Escola de palhaços em SC comemora formatura com espetáculos

Formandos da primeira turma Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica (SC) - 2015

A primeira turma da Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica, em Morro das Pedras – Florianópolis (SC), realiza sua formatura com espetáculos, aos sábados, às 18h e domingos, às 21h, nos dias 12, 13 e 26 e 27 de setembro. Única do gênero no Sul do Brasil, a escola foi criada em projeto contemplado com o edital do Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo 2013, conferido à Companhia Pé de Vento – que administra o circo.

Os vinte alunos da turma apresentam, na celebração, os números que desenvolveram nas várias disciplinas praticadas nos seis meses de duração do curso, tais como música, teatro, dança e acrobacias aéreas. Os novos palhaços também tiveram os cursos de iluminação, sonorização e divulgação. Todo o programa foi dirigido pelo diretor da escola, Pepe Núñez, com orientação de Vanderleia Will.

“Os novos ‘palhaços formados’ vieram de muitas regiões brasileiras. Eles são de diferentes idades e trazem suas diversas culturas e costumes locais. Alguns nunca tiveram experiência anterior, quer no circo ou no teatro; mas outros já trabalham no ofício há muito tempo.  Um deles viveu mais de 40 profissões diferentes e encontrou, pelo riso, uma forma de mostrar um novo caminho”, exalta Pepe Nuñez. O ator e palhaço espanhol assinala que, entre as caracterizações dos novos clowns estão a “perfeccionista”, o “bobo”, os “Barbudos” e o “sábio”, além dos malabaristas e da contorcionista. “Todos esses artistas são sonhadores, que fizeram um verdadeiro mergulho na arte de ser palhaço. Eles têm um sonho em comum: ter a oportunidade de reaprender a brincar com o grande público”.

A escola que dá “diploma de palhaço”

Pepe acrescenta que ele e a atriz e professora licenciada em Artes Cênicas Vanderléia Will queriam exatamente levar à população esses sonhos dos artistas da palhaçaria, quando tiveram a ideia de montar a lona, no sul da ilha de Florianópolis, e depois o anseio de criar a escola – fundada em março de 2015, a partir do processo seletivo da Fundação Nacional de Artes. Com 1.404 m2, a nova estrutura inclui teatro equipado com caixa preta, iluminação cênica e sonorização, além de restaurante, loja de conveniências e estacionamento.

“Mas… Formatura de palhaço? Precisa estudar pra ser palhaço? O que se aprende em uma escola para palhaço? Curioso imaginar o que fazem vinte pessoas se aperfeiçoarem e estudar para ser palhaço num circo”, destacam os realizadores. Eles explicam que a resposta é simples: “eles estudam sobre a difícil e delicada arte de fazer rir e emocionar – a si mesmo e ao público”. Dessa forma, nada mais justo que celebrar seis meses de muito estudo e aprendizado com esse espetáculo”.

Pepe destaca que a iniciativa pedagógica alcança não somente a arte da palhaçaria, mas também a habilitação básica em artes circenses em geral, com abrangência em toda a Região Sul. “É um espaço de formação, aperfeiçoamento e qualificação. Nossa proposta é desenvolver uma metodologia de ensino específica para a formação do palhaço, de forma continuada e com experiências no cotidiano do circo”, explica Pepe.

A próxima turma de palhaços da Escola deve começar em março de 2016.

Sobre o Circo Dona Bilica

Além de ser um centro de fomento e de intercambio entre artistas e produtores, o Circo da Dona Bilica já prestava o serviço de treinar novos talentos – principalmente agora, após a inauguração da escola. “Estamos realizando mais uma parte do sonho: a de formar a primeira turma de palhaços”, compartilha Vanderléia, que acaba de voltar do Festival Internacional de Teatro, em Londrina (PR), onde apresentou o espetáculo “Dona Bilica Naquele Tempo”.
Espetáculos de formatura da Escola de Palhaços
12 de setembro – sábado: 21h
13 de setembro – domingo: 19h
26 de setembro – sábado: 21h
27 de setembro – domingo: 17h

Ingressos: R$ 15,00. meia-entrada: R$ 7,50
Local: Circo da Dona Bilica
Rua Manoel Pedro Vieira, nº 601
Morro das Pedras – Florianópolis – SC

O projeto Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica foi contemplado com o edital do Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo 2013.

Realização: Cia. Pé de Vento

Mais informações: circodonabilica.com.br