RJ é um dos primeiros estados que recebem oficinas do “Cena em Construção”, da Funarte

Rio de Janeiro - Programação Visual Funarte

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com secretarias e fundações municipais e estaduais de cultura, universidades e o Serviço Social do Comércio (SESC) realiza, em outubro e novembro, o Cena em Construção – Programa Funarte de Capacitação Técnica em Artes Cênicas – 2015. Os primeiros municípios a receber as oficinas, no período de 19 a 30 de outubro, serão Rio de Janeiro (RJ); e Vitória e Vila Velha (ES). Em sseguida, no período de 26 a 30/10, o programa chega a Curitiba (PR) – acesse abaixo informações sobre esses os dois circuitos.

O novo programa na área de formação da Funarte levará oficinas a dez estados das cinco regiões brasileiras, com inscrições gratuitas. A iniciativa vem renovar o compromisso da Fundação com o resgate, a reciclagem e a difusão dos conhecimentos relacionados à composição da cena, nas áreas de iluminação; montagem cênica; caracterização; som; e novas mídias.

As oficinas do Rio de Janeiro serão: Projeção e “videomapping” para espetáculo cênico, ministrada por Rico Vilarouca (RJ); Direção técnica e direção de palco, com Hugo da Matta (RJ), Montagem e operação de luz, com o instrutor Flavio Andrade (SC), e Figurino, ministrada por Raquel Theo (RJ) – mais informações abaixo.

O Cena em Construção e seus objetivos

O programa Cena em Construção foi idealizado pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte. Realizada pelo Setor de Formação, Pesquisa e Memória do Ceacen, a ação consiste em circuitos de quatro oficinas, ministradas em cada cidade visitada, por profissionais com reconhecida atuação em suas áreas. Serão 40 módulos, com um total de 20 horas/aula, oferecidas gratuitamente. A expectativa da Funarte é atingir cerca de 800 alunos nas 12 cidades visitadas. Seu objetivo principal é proporcionar aos participantes aprimoramento e refinamento das percepções sobre os ofícios ligados à concretização do espetáculo. Através das atividades, a Funarte pretende também contribuir com o processo produtivo da cena; fortalecê-lo e valorizá-lo; e criar oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissional dos alunos, além de facilitar a inserção destes no mercado de trabalho.

Através do Cena em Construção, a Funarte retoma sua vocação histórica na área da cenotécnica – que remonta ao surgimento do seu Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC). Além de provocar a mobilização para o debate e a reflexão sobre esse campo de formação, o programa é o primeiro passo para o início da reestruturação do CTAC, com vistas ao seu fortalecimento como espaço de formação e capacitação técnica.

Os eixos temáticos

Cena em Construção – Programa Funarte de capacitação técnica em Artes Cênicas – 2015 é dividido em quatro eixos temáticos, a saber:

1. Montagem cênica – inclui: CenografiaOficina de segurança em montagem de palcoCenotécnica e contrarregragemDireção de palco; e Montagem cênica.

2. Som e novas mídias – inclui: Montagem e operação de som; Composição de trilha sonora para espetáculo cênicoCriação de vídeo para espetáculo cênico; e Montagem e operação de vídeo para espetáculo cênico.

3. Iluminação – inclui: Montagem e operação de luzCriação de luz 1 e 2; e Outras estratégias de iluminação para cena.

4. Caracterização – inclui: Criação de figurino 1 e 2; Maquiagem; e Criação de adereços

Cena em Construção – Programa Funarte de capacitação técnica em Artes Cênicas 2015

Agenda dos circuitos de oficinas do mês de outubro

Rio de Janeiro (RJ) | Vitória e Vila Velha (ES) | Curitiba (PR)

_____________________________________

Oficinas do circuito Rio de Janeiro (RJ)

Período: 19 a 30 de outubro de 2015
Público-alvo: Estudantes, profissionais e outros interessados em artes cênicas
Inscrições: até 15 de outubro

Como se inscrever: os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível abaixo. Depois de preenchida, esta ficha deve ser enviada para o e-mail: formacao.ceacen@funarte.gov.br

Acesse aqui as fichas de inscrição

Mais informações: (21) 2279-8034 | 2279-8014

  • Oficina de projeção e “videomapping” para espetáculo cênico
    Instrutor: Rico Vilarouca (Rio de Janeiro – RJ)
    Período: 19 a 23 de outubro
    Horário: 9h às 13h
    Local: Centro Técnico de Artes Cênicas da Funarte: Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
    Nº máximo de participantes: 30

Objetivos: apresentar os aspectos de pré-produção e realização de um trabalho de projeção e “videomapping” para as artes cênicas; formatos de produção de vídeo; softwares mais populares; hardware básico; e dicas de finalização de conteúdo.

