Ciro Ítalo e Renata Vatucci, alunos da Escola Nacional de Circo/Funarte, estão no elenco do espetáculo Beleza, em cartaz no Espaço de Criação Intrépida Trupe, na Fundição Progresso, de 1º a 3 de maio, sexta-feira, sábado e domingo, com ingressos a preços populares. A montagem provoca um diálogo entre o circo e outras linguagens artísticas.
A coreografia foi concebida a partir do próprio conceito de “beleza”, explorando e questionando a ideia. A direção e coreografia são assinadas por dois renomados artistas italianos: Boris Vecchio e Cinzia de Lorenzi. O elenco é composto por seis artistas brasileiros. Dois deles, Bruno Carneiro e Julio Nascimento, se formaram na Escola Nacional de Circo; e hoje integram as importantes companhias cariocas Circondríacos e Intrépida Trupe – respectivamente.
A montagem integrou o XIV Festival Internacional de Circo e Teatro Circumnavigando, realizado em Rapallo, Itália, em dezembro de 2014. O trabalho é fruto de uma cooperação internacional da Escola Nacional de Circo/Funarte, a Associação Sarabanda Genova (IT) e o Istituto Italiano de Cultura. Na primeira fase do projeto foram selecionados, na ENC, os dois alunos brasileiros, Ciro Ítalo e Renata Vatucci, não apenas para compor o elenco, mas para participar de todo o processo da criação. As apresentações no Rio de Janeiro compõem a segunda fase da parceria.
O espetáculo
Beleza é um espetáculo de circo-teatro. Uma das principais propostas da montagem é promover o cruzamento e a contaminação entre gêneros artísticos, através do diálogo entre as diferentes artes (circo, teatro e dança) e entre culturas de países diferentes. “A proposta de criação tem como principio fundamental o intercambio cultural e a multidisciplinaridade”, definem os realizadores.
“Mas como definir beleza?
A beleza parece ter um equilíbrio próprio, mas ninguém sabe determiná-lo antes de ser atingido”, comentam os criadores. “Dois pesos iguais na balança determinam um estado de equilíbrio. Este, é uma suspensão ou o encontro sutil entre uma série de desequilíbrios. A permanência desse estado por vezes desencadeia uma sensação de monotonia e consequentemente a necessidade de se buscar um novo desequilíbrio”, acrescentam. Os artistas destacam: “todas as ciências utilizam a noção de equilibrio, da matemática à física e à biologia, e buscam critérios precisos para determinar seu ponto exato”. […] “A lei adotou a balança em equilíbrio como seu emblema. Fala-se inclusive de um equilíbrio psíquico, mas, a partir daí, os critérios começam a vacilar. O espetáculo transita entre esse padrão de equilíbrio e desequilíbrio; entre o belo e o estranho”.
Beleza
Um espetáculo de circo da Cia. Sarabanda
Projeto de cooperação cultural internacional Brasil-Itália
De 1º a 3 de maio de 2014 – sexta-feira, sábado e domingo
Horários
Sexta-Feira às 20h
Sábado e Domingo às 19h30
Local: Espaço de Criação Intrépida Trupe
Fundição Progresso. Rua dos Arcos, 24. Lapa – Rio de Janeiro (RJ)
Ingresso: R$ 20. Meia-entrada R$ 10
Duração: 1h10min
Patrocínio: Istituto Italiano de Cultura e Regione Liguria
Realização e Produção: Cia. Sarabanda
Colaboração: Escola Nacional de Circo e Les Migrateurs
Parceria: Intrépida Trupe e Fundição Progresso
Apoio: Teatro de Anônimo e Circo Crescer e Viver
Idealização e Direção: Boris Vecchio
Coreografia: Cinzia De Lorenzi
Trilha Sonora: Gui Stutz
Figurino: Lilian Meireles
Elenco: Bruno Carneiro, Ciro Italo, Diana Bloch, Julio Nascimento, Maria Celeste Mendozi, Renata Vatucci
Mais informações
infobeleza2015@gmail.com