‘As Canções que Você Dançou pra Mim’ faz curta temporada no Teatro Funarte Plínio Marcos, em Brasília

Prestes a completar 250 apresentações, As canções que você dançou pra mim faz curta temporada – dias 18, 19 e 20 de setembro –, no Teatro Funarte Plínio Marcos, em Brasília. O espetáculo, dirigido por Alex Neoral, integra a grade de programação da ocupação Território Paranoá – Eixo Cerrado Amazônico, contemplada pelo Edital de Ocupação do Teatro Funarte Plínio Marcos 2015.

As Canções que Você Dançou pra Mim reúne estilos como iê-iê-iê, canções românticas, além de clássicos que despertam emoções na construção da coreografia. Alex Neoral – que em 2014 realizou o inigualável Saudade de Mim, a partir da obra de Portinari e Chico Buarque – se inspira na obra de Roberto Carlos para criar a montagem, que visita as décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990, por meio de muito movimento. Além de Alex Neoral, também estão no elenco Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Gabriela Leite, Marcio Jahú e Monica Burity.

“A escolha por Roberto Carlos surgiu de brincadeiras do elenco, que durante as viagens cantava músicas do rei, onde um ia interrompendo o outro, com outra música, a partir de uma palavra comum”, conta o diretor e coreógrafo Alex Neoral. “Uma canção vai puxando a da sequência, formando uma grande história. É como se uma perguntasse e a outra respondesse”, completa Alex. As canções que você dançou pra mim está a quatro anos em cartaz, e foi eleito entre os melhores do ano pelos jornais O Globo (2011) e Folha de São Paulo (2012). Uma das principais companhias da atualidade na cena brasileira, a Focus Cia. de Dança é patrocinada pela Petrobras.

Mais de 70 trechos das composições, sempre na voz do próprio Roberto em suas versões originais em clássicos dos anos 1960 a 1980 compõem As canções que você dançou para mim. Para Alex, o desafio é duplo: mergulhar na obra de um artista tão popular, tão presente no cotidiano dos brasileiros, e colocar tal obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança. “O significado da palavra é muito forte na canção. Procurei usar a literalidade, mas de uma forma inteligente, que não limitasse a dança a uma legenda da letra. Aproveitei as intenções para dar fisicalidade ao movimento e para buscar uma atitude teatral”, destaca. O resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com os espectadores, o que cria identificação e conquista plateias de diferentes perfis.

Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, As canções que você dançou pra mim traz figurinos em tons de azul, que fazem alusão aos modelos e cortes das décadas de 1960 a 1980, com toques contemporâneos.

Além das apresentações, o grupo também realiza, em Brasília, uma oficina de Dança Contemporânea, totalmente gratuita. A oficina acontece no dia 19 de setembro (sábado), das 14 às 17 horas, no Teatro Plínio Marcos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 11 de setembro, com o envio do currículo para o e-mail focusciadedanca@gmail.com.  As inscrições são gratuitas. O público-alvo é de bailarinos profissionais. A divulgação do resultado será feita por email no dia 15/09.

Sobre a Focus Cia. de Dança
A Focus Cia. de Dança, dirigida por Alex Neoral, que completa 15 anos em 2015, foi fundada no ano 2000 e hoje é um dos mais atuantes grupos de dança do Rio de Janeiro. Possui no repertório, 12 peças coreográficas, dentre as quais Ímpar, 3 Pontos, Dente de Leite e o recente Saudade de Mim. Em 2010 e 2011, a Focus se apresentou em 32 cidades francesas, inclusive na Bienal da Dança de Lyon. Seu itinerário internacional inclui destinos como Nova York e Washington (EUA), Porto (Portugal), Torino (Itália), Stuttgart (Alemanha) e Panamá. No Brasil, já levou espetáculos para mais 80 cidades. Seus trabalhos já foram indicados entre os melhores do ano por veículos como o Jornal do Brasil e O Globo. No ano de 2012, o júri especializado do Guia da Folha de São Paulo elegeu As canções que você dançou pra mim como uma das três melhores montagens daquela temporada pela originalidade e simplicidade da proposta.

Sobre o diretor
Alex Neoral é o idealizador, fundador e diretor da cia. Ele também é o coreógrafo que através desse grupo pode experimentar suas primeiras danças. Alex começou a dançar aos 15 anos. Como bailarino, integrou a Cia de Dança Deborah Colker, Cia Nós da Dança, Grupo Tápias e Cia Vacilou Dançou – Carlota Portella. Paralelamente à atividade de intérprete de outros diretores, sempre tentou manter ativo o impulso criativo, fundando a Focus Cia de Dança. Como coreógrafo, criou trabalhos para importantes grupos como São Paulo Cia de Dança, Teatro Bolshoi no Brasil, City Dance Ensemble (Washington DC), entre outros. Trabalha no carnaval carioca há cinco anos e hoje coreografa a Comissão de Frente da Unidos da Tijuca que, este ano, tirou nota máxima do júri. Foi o responsável pelas coreografias e direção de movimento de Rock in Rio – o musical, Cazuza – pro dia nascer feliz e Palavra de Mulher.

Serviço:
As Canções que Você Dançou pra Mim
Com a Focus Cia de Dança (RJ)

Dias 18, 19 e 20 de setembro
Sexta e sábado, às 21h
Domingo, às 19h

Ingressos: R$ 20 (inteira)
Abertura da bilheteria: terça a quinta, de 16h às 19h; e de sexta a domingo, a partir das 16h.
Local: Teatro Funarte Plínio Marcos (Complexo Cultural Funarte Brasília)
Eixo Monumental, Setor Divulgação Cultural – Brasília (DF)

Classificação indicativa: Livre
Duração: 55 minutos
Oficina de Dança Contemporânea, com a Focus Cia de Dança (RJ)
Dia: 19 de setembro, das 14h às 17h

Gratuita
Inscrições: focusciadedanca@gmail.com

Local: Teatro Funarte Plínio Marcos (Complexo Cultural Funarte Brasília)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *