Funarte leva ao Acre oficinas do “Cena em Construção”

E-flyer. Programação Visual Funarte

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com o SESC Rio Branco (AC) realiza, de 3 a 7 de novembro de 2015, o primeiro ciclo de oficinas do Cena em Construção – Programa Funarte de Capacitação Técnica em Artes Cênicas – 2015 na capital do Acre. As inscrições estão abertas de 13 a 30 de outubro e são gratuitas.

O novo programa na área de formação da Funarte levará oficinas a dez estados das cinco regiões brasileiras. A iniciativa vem renovar o compromisso da Fundação com o resgate, a reciclagem e a difusão dos conhecimentos relacionados à composição da cena, nas áreas de iluminação; montagem cênica; caracterização; som; e novas mídias.

As atividades do circuito Rio Branco ocorrerão no  SESC Centro. Serão elas: a Oficina de criação de adereços, e Oficina de criação de figurino 1, ministradas por Agamenon Bomfim de Abreu (BA); Oficina de Criação de Figurino 2, com a instrutora Raquel Theo (RJ); e a Oficina de maquiagem, com Luiz Santana ( BA) – consulte a programação completa abaixo.

O Cena em Construção e seus objetivos

O programa Cena em Construção foi idealizado pelo Centro de Artes Cênicas da Funarte. Realizada pelo Setor de Formação, Pesquisa e Memória do Ceacen, a ação consiste em circuitos de quatro oficinas, ministradas em cada cidade visitada, por profissionais com reconhecida atuação em suas áreas. Serão 40 módulos, com um total de 20 horas/aula, oferecidas gratuitamente. A expectativa da Funarte é atingir cerca de 800 alunos nas 10 cidades visitadas. Seu objetivo principal é proporcionar aos participantes aprimoramento e refinamento das percepções sobre os ofícios ligados à concretização do espetáculo. Através das atividades, a Funarte pretende também contribuir com o processo produtivo da cena; fortalecê-lo e valorizá-lo; e criar oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento profissional dos alunos, além de facilitar a inserção destes no mercado de trabalho.

Por meio do Cena em Construção, a Funarte retoma sua vocação histórica na área da cenotécnica – que remonta ao surgimento do seu Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC). Além de provocar a mobilização para o debate e a reflexão sobre esse campo de formação, o programa é o primeiro passo para o início da reestruturação do CTAC, com vistas ao seu fortalecimento como espaço de formação e capacitação técnica.

Os eixos temáticos

Cena em Construção – Programa Funarte de capacitação técnica em Artes Cênicas – 2015 é dividido em quatro eixos temáticos, a saber:

1. Montagem cênica – inclui: CenografiaOficina de segurança em montagem de palcoCenotécnica e contrarregragemDireção de palco; e Montagem cênica.

2. Som e novas mídias – inclui: Montagem e operação de som; Composição de trilha sonora para espetáculo cênicoCriação de vídeo para espetáculo cênico; e Montagem e operação de vídeo para espetáculo cênico.

3. Iluminação – inclui: Montagem e operação de luzCriação de luz 1 e 2; e Outras estratégias de iluminação para cena.

4. Caracterização – inclui: Criação de figurino 1 e 2; Maquiagem; e Criação de adereços

O programa é realizado em parceria com secretarias e fundações municipais e estaduais de cultura, universidades e o Serviço Social do Comércio (SESC).Os municípios alcançados pelo programa também em outubro são: Curitiba (PR); Vitória e Vila Velha (ES); e Rio de Janeiro (RJ). De 3 à 13 de novembro, João Pessoa (PB) recebe as atividades. Consulte o cronograma abaixo. Acompanhe a programação através deste Portal.

Cena em Construção
Programa Funarte de Capacitação Técnica em Artes Cênicas 2015

Oficinas do Circuito Rio Branco (AC)

1º Período: 3 a 7 de novembro de 2015
2º Período: 23 a 27 de novembro de 2015

Público-alvo: Estudantes, profissionais e interessados em artes cênicas
Período Inscrição: 13 a 30 de outubro de 2015
Como se inscrever: solicite sua inscrição através do e-mail vralvim@yahoo.com.br
Mais informações: (68) 8105 6577 / vralvim@yahoo.com.br
Local de realização: SESC Centro – Av. Brasil, 713 – Centro, Rio Branco (AC)

Oficina de criação de adereços

Instrutor: Agamenon Bomfim de Abreu (Salvador – BA)
Período: de 3 a 7 de novembro 2015
Horário: das 8h às 12h
Número máximo de participantes: 25
Objetivos: Capacitar profissionais para a criação e desenvolvimento de adereços para as artes cênicas; desenvolver a capacidade criadora de jovens e profissionais destinados a área técnica; oportunizar experimentações e investigações na área de adereçaria teatral

Sobre o profissional: Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (Ppgac) da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Pós-graduado em Fundamentos do Ensino da Arte, pela Faculdade de Arte do Paraná (FAP) e pelo Instituto Segmento de Educação (Salvador-BA); é Bacharel em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual (Design Gráfico) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenou o Centro Técnico do Teatro Castro Alves (TCA) de 2000 a 2007; foi coordenador técnico do Centro Técnico do TCA, de 2007 a 2012, professor de Cenografia no curso técnico de  Arte Dramática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Em 2009 e 2010, foi professor titular das disciplinas Figurino, Comunicação, Arte e Cultura e Metodologia Visual, no curso de Design de Moda e Design de Interiores da Universidade Jorge Amado (BA). Acumula experiência em direção de arte desde o ano 2000.

Oficina de criação de figurino 1
Instrutor: Agamenon Bomfim de Abreu (Salvador – BA)
Período: de 3 a 7 de novembro de 2015
Horário: das 14h às 18h
Número máximo de participantes: 25

Objetivos: Estudar conceitos do figurino, bem como os princípios básicos para sua criação; contribuir para o desenvolvimento do estudo de figurino dentro da engenhara do espetáculo; e despertar a criatividade direcionada a criação do figurino para as artes cênicas

Veja o currículo do profissional acima, no texto sobre a Oficina de criação de adereços

Oficina de Criação de Figurino 2

Instrutor: Raquel Theo (Rio de Janeiro – RJ)
Período: 23 a 27 de novembro 2015
Horário: Das 14h às 18h
Número máximo de participantes: 25

Objetivos: Apresentar os principais conceitos, métodos e técnicas de figurino, por meio de atividades teóricas e práticas que reforçam o processo criativo; realizar uma apresentação teórica e visual da história do vestuário; capacitar os alunos a desenvolverem figurinos que possam melhorar a  performance ou apresentação cênica, em seus mais diferentes formatos; realizar, com os trabalhos criados pelos alunos, uma exposição aberta ao público, no último dia de atividade da oficina; capacitar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, desenvolvendo assim a qualidade da produção artística cultural do país.

Sobre a profissional: Formada em Moda e Figurino na Universidade Estácio de Sá (RJ), especializou-se em oficinas de cenografia e figurino com Colmar Diniz e Rosa Magalhães; e de história do figurino com Emília Duncan. Atuou como diretora de arte no espetáculo Zarak Show (Circo Dux), com direção de Marcio Libar, e no espetáculo Depois da Chuva (Teatro Andança), o que lhe conferiu diversos prêmios, pelo cenário e figurino, entre eles o Prêmio Maestro Guerra Peixe 2011, pela direção de arte. Ministrou sua Oficina de Figurino no Circuito Estadual das Artes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em 2011, em parceria com o Centro Teatral e Etc e Tal. Foi indicada ao Prêmio Zilka Sallaberry 2013, pelo figurino da montagem A Fantástica baleia engolidora de circos. Em 2014, desenvolveu cenário e figurino para espetáculos como O Princípio da casa dos pombos, com direção de Alice Ripoll, e Retratos, dirigido por Cristina Moura, entre outros. Em 2015, assinou o figurino do espetáculo de dança contemporânea Bô, da Cia REC; o cenário de Carrilhão do Coletivo Nopok, direção de Daniela Carmona e Adriano Basegio; e em parceria com o figurinista Flavio Souza, o figurino do musical Contra o Vento, de Felipe Vidal, entre outros.

