Espetáculo, aulas e oficinas marcam 25 anos da Alaya Dança

"Nascentes". Foto: Satiro Valença - 2015

No mês de maio, em comemoração dos seus 25 anos de atividades, a Companhia Alaya Dança, de Brasília (DF), estreia o espetáculo Nascentes e ministra aulas e oficinas, em projeto contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013 e com o Prêmio Dulcina de Moraes da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal.

A montagem será apresentada de 20 a 24 de maio, no Teatro Funarte Plínio Marcos. As atividades formativas serão realizadas nos dias 22, 29 e 30, também no Complexo Cultural Funarte Brasília, na Sala Klauss vianna; e ainda na Universidade de Brasília (UNB) e na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.

Nascentes inclui cenas abertas ao improviso e outras, que incluem a construção de coreografias, estruturadas em “desenhos do corpo” no espaço; e projetados em relação ao tempo. Mais próxima da dança abstrata e com traços de contemporaneidade, a composição cênica da peça diferencia-se daquela utilizada no repertório anterior da Alaya.

As oficinas da companhia trazem ao público suas vivências, que se somam à idéia central sempre defendida pelo grupo: a de formar públicos qualificados para a dança no Brasil. Entre as atividades, estão aulas-espetáculo em que serão demonstrados os princípios do método do Teatro do Movimento e uma oficina de música e movimento. (Veja programação abaixo).

Um importante levantamento nacional na área artística reconheceu a Alaya como uma das poucas companhias na dança contemporânea do país com mais de 20 anos ininterruptos de existência. Criado em 1989, pela coreógrafa e diretora Lenora Lobo, o grupo é composto por atores/bailarinos diretamente voltados para a pesquisa em dança. O coletivo participou dos mais importantes festivais nacionais da área. A formação da Alaya vem sendo desenvolvida por Lenora a partir de um método próprio, chamado hoje de “teatro do movimento”. O trabalho da companhia é marcado por se lançar sempre além das composições coreográficas. Lenora destaca que o grupo sempre esteve “atento às oportunidades de levar um pouco mais do que somente a dança aos palcos por onde passa”.

Resultado de um mergulho nas fontes da criação da companhia, Nascentes surgiu a partir de percepções, sensações, sentimentos e memórias de cada um dos seus intérpretes criadores. Ao estabelecer contato com essas matrizes criativas, os dançarinos geraram formas e movimentos que revelam um longo processo de experimentação, vivido nos últimos meses. A esses estímulos básicos, Lenora Lobo agregou a música original de João de Bruçó e a cenografia da artista plástica Ione Coelho, como elementos inspiradores da composição teatral e coreográfica. Ela contou ainda com a participação da intérprete criadora Aida Cruz. “Trata-se de uma dramaturgia de processo, que leva em conta todo material coletado na pesquisa coreográfica ao longo do percurso”, explica Lenora. “As expressões e linguagens artísticas misturaram-se à criação, e tudo passou a fazer parte da dança”, comenta a diretora. Ela acrescenta que o espetáculo é resposta ao desafio de aproximar os dançarinos da Alaya da “verdadeira natureza da dança, que firma-se no tripé corpo-espaço-tempo”.

Sobre o “teatro do movimento”

O sistema desenvolvido pela Alaya é produto das vivências e estudos de Lenora, nas diversas linguagens de dança, como a clássica, a moderna, a pós-moderna e a popular. A metodologia tem como linhas mestras os princípios da técnica do “movimento consciente”, de Klauss Vianna, e da “análise de movimento” do método Laban. Com esse processo de formação e investigação de linguagem, os integrantes do grupo, que vem de formação heterogênea como a dança, o teatro, as artes visuais, terapias corporais, se harmonizam na construção de corpos dramáticos, buscando uma forma de dança-teatro coerente com a nossa cultura.

Projeto Nascentes
Companhia Alaya de Dança – Brasília (DF)
Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013 e com o Prêmio Dulcina de Moraes – Fundo de Apoio à Cultura FAC – Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal
Produção – Arteviva

Inscrições para as oficinas: no local e pelo email: ciaalayadanca@gmail.com

Mais informações
Cel.: (61) 8539 5639

Programação

Obs.: Todas as atividades são gratuitas

Espetáculo
Nascentes
De 20 a 24 de maio de 2015
Horário: De quarta-feira a sábado, às 21h; domingo, às 20h
Teatro Funarte Plínio Marcos
Complexo Cultural Funarte
Classificação etária: livre

Oficinas

Som e movimento – com o músico João de Bruçó (BH)
Data: Dia 22 de maio de 2015
Horário: 14h às 18h
Local: Complexo Cultural Funarte – Sala de Dança Klauss Vianna
Público: artistas em geral

Teatro do movimento – com Lenora Lobo e Alaya Dança
Local: Complexo das Artes – UnB
Dia 29 de maio de 2015, às 19h (sala BSS-51)
Dia 30 de maio de 2015, às 10h (sala BSS-51)

Aulas-espetáculo com Lenora Lobo e Alaya Dança
Tema: a geração do processo criativo fundamentado no livro Arte Composição (Navas/Lobo)
Locais: Prédio – Complexo das Artes (sala BSS-51) – UnB, dia 08/05 (sexta-feira) às 19:30 e Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, dia 12/05 (terça-feira) às 19h30

Mais informações
Site: www.alayadanca.com
E-mail: alayadanca.nucleo@gmail.com ou ciaalayadanca@gmail.com

Tels.: (61) 3368-4581 / (61) 30321026

__________________

Com informações de https://www2.dti.ufv.br