Roberta Estrela D’Alva dá oficina de poesia falada (SP)

Spoken word, slam e rap estão na pauta da oficina com Roberta Estrela D'Alva. Foto: divulgação

A atriz-MC, dramaturga, slammer e diretora Roberta Estrela D’Alva será a facilitadora da Oficina de Teatro Hip-Hop | Zona Autônoma da Palavra, que o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos realiza a partir de quarta, 7 de setembro, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas por este link.

Os encontros com Roberta Estrela D’Alva vão abordar três vertentes da poesia falada contemporânea: o spoken word, o slam e o rap. Elas serão a base para a realização de exercícios práticos que envolverão depoimento, escrita, voz, respiração, dicção, interpretação, a relação do texto escrito com a fala, a postura cênica do corpo e a teatralidade da performance.

Todo o conteúdo da programação será, ainda, apresentado em dois eixos centrais: o primeiro deles, Afinando o Instrumento, tratará da apresentação do tema (vertentes da poesia falada hoje) e exercícios práticos de voz, respiração e corpo. Já em Da Letra à Voz, os participantes declamam, interpretam e cantam a poesia.

O workshop com Roberta Estrela D’Alva integra a programação do Quartas Abertas, espaço voltado ao estudo e à pesquisa na Ocupação Arena Bartolomeu – De Onde Viemos, para Onde Voltamos. Selecionada por edital público da Funarte, a ocupação do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos – Teatro Hipo Hop marca o retorno do grupo ao Teatro Arena (onde se formou, em 2001), poucos meses após o despejo de sua antiga sede no bairro da Pompeia.

Sobre Roberta Estrela D’Alva: bacharel em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Roberta é uma das fundadoras do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos (primeira companhia de Teatro Hip Hop do Brasil) e do coletivo Frente 3 de Fevereiro, onde desenvolve ações simbólicas, produção de livros, documentários e investigações colaborativas. Nesses coletivos vem realizando trabalhos como atriz, diretora, roteirista e dramaturga. É idealizadora do ZAP! Zona autônoma da Palavra, primeiro Slam (batalha de poesia) brasileiro.


Ocupação Arena Bartolomeu – De Onde Viemos, para Onde Voltamos

Projeto selecionado por edital da Funarte para o Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque, São Paulo, SP. Tel (11) 3256 9463

Oficina de Teatro Hip-Hop | Zona Autônoma da Palavra
Dias 7, 14, 21 de outubro | Quartas, às 20h
Com: Roberta Estrela D’Alva
Duração: 120min | Classificação etária: livre
Inscrições: neste link
Gratuita

Em caso de dúvida, envie um email para: nucleobartolomeucomunicacao@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *