‘Estéticas das Periferias’ mobiliza São Paulo

Roberta Estrela D'Alva apresenta solo de 'spoken word' no Arena. Foto: divulgação

Pelo menos 30 espaços culturais estão engajados na programação do Encontro Estéticas das Periferias, que durante uma semana – de 25 a 30 de agosto – vai espalhar pela cidade um pouco da arte e da cultura nascidas nas bordas da metrópole de São Paulo.

A Fundação Nacional de Artes está no circuito, convocada pela Ocupação Arena Bartolomeu. Durante a semana, o Núcleo Bartolomeu dedica ao Estéticas das Periferias dois eventos da ocupação que promove no Teatro de Arena da Funarte, na rua Dr. Teodoro Baima. São eles: o encontro Dramaturgia Concisa Contemporânea (DCC), que reúne coletivos periféricos de teatro para pensar a produção dramatúrgica nestes locais, e as duas primeiras sessões da reestreia do espetáculo de spoken word de Roberta Estrela D’Alva, Vai te Catar!, criado em 2008.

Do Arena, o Estéticas das Periferias se estende até o Complexo Funarte, na Alameda Nothmann, que também vai abrigar um show especial do Pagode da 27, grupo de samba surgido há dez anos no bairro do Grajaú.

Idealizado pela ONG paulistana Ação Educativa, o Estéticas das Periferias começou sob a forma de um seminário acompanhado de mostra cultural, em 2011. Fortalecido por movimentos culturais ativos nas extremidades marginalizadas da cidade, o projeto ganhou força e entrou definitivamente no calendário cultural de São Paulo em 2014, com toda a programação feita colaborativamente por 40 coletivos de artistas.

Em 2015, o evento chega à sua quinta edição com dezenas de atrações, como shows, peças de teatro e palestras, sempre com entrada gratuita.

Para além da Funarte
A abertura do Estéticas das Periferias é nesta terça-feira, 25 de agosto, no Auditório do Ibirapuera, com a mesa-redonda sobre cultura e política A Urgência das Estéticas Divergentes contra a Ofensiva Conservadora Dominante. Participam do encontro o Secretário de Cultura de São Paulo, Nabil Bonduki, a escritora e pesquisadora Heloisa Buarque de Hollanda, a atriz-MC Roberta Estrela D’Alva e o poeta Allan da Rosa.

Depois do bate-papo, o Grupo Pombas Urbanas se junta ao conjunto Samba da Vela numa peça que unirá teatro e música. Com o título Lado a Lado: Leste a Sul, Uma Só Comunidade, a apresentação abordará temas inerentes ao cotidiano dos moradores das periferias da cidade.

O Estéticas das Periferias contará, ao todo, com cerca de 80 atrações distribuídas pelos espaços culturais envolvidos, durante os cinco dias de programação. Muitos dos coletivos que se apresentam no encontro já receberam da Funarte algum tipo de incentivo à produção de seus trabalhos. É o caso, por exemplo, da Cia. Os Crespos, que leva ao SESC Campo Limpo Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar sem Asas, espetáculo teatral estreado na Sala Arquimedes Ribeiro do Complexo Funarte em 2013.

A programação completa do evento está disponível no site www.esteticasdasperiferias.org.br

Estéticas das Periferias

ABERTURA
Dia 25 de agosto | Terça, das 17h* às 22h
Auditório do Ibirapuera Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera, Portão 3, São Paulo, SP
*chegue para o debate e garanta seu ingresso para o espetáculo de abertura

Debate: Cultura e Política: a Emergência das Estéticas Divergentes contra a Ofensiva Conservadora Dominante
Dia 25 de agosto | Terça-feira, às 17h
Com: Nabil Bonduki, Heloisa Buarque de Hollanda, Roberta Estrela D’Alva e Allan da Rosa
Um momento específico para reflexão sobre a conjuntura política atual, a partir da perspectiva de quem produz cultura no país.O ponto de partida é um cenário em que uma possível onda retrógrada tem conquistado cada vez mais espaços e adeptos. Neste contexto, qual é o potencial de transformação da realidade apresentado pelas estéticas periféricas?
Duração: 90min | Classificação etária: livre
Gratuito

Espetáculo: Lado a Lado: Leste a Sul, uma só Comunidade
Dia 25 de agosto | Terça-feira, às 20h
Com: Grupo Pombas Urbanas e Samba da Vela
O Grupo Pombas Urbanas completou 25 anos em outubro de 2014. O Samba da Vela comemorou seus 15 anos de existência em julho de 2015. Juntos, eles realizam agora um grande espetáculo integrando teatro e música, com elementos do espetáculo de rua Era uma vez um Rei, do Pombas Urbanas, e composições próprias do Samba da Vela. Os trabalhos abrangem temas inerentes ao cotidiano dos moradores das periferias da cidade de São Paulo.
Duração: 120min | Classificação etária: livre
Gratuito

PROGRAMAÇÃO NO COMPLEXO FUNARTE
Show: Pagode da 27
Dia 27 de agosto | Quinta-feira, às 20h
Fundado em 2005, o Pagode da 27 nasceu da reunião de sambistas do Grajaú na Rua 27, conhecida na década de 90 como um dos locais mais violentos e perigosos da Zona Sul. O partido alto tocado nas ruas todos os domingos desde a sua fundação apresenta um repertório de samba raiz.
Duração: aprox. 120min | Classificação etária: livre
Gratuito
Complexo Cultural Funarte São Paulo. Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo, SP

PROGRAMAÇÃO NO TEATRO DE ARENA
Encontro de Dramaturgia Concisa Contemporânea (DCC)
Dia 27 de agosto | Quinta-feira, às 20h
O DCC é um encontro de dramaturgos, escritores, poetas, atores e público onde a dramaturgia é produzida e debatida de forma contemporânea e dinâmica, permitindo que todos os participantes aproximem-se das diversas possibilidades que a palavra oferece. Durante o Estéticas das Periferias, o DCC reunirá atores e atrizes de companhias de teatro que desenvolvem trabalhos nas periferias de São Paulo, grupos de Teatro Negro, poetas e escritores que enxergam a periferia como cenário artístico e político.
Duração: 180min | Classificação etária: 12 anos
Gratuito
Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque, São Paulo, SP

Espetáculo: Vai te Catar!
Dias 28 e 29 de agosto* | Sexta e sábado, às 21h
Com dramaturgia, direção, direção musical e encenação de Roberta Estrela D’Alva
Em cena uma atriz, um microfone e um tapete imaginário. Embaixo dele sujeiras, cacos, estilhaços de histórias, fantasias, fragmentos de vida, lascas de mágoas, pó de esquecimento, fios de recordações. Pedaços de cacos quebrados, que reunidos e colados novamente, dão origem a uma nova peça. Uma experiência inédita, que através do spoken word* (poesia falada) e influenciado pelos poetry slams, faz uma viagem pelo universo das palavras.
spoken word* – Literalmente “palavra-falada” ou conceitualmente “poesia falada”. É o nome dado a uma forma de performance na qual as pessoas recitam textos.
Duração: 60min | Classificação etária: 12 anos
Ingressos: R$20 (meia:R$10). bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa. Não aceita cartões
**A temporada prossegue até 13 de setembro no Arena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *