Termina nesta quinta-feira (9) a primeira enquete de participação social da plataforma on-line da Política Nacional das Artes (PNA), que será um conjunto de políticas públicas para as artes brasileiras, elaborada dentro de um processo encabeçado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).
A largada para o início da construção da PNA se deu no último dia 9 de junho, durante seminário realizado no Rio de Janeiro. Na mesma data, foi colocada no ar a plataforma www.culturadigital.br/pna, a qual qualquer interessado em participar do processo pode acessar, comentar e sugerir propostas com base no que já foi debatido em relação a artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro.
A primeira enquete disponível na plataforma questionou qual tema os interessados consideravam como mais importante para a Política Nacional das Artes. Com mais de 1850 votos, a opção Pacto Federativo do Fomento às Artes ficou em primeiro lugar, seguido de Marcos Legais das Artes, com 1474 votos; Formação Artística e Ensino das Artes, com 1195 votos, e Economia das Artes, com 1098 votos.
Entre as opções estavam também: Memória (referente a acervos de artistas, escritores e de instituições de arte e bibliotecas particulares), com 448 votos; Se educarmos nossas crianças culturalmente, a nossa memória já estará sendo preservada e vivida, com 431 votos; Circulação de acervos de artes visuais, com 323 votos; Laboratórios de produção digital nas sedes da Funarte, com 273 votos; Eventos gratuitos utilizando espaços públicos, com 177 votos, e TV Brasil virar canal inovador. Na TV cabe toda arte e toda internet. Bom pra quem produz e pra quem quer ver maior diversidade de linguagens, com 48 votos.
Seminário
Como primeiro resultado dessa interação, será realizado no âmbito do processo de elaboração do PNA um seminário com o tema Pacto Federativo do Fomento às Artes, em local e data a serem definidos. A proposta de usar o tema para seminário foi bem recebida por dirigentes culturais de todas as regiões do País, que participaram nessa quarta-feira (8) da 2ª reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, em Brasília.
Além da interação pela plataforma digital, haverá encontros nas 27 unidades da Federação – a chamada Caravana das Artes, para ouvir os setores ligados às artes em rodas de conversa. A primeira delas deverá ser realizada ainda este mês na região Nordeste. Também será realizada uma série de seminários temáticos e encontros setoriais com representantes das principais linguagens artísticas.
Fonte: Ministério da Cultura/www.cultura.gov.br