O quarteto Coyotes California entra na programação da Sala Guiomar Novaes nesta sexta-feira, 12 de junho, com o lançamento de seu mais novo álbum, A Minha Parte eu Quero em Groove. Formada em 2007, a banda recebe influências de grupos que revolucionaram os anos 90, especialmente a partir de vertentes musicais surgidas na Califórnia e na cultura de rua paulistana. A personalidade sonora do grupo já nasceu marcada pela intensa mistura de groove, rock, funk, rap e metal.
Depois de um EP de demonstração intitulado Como as Mulheres, em 2008, o quarteto reafirmou seu estilo groovalístico com o lançamento do primeiro álbum oficial, Hello Fellas, em 2011. As doze faixas deste trabalho inaugural são resultado de um processo de amadurecimento iniciado nos anos 90, a partir das experiências musicais dos quatro artistas que integram a banda: Falcão Moreno, William Antonetti, Fabiano Rodrigues e Tody Bass.
Também em 2011, o grupo ganhou projeção na mídia especializada com o videoclipe de uma das músicas do disco, O Poder, gravado em uma antiga fábrica na Zona Oeste de São Paulo. No biênio seguinte, outros dois videoclipes vão entrar no percurso: os das músicas O Conto (My Way), com letra inspirada em contos de Charles Bukowski, e Miss Sexual, gravado em um casarão na Zona Leste da capital paulistana.
Na base das referências musicais do quarteto estão bandas como Faith no More, Jane´s Addiction, Rage Against the Machine, Cypress Hill, House of Pain, Infectious Grooves e, principalmente, Red Hot Chili Peppers. “Buscando na raiz, passamos a ser influenciados também por coisas do passado”, revelam os integrantes do grupo. Ícones do rock como Jimi Hendrix e Led Zeppelin, e do funk dos anos 70, como James Brown e Parliament Funkadelic, têm forte presença na formação destes quatro músicos. “No Brasil, esse estilo de som foi muito bem representado pelo Tim Maia (o que mais chamou nossa atenção), assim como as bandas formadas também nos anos 90, como Raimundos, Mamonas Assassinas, Planet Hemp, O Rappa, Chico Science e Nação Zumbi e Charlie Brown Jr”, relacionam.
Gravado no final de 2014, o novo álbum A Minha Parte eu Quero em Groove tem coprodução do músico João Gonçalves (Seu Jorge, Racionais Mc´s, RZO e Bass N Insane), e contou com participações de Fernando Bastos (Seu Jorge), do próprio João Gonçalves, na percussão, e de Filipe Bizorro (Fungos Funk Freak Family e Go Spllash).
A abertura do show desta sexta-feira, na Funarte SP, ficará por conta do Stanka, grupo paulistano formado em março de 2013 pelos músicos Xirum (vocal), Luiz Garcia (guitarra e vocal), Raoni (baixo) e Stephan (bateria).
Show de lançamento do álbum A Minha Parte eu Quero em Groove
Dia 12 de junho | Sexta-feira, às 20h
Com: Coyotes California | Participação especial: João Gonçalves e Stanka
Recomendação etária: livre | Duração: aprox. 1h30
Ingressos: R$20 (meia: R$10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa
Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte São Paulo
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP