A Escola Nacional de Circo, da Fundação Nacional de Artes – Funarte, vai participar da terceira edição CIRCOS – Festival Internacional Sesc de Circo. De 28 de maio a 7 de junho, 15 unidades do Sesc na grande São Paulo vão reunir 28 espetáculos (15 internacionais e 13 nacionais), entre espetáculos inéditos, intervenções artísticas, oficinas, encontro entre profissionais e debates. No centro das discussões estarão as transformações pelas quais o circo e a cidade vêm passando.
No dia 30 de maio (sábado), no Sesc Bom Retiro, o diretor da ENC, Carlos Viana, vai participar da mesa “Os caminhos do profissional do circo hoje”. O debate vai trazer à tona discussões e reflexões sobre o que é ser profissional em circo na contemporaneidade e também quais seriam os caminhos para que essa profissionalização se amplie no Brasil e em outros países. Apontará, ainda, os possíveis desdobramentos de experiências e novas demandas da produção cultural dessa linguagem. Além de Carlos Viana, compõem a mesa: Zezo Oliveira, da Secretaria de Cultura de Pernambuco e ex-diretor da ENC, e Hugo Possolo, coordenador de atuação da SP Escola de Teatro.
Os alunos da ENC Aisha Britto e Samuel de Oliveira também participam do encontro, no dia 31 de maio, no Sesc Santo André, com um número de mastro pendular. Nesse dia, escolas de circo de São Paulo e de outros estados vão se juntar para apresentar o Charivari Brasileiro, encontro criado especialmente para este Festival com o objetivo de mostrar os caminhos da formação circense no país. Artistas de sete escolas vão dividir o palco, enquanto o diretor do Circo Mínimo, Rodrigo Matheus, amarra as diversas linguagens. “Charivari” é aquele momento final dos espetáculos de circo, quando os artistas entram saltando, fazendo malabares e acrobacias, e convocando o público para acompanhá-los no ritmo das palmas.
Mais informações: http://circos.sescsp.org.br/sobre-o-festival/