Encontro e lançamento de catálogo encerram temporada da exposição “Enigmas”, no Rio

Imagem da exposição "Enigmas" - Divulgação

No dia 22 de maio, às 18h30, a artista plástica Vera Chaves Barcellos, idealizadora da mostra Enigmas, participa de um encontro com os críticos e curadores Ivair Reinaldim e Glória Ferreira, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Centro do Rio. Na ocasião, será lançado um catálogo sobre a exposição, que foi contemplada no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª edição e está em cartaz desde março. A programação tem entrada gratuita e marca o encerramento da temporada. A visitação ao público vai até o dia 23 de maio.

A mostra Enigmas é uma releitura da exposição originalmente apresentada por Vera Chaves Barcellos na Galeria Artual, em Barcelona (1996). E marcou também a abertura da Fundação que leva o nome da artista, em Porto Alegre (2005). Formada por fotografias de primatas (e a sua manipulação), um alfabeto grego esculpido em sal, em caixas de luz, pequenos “sudários” (pele de vison coladas a telas pintadas), pequenos fósseis de peixes em uma vitrine e fotos de uma galáxia do telescópio Hubble, a instalação culmina na contravertida imagem da noiva primata, questionando de forma irônica a efetividade do casamento do animal-homem com a cultura.

Segundo o curador Bernardo José de Souza, a exposição Enigmas investiga a natureza humana e, por consequência, a origem da vida, “a partir de uma série de elementos visuais que nos fornecem pistas sobre as questões ontológicas que jamais deixaram de despertar a curiosidade do homem, e de fazer avançar o conhecimento científico. Construída como uma espécie de laboratório, esta instalação composta por imagens, fósseis, pedaços de pele e caixas de sal, lança o público em um universo tão familiar quanto intrigante, confrontando-o com o desconhecido, mas também com o reconhecível”, ressalta Bernardo.

Sobre a artista

Vera Chaves Barcellos nasceu em Porto Alegre (RS), em 1938. Nos anos 60, dedicou-se à gravura depois de estudos na Inglaterra e Holanda. Em 1975, bolsista do British Council, no Croydon College em Londres, estudou fotografia e sua aplicação em técnicas gráficas. Em 1976, participou da Bienal de Veneza. Realizou inúmeras exposições individuais no Brasil e no exterior; participou de quatro Bienais de São Paulo e exposições coletivas na América Latina, Alemanha, Bélgica, Coréia, França, Holanda, Inglaterra, Japão, Estados Unidos e Austrália. Entre suas exposições individuais estão: Visitant Genet, no Museu D´Art de Girona (2000), e Le Revers de Rêveur, na Capela de San Roc (2003), ambas na Espanha; e Enigmas, Porto Alegre, (2005). Em 2007, realizou a mostra antológica O Grão da Imagem, no Santander Cultural, em Porto Alegre. Participou da V Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Porto Alegre (2005); e da mostra MAM na Oca, Arte Brasileira do Acervo do MAM, São Paulo, (2006); e, ainda, da mostra Imagens em Migração, no MASP, São Paulo (2009). No mesmo ano, publicou o livro Vera Chaves Barcellos- Obras Incompletas (Editora Zouk), tendo sua obra analisada em texto do filósofo francês François Soulages. Desde os anos 80, realiza instalações multimídia, empregando, além da fotografia, outros meios. Instituiu uma fundação que leva seu nome, dedicada à divulgação da arte contemporânea (2004). Vive e trabalha em Viamão (RS), mantendo também estúdio em Barcelona, Espanha, desde 1986.

Serviço:

Encontro da artista visual Vera Chaves Barcellos  com os críticos e curadores, Glória Ferreira e Ivair Reinaldim

Lançamento e distribuição da publicação sobre a mostra Enigmas, de Vera Chaves Barcellos

Sexta-feira, dia 22 de maio, às 18h30

Local: Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica – Galerias 1 e 2 (térreo). Rua Luís de Camões, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Telefone (21) 2232-4213 e 2242-1012

Entrada gratuita

Obs.: A exposição Enigmas fica em cartaz até o dia 23 de maio

Projeto foi contemplado no Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 11ª edição