Aberta temporada de oficinas de dança na Funarte SP

Dopmingo, 13, tem oficina, jam e espetáculo do "Boomwhackers Brasil Group" na Funarte SP. Foto: divulgação

A Ocupação Inquietos ingressa em sua fase final com novas atrações e ainda mais atividades gratuitas de dança contemporânea. Até 4 de outubro, a programação da Sala Renée Gumiel vai ganhar o reforço de oficinas avulsas, com temas tão diversos quanto o maracatu pernambucano, o flamenco ou os boomwhackers americanos. A educadora e pesquisadora Renata Meirelles também tem encontro marcado com o público nesta nova etapa da ocupação, para uma conversa sobre as brincadeiras infantis pelo Brasil afora.

A primeira oficina inquieta de setembro será no domingo, 13, com o pesquisador e arranjador na área da educação musical ativa Uirá Kuhlmann, do Boomwhackers Brasil Group (BBG). Formado há dois anos e composto por 13 artistas que se movimentam com os boomwhackers apresentando uma narrativa melódica, o grupo é pioneiro no país na utilização destes instrumentos para performance musical e cênica.

Os boomwhackers, ou simplesmente booms, são tubos percussivos de plástico com tamanhos e cores diferentes – cada cor produz uma nota na escala musical. Por isso, é impossível trabalhar com eles de outra forma que não seja coletiva e colaborativamente. Cria-se assim, segundo o grupo, uma nova maneira de fazer música e dança, “com muito som, movimento, cores e descobertas”. O BBG se define como “brincantes que se reuniram com um ideal musical/pedagógico, trazendo esta nova possibilidade de tocar belos temas musicais com tubos e muita colaboração”.

Depois da oficina, Kuhlmann e os integrantes do BBG permanecem na Funarte para uma jam session aberta a todos os interessados, seguida de espetáculo que reunirá temas conhecidos e ritmados que vão da música clássica ao rock`n roll, passando por músicas de trilhas de filmes a videogames.

Uirá Kuhlmann é formado em piano erudito com licenciatura em música, e graduado em Orff – Schulwerk pela San Francisco School (The Certification Orff Program) e pela Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo (Reeducação do Movimento). Dirige a empresa Música e Movimento, núcleo de pesquisa e formação em educação ativa focado na capacitação e atualização de educadores. É, também, professor de vivência musical na escola Germinare, na capital paulista, e professor no curso de pós-graduação A Arte de Ensinar Arte, pela Faculdade Singularidades, em São Paulo.

Veja, abaixo, a programação completa das oficinas avulsas e palestra da Ocupação Inquietos – responsável pela atual temporada de espetáculos e atividades culturais na Sala Renée Gumiel da Funarte SP, com o respaldo de Edital de Ocupação da Funarte. Para participar das oficinas, envie email para oficinas.inquietos@gmail.com indicando seu interesse por uma – ou algumas – delas.

Ocupação Inquietos
Projeto selecionado por edital público para a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural da Funarte São Paulo

Idealização, direção artística e curadoria:Bruna Piccazio | Direção de produção: José Renato Almeida | Produção: Larissa Verbisck Alcantara Bonfim, Cassia Sandoval, Gabiela Pas Gabriela, Victor Amaro, Sheila Faermann | Coordenação técnica de som: Glauber Coimbra | Coordenação técnica de luz: André Boll – Santa Luz

OFICINA, JAM SESSION E ESPETÁCULO COM O BOOMWHACKERS BRASIL GROUP
Dia 13 de setembro | Domingo, a partir das 10h

Oficina
Dia 13 de setembro | Domingo, às 10h
Duração: 120min | Classificação etária: livre
Inscrições: oficinas.inquietos@gmail.com
Gratuita

Jam session
Dia 13 de setembro | Domingo, às 14h
Duração: 120min | Classificação etária: livre
Entrada franca. Não requer inscrição nem conhecimento prévio.

