Funarte SP e Casa das Caldeiras recebem o som do PiB

Música instrumental em shows na Funarte SP. Foto: Fran Rockita/Meneio

Três dias de festival vão trazer a São Paulo um balanço da diversidade que compõe a música instrumental contemporânea. De 24 a 26 de abril de 2015, a Funarte SP e a Casa das Caldeiras abrigam a sexta edição do Produto Instrumental Bruto (PiB), projeto que selecionou, entre 208 artistas inscritos este ano, oito bandas representativas da vanguarda brasileira neste cenário.

A programação começa sexta-feira (24), na Funarte, com Aeromoças e Tenistas Russas e Bombay Groovy, e segue sábado adentro com Meneio e The Tape Disaster. Já no domingo (26), o encerramento do festival vai movimentar a Casa das Caldeiras com oficina, feira gastronômica e cultural, exposição e os shows das bandas Boom Project, Camarones Orquestra Guitarrística, Horta Project e Skrotes.

Criado em 2007 no Sesc Pompeia, o PiB propõe, de acordo com seus organizadores, um olhar diferenciado para a música instrumental na cena contemporânea. O projeto busca divulgar a produção de bandas com repertório 100% autoral, que se destacam “por sua lapidação musical e desconstrução de estilos canonizados através de texturas e experimentações sonoras”.

O PiB põe em foco a “valorização da música não apenas pela música, mas pelo diálogo com as outras artes e com a reflexão sobre o meio ambiente”. Desta forma – salientam os organizadores do projeto – o encontro é mais do que um festival de música: é “um momento de integração entre as bandas” e uma frente aberta para a troca de contatos e a formação de novas parcerias. A criação, produção executiva e curadoria do projeto é de Inti Queiroz.

Festival Produto Instrumental Bruto (PiB)

SALA GUIOMAR NOVAES do Complexo Cultural Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP
Dias 24 e 25 de abril | Sexta e sábado, a partir das 18h
Ingressos: R$20 (meia: R$10). Bilheteria abre uma hora antes dos espetáculos. Um ingresso por pessoa

Show: Aeromoças e Tenistas Russas (São Carlos/SP)
Dia 24 de abril | Sexta, 18h
Gustavo Koshikumo (guitarra e samples) | Juliano Parreira (contrabaixo) | Gustavo Palma (sintetizador) | Eduardo Porto (bateria)
A principal proposta desta banda independente é explorar a estrutura das músicas, evitando que suas composições se prendam a formas fixas ou estilos definidos. Sua construção experimental passeia por timbres e ritmos do rock, jazz, funk e eletrônico, numa livre fusão com a música brasileira. Pautada no trabalho em rede, tem como objetivo a constante formação de público e a divulgação do processo de trabalho colaborativo e autogestionário do projeto através de apresentações artísticas e workshops.

Show: Bombay Groovy (São Paulo/SP)
Dia 24 de abril | Sexta, 19h
Bombay Groovy reelabora um estilo de rock com base em uma renovada aliança entre Oriente e Ocidente. A formação instrumental inusitada envolvendo sitar indiano, órgão Hammond e “cozinha” revela uma banda repleta de psicodelia, exotismo e groove. Com um EP e um clipe já gravados, a banda lança seu primeiro disco contendo dez faixas que passam por diversos gêneros musicais, fortemente inspiradas no fusion de Ananda Shankar e bandas como Led Zeppelin. O disco Bombay Groovy é uma experimentação sonora que dispensa elementos vocais e flerta com a música étnica e popular.

Show: Meneio (São Paulo/SP)
Dia 25 de abril | Sábado, 18h
Formada em 2013 por músicos com um histórico de trabalho na cena instrumental, a banda está lançando seu primeiro álbum este ano e produz músicas autorais que partem de narrativas sensoriais, construídas através da mistura de instrumentos orgânicos e eletrônicos, com influência de trilhas sonoras, soundscapes e elementos de post-rock e trip-hop. Atualmente os integrantes têm Sorocaba (SP) como base. Através da colaboração com vjs, fotógrafos e videomakers, as apresentações possuem visuais específicos, criando um ambiente sinestésico.

Show: The Tape Disaster (Porto Alegre/RS)
Dia 25 de abril | Sábado, 19h
Andres Araújo (baixo) | Bruno Severo (guitarra) | Rubens Formiga (bateria) | Thivá Fróes de Souza (guitarra)
Surgida há oito anos na cena independente de Porto Alegre com influências diversas no cenário alternativo, a banda desenvolveu um jeito próprio de fazer música instrumental. Depois de lançar seus dois primeiros EP’s (Realidade Aumentada, de 2011, e A Voz do Fogo, de 2012), lançou internacionalmente o primeiro álbum, Compilation.

CASA DAS CALDEIRAS
Av. Francisco Matarazzo, 2000, Agua Branca. Telefone: (11) 3872-0454
Dia 26 de abril | Domingo, a partir das 16h
Entrada franca

Oficina de Percussão em sucata com Loop B – das 16h às 18h
Feira Gastronômica e Cultural – das 16h às 22h
Exposição de arte – Curadoria em conjunto com Mariana Coggiola (Epicentro Cultural) – artistas: David Menezes Davox, Magno Borges & Guilherme Pinkalsky – das 16h às 22h
Show: Boom Project (São Paulo/SP) – 18h
Show: Camarones Orquestra Guitarrística (Natal/RN) – 19h
Show: Horta Project (Brasília/DF) – 20h
Show: Skrotes (Florianópolis/SC) – 21h

Mais informações: www.festivalpib.com.br
https://www.facebook.com/festivalpib

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *