“Arte em Foco 2015” promove oficinas artísticas na Funarte MG

"Corpos Proibidos" (Trabalho do Grupo Obscena) - Foto: Nina Caetano

A Funarte MG recebe, no mês de outubro, quatro oficinas artísticas: Tatuagens Urbanas – inscrições no corpo da cidade; Introdução à Arte da Intervenção Urbana; Politicamente Hip Hop – Festa e Resistência no Espaço Público de Belo Horizonte; e Performar o Insensível Político: poética de sarau e o estado interminável de crise. As atividades têm inscrições gratuitas, vagas limitadas e fazem parte da sétima edição do Arte em Foco 2015. O projeto teve início em agosto com cursos teóricos, intervenções artísticas e prossegue com demais ações até dezembro.

Com carga horária de 20 horas, as oficinas vão propiciar aos participantes – artistas, estudantes e demais interessados, reflexões práticas sobre as relações entre a arte, a política, o urbano e com artistas de diferentes áreas criativas. Os interessados devem enviar nome completo e breve currículo para o e-mail oficinas.funarte@gmail.com. A programação será realizada na Funarte MG, localizada no Centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Mais informações sobre as oficinas através do telefone (31) 3213-3084.

Serviço:

Arte em Foco 2015: Oficinas artísticas na Funarte MG

Tatuagens Urbanas – inscrições no corpo da cidade, com Clóvis Domingos/ Obscena

Esta oficina propõe, por meio de jogos relacionais e práticas situacionistas, de relações com objetos, arquiteturas e narrativas, instaurar texturas e intervenções que dialoguem e interfiram nos espaços urbanos e seus habitantes, promovendo interrupções do fluxo cotidiano por meio da memória, do afeto, da festa e do choque.

De 7 a 10 de outubro
Quarta a sexta, das 15h às 20h
Sábado, das 9h às 17h
Vagas: 30 participantes

Introdução à Arte da Intervenção Urbana, com Brígida Campbell

A proposta desta oficina é introduzir os participantes no universo das intervenções urbanas e da arte no espaço público. A intenção é promover o debate em torno das questões das cidades e reafirmar a arte como meio potencializador de estratégias simbólicas que reconfiguram a relação que temos com os espaços públicos das cidades.

De 13 a 17 de outubro
Terça a sexta, das 14h às 18h
Sábado, das 9h às 13h
Vagas: 20 participantes
Público-alvo: Estudantes e professores de arte, artistas e interessados em arte urbana em geral

Politicamente Hip Hop – Festa e Resistência no Espaço Público de Belo Horizonte, com Pedro Valentim/ Família de Rua

Através da experiência do coletivo Família de Rua, que ocupa o espaço público de Belo Horizonte (BH) com o Duelo de MCs desde 2007, a oficina irá abordar a relação da cultura hip hop com o poder público e os espaços da cidade, propondo alternativas de atuação à burocracia cotidiana.

De 19 a 23 de outubro
Segunda a sexta, das 18h às 22h
Vagas: 20 participantes

Performar o Insensível Político: poética de sarau e o estado interminável de crise, com Mário Geraldo

A oficina propõe exercícios e reflexões sobre o que o filósofo Giorgio Agambem considera como um estado de “crise interminável” com o objetivo de construir um conjunto de performances e, ao final, compor um sarau com estes elementos. O conceito “partilha do sensível”, de Jacques Rancière, é usado como instrumento teórico para traduzir em imagens, gestos e sons o que o filósofo francês chama de “insensível político”.

De 26 a 30 de outubro
Segunda a sexta, das 18h às 22h
Vagas: 30 participantes
Público-alvo: Estudantes, educadores, agitadores culturais, artistas e demais interessados

Todas as oficinas têm inscrições gratuitas, vagas limitadas e os interessados devem enviar nome e breve currículo para o e-mail oficinas.funarte@gmail.com

Local: Funarte MG – Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (BH)
Informações: (31) 3213-3084