Espetáculo
Dia 13 de setembro | domingo, às 17h
Direção: Uirá Kuhlmann | Músicos: Aline Rissuto, André Sousa, Felipe Kawamoto, Giovanna Cameron, Iuri Galati, Henrique Nakamoto, Lana Lopes, Murilo Ribeiro, Raissa Lopes, Renata Martinelli, Rodrigo Pança, Sheila Freitas, Uirá Kuhlmann | Músicas: Assim Falou Zaratustra (Richard Strauss); Raider`s March (John Williams); In the Hall of the Mountain King (Edward Grieg); The Final Countdown (Europe); Eye of the Tiger (Survival); A Pantera Cor de Rosa(Henry Mancini); Libertango (Astor Piazzolla); Jesus Alegria dos Homens (J S.Bach); Mario Bross Theme (Koji Kondo); Missão Impossível (Danny Elfman); Pela Luz dos Olhos Teus (Tom Jobim e Vinícius de Moraes)
Duração: 50min | Classificação etária: livre
Ingressos: R$20 (meia: R$10). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa. Não aceita cartões.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ENCERRAMENTO
Inscrições: oficinas.inquietos@gmail.com. Não é necessário conhecimento prévio
Atividades gratuitas

Oficina de Maracatu (Dança e Música)
Dia 19 de setembro | àbado, às 13h
Com Mestre Chacon Viana e Mestra Joana Cavalcante (Pernambuco)
Chacon e Joana vêm diretamente de Pernambuco para São Paulo, para ensinar a dança e a música realizados no Maracatu de baque virado Porto Rico. Maracatu é uma manifestação popular de matriz africana, expressado através de um cortejo. A dança com o xequerê (instrumento musical que simboliza o Orixá Nanã) torna o corpo íntegro de som e movimento, uma vez que o peso do objeto, e o ritmo, transformam a maneira de dançar maracatu, além, é claro, de seu universo simbólico/religioso.
Duração: 180min | Recomendação etária: livre

Palestra Território do Brincar, um encontro com a criança brasileira
Dia 25 de setembro | Sexta-feira, às 17h30
Com a educadora e pesquisadora Renata Meirelles
Afinal, o que seria do corpo sem a brincadeira? Renata Meirelles viajou pelo Brasil em busca de brinquedos e brincadeiras de nosso país, perto da criatividade e espontaneidade e longe da zona de conforto que caracteriza a nossa época. Na brincadeira das crianças (Pará, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo), os gestos, cantos, brinquedos e histórias fazem parte de uma mesma ordem intuitiva.
Duração: 90min | Recomendação etária: livre

Oficina Cantando e Reinando com os Arturos
Dia 26 de setembro | Sábado, às 14h
Com o Grupo Arturos (MG)
Duração: 120min | Recomendação etária: livre
Este grupo “Moçambique” apresenta, aos sons dos tambores, gungas e patangomes, toda vida histórica dos negros moçambiqueiros. Na oficina, os participantes poderão sentir a maior cultura tradicional de Minas Gerais.
Duração: 120min | Recomendação etária: livre

Oficina de dança percussiva para portadores de deficiência visual e/ou auditiva
Dia 3 de outubro | Sábado, às 14h
com Grupo Inquietos de Dança Percussiva
Duração: 120min | Recomendação etária: livre
O grupo Inquietos de Dança Percussiva irá proporcionar aos participantes a experiência sensorial através do uso de objetos sonoros. Através da vibração dos objetos ou da escuta e experiência corporal, serão repassados exercícios relacionados ao espetáculo Pele Sonora, em que todos poderão vestir os figurinos utilizados em cena.

Programação de Encerramento
Dia 4 de outubro | Domingo, às 10h
Nesta maratona de oficinas, cada professor irá repassar um exercício significativo de seu trabalho, num caráter de mostra, em que todas as propostas e seus conteúdos exploram a fusão entre a dança e a música.
10h – Tubos Voadores (Boomwackers arremessados), com Uirá Kuhlmann
11h – Voz e Movimento, com Lineker
12h – Chula – Sapatedo Gaúcho, com Romeu Fregonese
13h – Sapateado Americano e o Corpo Brasileiro, com Chris Matallo
14h – Guerra – Caboclinho, com Marina Abib
15h – Flamenco (Sevillanas), com Sônia Quiroga
16h – Ritmo e Movimento, com Pedro Consorte
17h – Oficina de dança Sul-Africana – Gumboot Dance, com Rubens Oliveira
18h – Dança Percussiva Contemporânea, com Bruna Piccazio
19h – Bate-papo/entrega de certificados para alunos regulares/encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *