Exposição “Alistamento” será aberta em Belém (PA)

Inspirado em sua própria trajetória e na de tantos jovens brasileiros que são convocados para o alistamento militar nas Forças Armadas, o artista Éder Oliveira reproduziu o tema e as histórias que ouviu em óleos sobre telas, objetos e videorretrato que compõem a exposição Alistamento. A mostra, contemplada com a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014, será aberta na próxima sexta, 29 de maio, às 19h, no Centro Cultural Sesc Boulevard, em Belém (PA). A visitação ao público começa no dia seguinte, 30 de maio, e vai até 12 de julho, de terça a sábado, das 9h às 19h; e aos domingos, das 9h às 13h. No dia 30 de maio, às 11h, está programada uma visita guiada com a curadora da exposição Marta Mestre.

Para realizar o projeto, o artista selecionou, por meio de uma convocatória, jovens que se preparavam para o alistamento militar. Em seguida, fotografou e entrevistou os participantes sobre temas como identidade amazônica, militarismo e violência. As respostas e depoimentos colhidos fizeram parte do processo de investigação e construção dos trabalhos que serão expostos. O conceito do projeto foi motivado, entre outras questões, pela trajetória pessoal de Éder de Oliveira, que saiu de Timboteua – município na região do Salgado paraense – para a capital Belém, tendo como perspectiva inicial o alistamento nas Forças Armadas. “Esse é o caminho comum a muitos jovens e famílias do interior, que acabam vendo o militarismo como uma forma de migrar para a cidade e melhorar de vida, por mais que na realidade isso nem sempre se concretize. Ouvir as histórias desses jovens fez também com que eu me perguntasse quem eu seria hoje caso não tivesse sido dispensado por excesso de contingente, quando me alistei”, explica o artista.

A curadoria da exposição é de Marta Mestre, curadora assistente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, que acompanhou o desenvolvimento do projeto desde a etapa de convocação dos jovens até a produção das obras, com visita ao ateliê do artista, em Belém. Para Marta, “a exposição Alistamento assume um magnífico efeito de espelho antropológico que, sob o véu de falar dos outros (soldados), deixa passar observações sobre nós, sobre a nossa cultura, os nossos valores e atitudes. E de um modo simples colocou em evidência o quanto toda a imagem é sempre a imagem de um outro, sendo a experiência de alteridade algo que nos é constituinte, e capaz de uma reformulação constante dos termos em que nos definimos”.

Essa é a primeira exposição individual de Éder Oliveira, em 2015. Outra está agendada para agosto, na Blau Projects (SP), galeria que atualmente o representa. Formado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela UFPA, o artista participou de exposições como 31ª Bienal de São Paulo, Pororoca: A Amazônia no MAR (Museu de Arte do Rio) e Amazônia, Ciclos de Modernidade (CCBB Rio de Janeiro e Brasília). Possui trabalhos em acervo de instituições como Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e Museu Casa das Onze Janelas.

Serviço

Alistamento, exposição de Éder Oliveira em Belém (PA)
Abertura: 29 de maio, às 19h
Visita guiada por Marta Mestre: 30 de maio, às 11h
Visitação: 30 de maio a 12 de julho
terça a sábado, das 9h às19h | domingo, das 9h às 13h

Local: Centro Cultural Sesc Boulevard
Boulevard Castilho França, 522/523, Campina, Belém – PA
(91) 3224 5305 | 3224 5654

Este projeto foi contemplado com a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *