De 21 a 23 de setembro, a professora Cristiane Freitas Gutfreind (PUCRS) conduz discussões e reflexões acerca do cinema e do regime militar no Brasil, a partir da produção de filmes sobre o período, tendo o realismo como estratégia estética.
O curso busca refletir sobre os processos construtivos das diferentes formas de representação, considerando o testemunho, o biográfico, o arquivo e a memória, e sobre questões em torno do filme político e seus desdobramentos na contemporaneidade.
O curso conta também com intervenção artística do poeta, compositor e pesquisador Marcelo Dolabela, abordando a Poesia Marginal de 1964 a 1980, através da panorâmica sobre os grupos editoriais, as publicações e as ações coletivas; e da leitura de poemas que mostram como esta produção realizou, no campo da literatura, da música, do teatro e das artes plásticas, embates similares aos dos movimentos de resistência e luta política contra a ditadura militar.
As inscrições estão abertas e poderão ser feitas por meio do email arteemfoco.funarte@gmail.com. O curso é gratuito e fornece certificado de participação.
Sobre Cristiane Freitas Gutfreind
Cristiane Freitas Gutfreind é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pesquisadora do CNPq. Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Cultures et Comportements Sociaux – Université de Paris 5 (René Descartes-1996) e doutorado em Sociologie – Université de Paris 5 (René Descartes-2001). É coordenadora do departamento de Ciências da Comunicação e coordenadora da Comissão Científica da Famecos. Coordena o grupo de pesquisa Cinema e Audiovisual: comunicação, estética e política. Foi editora da Revista Famecos e atualmente é editora da Revista E-Compós.
Serviço:
21 a 23 de setembro, das 19 às 22h.
Funarte MG – Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
(31) 3213-7112
Inscrições gratuitas
Nome, telefone e breve currículo para: arteemfoco.funarte@gmail.com