Sobre o profissional: o designer Rico (Ricardo) Vilarouca, sócio da empresa Vilaroucas, trabalha com videografismo e animação para TV e cinema; “videomapping, projeções e cenário virtual para teatro, shows e eventos; “motion e special FX”; direção de arte; design gráfico; “branding”; e sinalização. Com um currículo vastíssimo, conta com as seguintes premiações e indicações: Prêmio Cbtij: Desenho de Animação em Teatro – Destaque em 2005, pelo trabalho de animação nos espetáculos Mamãe, Como eu Nasci?Tistu, o Menino do Dedo VerdeeTheatro das Virtudes; Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil 2008 – Prêmio Especial, pelo conjunto de trabalhos com técnicas de animação em teatro; indicação ao Prêmio Shell 2008 – Categoria Especial, pela criação de vídeos dos espetáculos Meu filho é um doce eAquarelas do Ary; Indicação ao Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil 2010 – Melhor Cenário – pela concepção visual de Ludi na Revolta das vacinas; Indicação ao Prêmio APTR 2011 – Categoria Especial, pelos vídeos do espetáculo Histórias de Amor Líquido.

  • Oficina de direção técnica e direção de palco
    Instrutor: Hugo da Matta (Rio de Janeiro – RJ)
    Período: 19 a 23 de outubro
    Horário: 14h às 18h
    Local: Centro Técnico de Artes Cênicas da Funarte: Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
    Nº máximo de participantes: 30

Objetivos: apresentar o universo técnico da produção de espetáculos e eventos nos mercados de arte e entretenimento. Através do estudo de casos, experimentados por Hugo da Matta ao longo de sua carreira, o aluno entrará em contato com as diversas funções e variáveis que compõem o departamento técnico de uma produção cênica.

Sobre o profissional: como diretor técnico, Hugo da Matta atua no planejamento, execução e coordenação dos projetos técnicos dos mais variados eventos, como espetáculos de teatro e música, exposições, festivais, e outros. Tem conhecimento avançado do vocabulário técnico nas áreas de áudio, iluminação, vídeo, geração elétrica, montagem e infra-estrutura. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, atuou durante cinco temporadas como diretor de palco. Tem como principais clientes: Rio360 (agencia de marketing promocional), onde respondeu pela direção técnica e artística de eventos corporativos como o Prêmio dos Melhores do Ano do Comitê Olímpico Brasileiro; FSR, onde integrou da equipe de direção de palco do prêmio Laureus World Sports Awards 2013; e do Five Currents, onde participou das Cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Panamericanos, como diretor de palco. Na área cultural, durante os últimos anos, assinou a direção técnica de grandes festivais do Rio, como o Panorama de Dança; o Festival Intercambio de Linguagem, o Festival Multiplicidade – Ocupação Parque Lage; e o II Festival Internacional de Circo. Atualmente, é Gerente de Produção do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, onde responde pelo departamento de Apresentação do Esporte, nas arenas da Barra da Tijuca.

  • Oficina de montagem e operação de luz
    Instrutor: Flavio Andrade (Joinville – SC)
    Período: 26 a 30 de outubro
    Horário: 9h às 13h
    Local: Centro Técnico de Artes Cênicas da Funarte – Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
    Nº máximo de participantes: 30

Objetivos: proporcionar o desenvolvimento de habilidades técnicas – desde o reconhecimento da estrutura elétrica, até a confecção de mapas e a operação; e de conhecimentos avançados, na manutenção de equipamentos e na criação artística para o ofício do iluminador cênico – desde a história da iluminação no espetáculo, até as novas tecnologias na área – visando à capacitação inicial de mão de obra para atendimento dos segmentos artísticos de circo, dança e teatro.

Sobre o profissional: Flávio Andrade atua na área de iluminação desde 1991. Começou a carreira no Teatro Maria Della Costa (São Paulo, Capital), como técnico responsável. Realizou diversas oficinas, através da Secretaria Municipal de Joinville e do SESC, nas áreas de criação e operação de luz. Trabalhou na concepção de iluminação cênica, para diversos espetáculos e até para cinema.

  • Oficina de figurino
    Instrutora: Raquel Theo (Rio de Janeiro – RJ)
    Período: 26 a 30 de outubro
    Horário: 14h às 18h
    Local: Centro Técnico de Artes Cênicas da Funarte: Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
    Nº máximo de participantes: 30

Objetivos: a oficina objetiva capacitar profissionais na área de criação de figurinos para produções locais, ampliando o mercado de trabalho na área da cultura. A proposta possibilita ao aluno o contato com todas as etapas que envolvem a criação do figurino: pré-produção, pesquisa, apresentação do projeto, confecção do figurino e finalização. Nessas etapas, o aluno irá vivenciar importantes processos do cotidiano de um figurinista profissional, tais como: decupagem do texto/roteiro, reunião com diretor e atores, pesquisa histórica e simbólica, conceituação do figurino e caracterização, confecção do figurino e prova do final.

Sobre a profissional: Raquel Theo trabalha com figurino há 15 anos. Atuou como diretora de arte no espetáculo Zarak Show (Circo Dux), com direção de Marcio Libar e também no espetáculo Depois da chuva(Teatro Andança). Desenvolveu figurinos para as montagens Bicicleta eMelhor dos mundos (Teatro de Anônimo), com direção de Álvaro Assad. Na TV, integrou a equipe de figurino da minissérie JK e da novela Bang Bang (2005). Ministrou sua Oficina de figurino no Circuito Estadual das Artes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em 2011, em parceria com o Centro Teatral e Etc. e Tal. Em 2012, ganhou diversos prêmios pelo cenário e figurino do espetáculo Depois da chuva, dentre eles o Prêmio Maestro Guerra Peixe 2011, pela direção de arte do espetáculo. Foi indicada ao Prêmio Zilka Sallaberry 2013, pelo figurino do espetáculo A Fantástica baleia engolidora de circos. Em 2014, desenvolveu cenário e figurino para espetáculos como O Princípio da casa dos pombos, com direção de Alice Ripoll; e Retratos, dirigido por Cristina Moura; entre outros. Em 2015, assinou o figurino do espetáculo de dança contemporânea da Cia. REC, ; o cenário do espetáculoCarrilhão, do Coletivo Nopok (direção de Daniela Carmona e Adriano Basegio); e,em parceria com Flavio Souza, o figurino do musical Contra o vento, de Felipe Vidal; entre outros. Através do projeto de ocupação da Caixa Cultural, sua oficina Prática de figurino foi realizada em Salvador, Recife e Brasília, em 2013; em São Paulo e Curitiba, em 2014. Em 2015, a atividade será realizada na Caixa Cultural Fortaleza (CE).

_________________________

Acesse aqui informações sobre o Circuito de oficinas Espírito Santo

Acesse aqui informações sobre o Circuito de oficinas Curitiba (PR)

Locais e datas dos circuitos de oficinas em 2015

Região Sudeste
Rio de Janeiro (RJ) – 19 a 30 de outubro
Vitória e Vila Velha (ES) – 19 a 30 de outubro

Região Sul
Curitiba (PR) – 26 a 30 de outubro
Porto Alegre (RS) – 23 de novembro a 4 de dezembro

Região Norte
Rio Branco (AC) – 3 a 7 de novembro/ 23 a 28 de novembro
Manaus (AM) – 16 a 27 de novembro

Região Nordeste
João Pessoa e Campina Grande (PB) – 3 à 13 de novembro
Crato (CE) – 9 a 13 de novembro

Região Centro-Oeste
Cuiabá (MT) – 17 a 28 de novembro
Dourados (MS) – 16 a 20 / 23 a 27 de novembro

Acesse neste portal informações sobre os circuitos de oficinas do Cena em Construção – 2015
________________________________

Mais informações para o público
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Artes Cênicas – Setor de Formação, Pesquisa e Memória
formacao.ceacen@funarte.gov.br
(21) 2279 8034