Artista visual Wilma Martins lança livros na EAV Parque Lage, no Rio

Caderno de Viagem - Divulgação

No próximo sábado, dia 23 de maio, às 16h, a artista plástica Wilma Martins lança os livros Cotidiano (Caderno do Desenho) e Caderno de Viagem, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Jardim Botânico, no Rio. As publicações são parte das comemorações dos 80 anos de vida e 60 anos de carreira da artista mineira, radicada no Rio de Janeiro. No dia do lançamento, será realizada uma mesa-redonda com Wilma Martins, o crítico Frederico Morais (organizador das publicações) e as psicanalistas e pesquisadoras de artes visuais Tania Rivera e Flávia Corpas. A entrada é gratuita e os livros serão distribuídos ao público. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais – 2ª edição.

As publicações Cotidiano e Caderno de Viagem pretendem destacar a importância do desenho em seis décadas de produção plástica de Wilma Martins, e a relação desta obra com outras técnicas usadas pela artista como pintura, aquarela e xilogravura. Os dois livros, de caráter fac-similar, reproduzem os cadernos de desenho que a artista manteve ao longo do tempo. Em suas gravuras, desenhos e pinturas, o universo feminino é personagem principal, por sua pesquisa de imagens do cotidiano e do interior da casa. Cotidiano reúne quase 70 registros de grande parte de sua produção em desenho e pintura, com um texto de apresentação do organizador e uma síntese curricular. Já Caderno de Viagem retrata mais de 50 desenhos de viagens pelo Brasil, Estados Unidos, Europa e América Latina. Este trabalho vem acompanhado de trechos de textos de autores, como Julio Cortázar, Sylvio de Vasconcellos, François Cali, Jorge Luiz Borges e Ítalo Calvino, além de uma síntese curricular.

A tiragem de mil exemplares será distribuída para centros de pesquisa, fundações, museus, bibliotecas públicas, bibliotecas de universidades com cursos de graduação e pós-graduação na área de Artes Visuais, assim como artistas, críticos, curadores e pesquisadores. As publicações estarão disponíveis através da plataforma issuu.com para download grátis no formato PDF, a partir de segunda, dia 25 de maio.

Essas publicações e mais um livro de capa dura, abrangendo todas as técnicas da artista, com lançamento no final deste ano, são resultado da mostra Wilma Martins: Uma Retrospectiva, realizada no Paço Imperial, Rio de Janeiro (RJ), de novembro de 2013 a fevereiro de 2014. E na Galeria do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), de março a junho de 2014. Com curadoria de Frederico Morais, a mostra reuniu cerca de 140 obras, de coleções particulares, como a de Gilberto Chateaubriand e acervos públicos como do MAM Rio, entre gravuras, desenhos, pinturas, aquarelas e ilustrações para jornais e livros infantis entre 1955 a 2008.

Sobre a artista
Wilma Martins nasceu em Belo Horizonte (1934), onde frequentou o Instituto de Belas Artes entre 1956 e 1959, tendo como professor Alberto da Veiga Guignard. Além da pintura, do desenho, da gravura e da ilustração, ela exerceu atividades como diagramadora no jornal Estado de Minas e nas revistas Alterosa, de Belo Horizonte, e Jóia, do Rio de Janeiro, e desenhou figurinos para o Balé Klauss Vianna e para o Teatro Universitário, ambos em Belo Horizonte.

A artista fez individuais em Belo Horizonte, Ouro Preto, Salvador, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Buenos Aires. Participou das bienais internacionais de São Paulo (1967); Ljubljana/Iugoslávia (1967); Biella/Itália (1968 e1971); Santiago/Chile (1968); Porto Rico (1970e 1972); Veneza (1978); Cali/Colômbia (1980); da Trienal de Capri/Itália (1960) e da Xylon V, Genebra e Berlim (1969). Participou da Bienal da Bahia (1966 e 1968), do Salão Nacional de Arte Moderna (1961, 1968 e 1975) e do Panorama de Arte Atual Brasileira, do MAM SP (1969 e 1974).

Wilma Martins recebeu o Prêmio Itamaraty, na Bienal de São Paulo (1967); Prêmio de Viagem ao Exterior do Salão Nacional de Arte Moderna (1975) e o Prêmio Principal do Panorama de Arte Atual Brasileira, no MAM SP (1976), e outros como ilustradora de livros infantis.

Serviço:

Lançamento Wilma Martins: Cotidiano e Caderno de Viagem
– Mesa-redonda com a artista, o crítico Frederico Morais e as psicanalistas e pesquisadoras de artes visuais Tania Rivera e Flávia Corpas

Dia e horário: sábado, dia 23 de maio, às 16h
Gratuito

Local: Escola de Artes Visuais do Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro (RJ)

Projeto contemplado com o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais – 2ª edição