyada vão receber, gratuitamente, um exemplar do livro Land-sailor: a conquista do inútil. A publicação apresenta texto-diário com documentação fotográfica dos dois anos de produção projeto Land-sailor, que resultou na obra A conquista do inútil, um dos vídeos em exibição na mostra Deslocamentos. Nestes relatos, o artista conta, por exemplo, como foi a aquisição e adaptação de dois veleiros, para que fluíssem sobre rodas, com a força dos ventos, na vastidão da Patagônia. O título do documentário, que traz também anotações de Raphael Fonseca, baseia-se no livro A conquista do inútil, do cineasta alemão Werner Herzog, que relata a sua saga para fazer um barco escalar uma montanha no filme Fitzcarraldo (1982).

Daniel Beerstecher já participou de mostras individuais e coletivas em museus e galerias em Nova Iorque, Tóquio, Seul, Lisboa, Berlim. As obras expostas na Funarte SP também serão exibidas na Alemanha, no primeiro semestre de 2015, em exposições individuais nas Artista instituições Kunsthalle Göppingen e Kunstmuseum Stuttgart, com lançamento de catálogo sobre a obra do artista.

Conversa: Deslocamentos
Dia 28 de março | Domingo, às 15h
Com: Daniel Beerstecher e Paulo Miyada
Entrada franca

Instalação: Deslocamentos, de Daniel Beerstecher
De 6 de março a 18 de abril | Segunda a sexta, das 10h às 18h; sábados e domingos, das 15h às 21hs
Entrada franca | Recomendação etária: livre

Galeria Mario Schenberg do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel (11) 3662 5177

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