Goiânia recebe “Gato Preto”, espetáculo inspirado na obra de Edgar Allan Poe

No dia 27 de junho (sexta-feira), às 19h, Goiânia (GO) vai receber o espetáculo Gato Preto. A apresentação fará parte da programação do SESC Aldeia Diabo Velho. Contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014, a montagem é resultado do projeto Trilogia Poe – Parte 2, que dá continuidade à pesquisa da obra de Edgar Allan Poe, iniciada pela Cia. Teatral Oops!..

A peça faz parte também das comemorações dos 15 anos da Cia. Teatral Oops!.., que tem como um dos seus eixos principais de pesquisa e criação a estética do contemporâneo, com ênfase nas temáticas de suspense e terror. Adaptação do conto “O Gato Preto”, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, a montagem tem como proposta reunir elementos fundamentais da obra poeana, como a erudição, a loucura, a consciência de si mesmo e o horror, estando os três últimos presentes na personagem central de Gato Preto.

A estética da peça busca ambientar todo o clima noir, gótico e romântico, presentes em toda a obra de Poe. E, para tanto, utiliza recursos audiovisuais nas animações e ilustrações desenvolvidas especificamente para a montagem. A ficha técnica reúne profissionais das diversas áreas artísticas (fotografia, artes plásticas, literatura, dança, teatro e música), buscando transportar para a cena essas características numa linguagem contemporânea e atemporal. A direção e concepção do espetáculo é de João Bosco Amaral, com atuação de Sol Silveira.

Sinopse:
Annabela é uma mulher de natureza extremamente sensível e delicada, esposa exemplar e especialmente afeiçoada aos animais. Contudo, torna-se uma pessoa irritável, sombria e apática, sem muita simpatia por animais ou pelo próprio marido, frente a um repentino horror desencadeado por sucessivos acontecimentos que a fazem crer que o seu gato, chamado Plutão, possui algo de sobrenatural, uma certa maldição do Gato Preto.

A narrativa compõe-se apenas de memórias, nas quais Annabela relembra as desventuras de sua destruição, em uma conturbada estória sobre a corrupção moral ao longo do tempo, que, aos poucos, consome a protagonista. Sem falar no misterioso Gato Preto, causador de um enigma intrigante, que põe em cheque a já abalada serenidade da personagem, levando a dúvida se os acontecimentos narrados são verdades inexplicáveis ou apenas exageros de uma mente adoecida.

Sobre Edgar Allan Poe
Nascido Edgar Poe (19/01/1709 a 07/10/1849),  foi um autor, poeta, editor e crítico literário integrante do movimento romântico americano. Conhecido por suas histórias que envolvem mistério e macabro, Poe foi um dos primeiros escritores americanos de contos e é geralmente considerado o inventor do gênero ficção policial, também recebendo crédito por sua contribuição ao emergente gênero de ficção científica. Ele foi o primeiro escritor americano conhecido por tentar ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira financeiramente difíceis. É considerado o pai e mestre da literatura de horror e um dos precursores da literatura fantástica moderna.

Suas obras mais conhecidas ão góticas, um gênero que ele seguiu para satisfazer o gosto do público. Seus temas mais recorrentes lidam com questões da morte, incluindo sinais físicos dela, os efeitos da decomposição, interesses por pessoas enterradas vivas, a reanimação dos mortos e o luto. Muitas das suas obras são geralmente consideradas partes do gênero do romantismo sombrio.

Ficha técnica
Texto: Edgar Allan Poe
Direção, Concepção e Adaptação: João Bosco Amaral
Atuação: Sol Silveira
Preparação Corporal: Gustavo Silvestre
Produção Executiva: Thamis Rates
Assistente de Produção: Luciano Caldas
Supervisão Literária e Dramatúrgica: Helissa Soares
Iluminação: João Bosco Amaral
Trilha Sonora: Lino Calaça e Tony Calaça
Figurino: Célia Rodrigues
Maquiagem: Sol Silveira
Ilustrações e Cenotecnia: Leandro Teixeira
Animação Multimídia e Programação Visual: Léo Teixeira
Cenografia, Assessoria de Imprensa e Fotografia: Gilson P. Borges
Vozes em Off: Thamis Rates, Luciano Caldas, Lino Calaça, Sol Silveira e João Bosco Amaral

SERVIÇO

Projeto Trilogia Poe – Parte 2
Espetáculo: Gato Preto
Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014

Dia 27 de junho de 2015, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro
A peça faz parte da programação do SESC Aldeia Diabo Velho. A programação completa e os valores de ingresso estão no site: www.sescgo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *