“Guerras Desconhecidas” encerra temporada na Bahia e, depois, segue para a Paraíba

Espetáculo "Guerras Desconhecidas" - Foto: Divulgação

A Cia. Estudo de Cena, de São Paulo, se apresenta nesta quarta-feira, 7 de outubro, no município de Euclides da Cunha, na Bahia, com a montagem Guerras Desconhecidas. O espetáculo, contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014, será encenado às 19h, na Praça Duque de Caxias, e tem entrada gratuita. Depois da Bahia, Guerras Desconhecidas segue para a Paraíba, visitando lugares emblemáticos que foram referência para a composição do projeto. A trama se passa em uma barraca de ferro e lona – teatro mambembe – e conta a história de três guerras brasileiras que não aparecem na história oficial de nosso país: a Guerra do Pau de Colher, a Guerra de São Bonifácio e a Guerra do Gatilheiro. A montagem recorre a diferentes recursos, fazendo referência a jogos e brincadeiras populares, pantomimas e cenas bem poéticas.

Guerras Desconhecidas já foi encenado em feiras, universidades, praças e ruas das cidades de Juazeiro, Canudos e Uauá. O espetáculo foi inspirado no caderno Guerras Desconhecidas do Brasil, escrito pelo jornalista Leonencio Nossa, e é dividido em atos que são apresentados por líderes latino-americanos que povoam o imaginário social de nosso continente: Lampião, Zapata, Pantera Negra e Santa Dica. O objetivo é remeter o público a alguns conflitos do século vinte e, dessa forma, o grupo revisita a verdadeira história brasileira ao se apresentar na região onde ocorreram alguns movimentos importantes. A peça também faz alusão a escritos dos palestinos Edward Said e Mahamud Darwich, do peruano Aníbal Quijano e do poeta da Martinica, Aimé Césaire.

A ideia da Companhia Estudo de Cena é levar o público a participar desse momento de troca e de valorização da memória e da cultura brasileira, por muitas vezes esquecidas. O espaço em que as apresentações acontecem foi criado pelo grupo em 2013. A chamada Barraca de Cena consiste em uma estrutura de ferro e lona, de trinta e seis metros quadrados, que já circulou por diversas feiras da cidade de São Paulo e, agora, chega ao Nordeste, onde a experiência artística do grupo será levada a universidades, praças, feiras e ruas de diferentes cidades da região.

"Barraca de Cena", da Cia. Estudo de Cena - Foto: Divulgação

Serviço:

Espetáculo de teatro mambembe Guerras Desconhecidas, da Cia. Estudo de Cena

Dia 7 de outubro, às 19h
Local: Praça Duque de Caxias, em Euclides da Cunha (BA)
Duração: 1h30
Entrada gratuita

Ficha Técnica

Concepção e produção: Companhia Estudo de Cena
Direção e dramaturgia
: Diogo Noventa
Elenco:
Anderson Oliveira, Cau Peracio; Juliana Liegel; Marilza Batista; Nei Gomes e Roberto Kroupa
Produção Executiva
: Juliana Liegel
Direção musical:
Iraci Tomiato; Juh Vieira; Lucas Vasconcellos, Vinícius Hoffman e Roberto Kroupa
Direção de Arte
: Valter Mendes
Assistente de Arte:
Danielly Abreu
Confecção do painel histórico:
Marina Moll
Arte gráfica:
Marcelo Berg
Registro foto/vídeo:
Wilq Vicente, Fernando Solidade e Diogo Noventa
Fotos:
Diogo Noventa e Wilq Vicente

Projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014

Saiba mais sobre a Companhia Estudo de Cena