Como é do conhecimento de todos, a Fundação Nacional de Artes – Funarte aguarda a liberação dos recursos destinados ao Ministério da Cultura pelo Orçamento da União, para honrar seus compromissos junto aos contemplados por alguns editais, lançados no ano de 2014.
Para o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014, em março de 2015, foi liberada a quantia de R$ 1 milhão de reais, o que possibilitou o pagamento de 11 premiados, escolhidos por sorteio pela Coordenação de Teatro. Restam ainda 96 premiados a serem pagos.
Para o Prêmio Funarte Artes na Rua 2014, em março de 2015, foi liberada a quantia de R$ 981 mil reais, o que possibilitou o pagamento de 30 premiados da categoria A, de menor valor. Restam ainda 40 premiados a serem pagos.
O Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014, que teve seu edital lançado em dezembro de 2014, recebeu mais de 800 inscrições e aguarda os recursos para constituição de sua comissão julgadora. A Coordenação de Dança está consolidando os inscritos e, em breve, divulgará a lista dos projetos habilitados — aqueles que cumpriram todas as exigências do Edital — e dos inabilitados — aqueles que deixaram de cumprir algum item do mesmo. Os inabilitados terão prazo para entrar com recurso (online) e os habilitados deverão esperar o julgamento da Comissão. O Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 premiará 82 projetos, nas categorias Atividades Artísticas, Circulação e Novos Talentos.
No âmbito do MinC e da Funarte, todos os esforços para sanar as dívidas no menor prazo possível estão sendo feitos. Tão logo o recurso seja liberado, todos os contemplados serão imediatamente comunicados pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte (Ceacen).