A Cia. Tugudum, de Campinas, está na Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte São Paulo na tarde deste sábado, 12 de setembro, com o espetáculo infantil Ora Bolas. Com direção de Rosana Baptistella, a peça traz a marca de pesquisa mais característica da companhia: uma combinação entre música, teatro e dança, que interagem dentro de uma narrativa lúdica, poética e bem-humorada.
Ora Bolas, como definem seus criadores, estabelece um “diálogo corpóreo musical e cênico” para propor à plateia “um olhar sobre a magia do círculo, onde há sempre o retorno ao ponto de partida”. “Transformar, transformar e transformar, enfim voltamos ao início. A tônica enfocada é o som gerando o movimento e o movimento gerando o som”, sintetiza a coreógrafa Valéria Franco, também intérprete do espetáculo ao lado de Dalga Larrondo. Desde 1989 – dez anos antes da fundação da Cia. Tugudum -, esta dupla vem se dedicando à pesquisa de interação de linguagens para propor uma nova estética. O improviso, explicam eles, está presente tanto na concepção do espetáculo como na apresentação ao vivo.
Ora Bolas estreou em junho de 2004, no FITEI- Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, realizado na cidade do Porto, em Portugal. Em 2009, para comemorar seus dez anos de fundação, a Tugudum trouxe de volta aos palcos o espetáculo.
Sobre o grupo e elenco
A diretora, coreógrafa e criadora intérprete Valéria Franco, formada em dança pela Unicamp em 1990, é professora de Dança Contemporânea na Cia. Tugudum, onde também desenvolve um trabalho de pesquisa da interação das linguagens da dança, música e teatro, fundamentado em educação somática e improvisação.
Dalga Larrondo é diretor, compositor e percussionista formado no Conservatório Nacional de Rueil-Malmaison (França), e graduado pela Faculdade Mozarteum, de São Paulo. Foi percussionista da Orquestra Sinfônica de Campinas, e professor no Departamento de Artes Corporais da Universidade de Campinas (Unicamp). Foi, ainda, vencedor do I Concurso Firestone de Música Criativa com duas peças de sua autoria Mãos e O móvel – esta última em duo com a dançarina Valéria Franco (1992).
A Cia. Tugudum cria e produz espetáculos de dança, teatro e música desde 1999, com foco na pesquisa sobre a interação de linguagens e improvisação em dança e música contemporânea. De maneira independente, mantém sua sede na cidade de Campinas e se dedica, além da apresentação de espetáculos, à realização de cursos e oficinas.
Ocupação Inquietos
Projeto selecionado por edital público da Funarte
Espetáculo infantil Ora bolas – Diálogo Corpóreo Musical Cênico
Dia 12 de setembro | Sábado, às 16h
Direção: Rosana Baptistella | Texto: criação coletiva | Coreografias: Valéria Franco | Elenco: Dalga Larrondo e Valéria Franco | Projeto de iluminação e pesquisa musical: Dalga Larrondo e Valéria Franco | Figurinos: Cia. Tugudum | Operação técnica luz: Júlio Lemos | Produção geral: Lia Raquel
Duração: 50min | Classificação etária: livre. Recomendado para crianças, jovens e adultos
Ingressos: R$10(meia: R$5). Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo – um ingresso por pessoa. Não aceita cartões
Assista ao vídeo do espetáculo: https://vimeo.com/46048846