Oficina de maquiagem

Instrutor: Luiz Santana (Salvador – BA)
Período: 23 a 27 de novembro de 2015
Horário: Das 18h30 às 22h30
Número máximo de participantes: 20

Objetivos: Apresentar as técnicas envolvidas na maquiagem cênica e artística, seus usos e aplicações, tendo em vista o aprimoramento dos profissionais que se utilizam de maquiagem no desenvolvimento de suas funções artísticas.

Sobre o profissional: Trabalhou como maquiador e figurinista de cinema, em longas e, curtas-metragens, e em espetáculos teatrais. Seus principais trabalhos foram: Eu me lembro, dirigido por  Edgard Navarro (2002); Pau Brasil, com direção de Fernando Bélens (2006); Cascalho – diretor: Tuna Espinheira – (2003); Trampolim do Forte, dirigido por João Rodrigo Mattos (2008); o curta Vermelho rubro – diretora: Sofia Federico-(2004); Cães, curta, com direção de Adler Paz e Moacyr Gramacho (2008); Premonição, curta, com direção de Pedro Habib (2009); A Luneta do tempo, longa dirigido por Alceu Valença (2010); O Grande segredo do cinema (curta) – diretor: Léo Oliveira (2010); O Homem que não dormia, longa, com direção de   Edgard Navarro – (2011); A Última estação (longa) – diretor: Márcio Curi (2011); Pinta!, curta dirigido por Jorge Alencar (2012); Cassiano (curta), com direção de Thiago Gomes (2013); Travessia (longa), – diretor: João Gabriel (2014); O Contêiner, dirigido por vinícius Oliveira; Labirintos, com direção de  Patrick Campbell (Inglaterra); A Geladeira – direção: Thomas Quillardet (França); O Pique dos índios, dirigido por vinícius Oliveira; Arlequim, servidor de dois amos – direção: Vinícius Oliveira; José Ulisses da Silva (Cia. Viladança) – diretora: Cristina Castro; Sonhos de uma noite de verão, com direção de Marcio Meireles; Todo mundo tem problemas sexuais – direção: Domingos Oliveira (2006); Guilda, dirigido por Marcelo Souza Brito (2007); Batata! – diretor: Jorge Alencar (2008; Um Momento argentino – direção: Gordo Neto (2005); Diatribe de amor contra um homem sentado – diretora: Iara Colina (2005); A Canoa – direção: Jacyan Castilho (2009); La Ronde – diretor: Harildo Déda – 2012; Carmen (ópera) – direção: Francisco Mayrink – 2012; Solo Almodóvar – direção: Djalma Thurler- 2013; Muvuca – diretora: Cristina Castro (2013); Da ponta da língua à ponta do pé – direção: Cristina Castro (2014); A Capivara selvagem – diretor: Luiz Marfuz (2014); Nunca nade sozinho – direção: NadjaTurenko (2014); Amores insensatos – diretor: Bernard Attal (2014); A Paixão de Cristo – direção: Paulo Dourado-(2014/2015).

Foi chefe de Maquiagem do Projeto Globo de Ouro – 30 Anos de Axé, do Canal Viva (2015). Foi oficineiro de Iniciação ao figurino e maquiagem cênica no Ponto de Cultura do Teatro Vila Velha-(2007/ 2008); Ponto de Cultura do Teatro Gamboa Nova (2012) e Oficina do Projeto Solo Almodóvar (2013).

Locais e datas dos circuitos de oficinas em 2015

Região Sudeste
Rio de Janeiro (RJ) – 19 a 30 de outubro
Vitória e Vila Velha (ES) – 19 a 30 de outubro

Região Sul
Curitiba (PR) – 26 a 30 de outubro
Porto Alegre (RS) – 23 de novembro a 4 de dezembro

Região Norte
Rio Branco (AC) – 3 a 7 de novembro/ 23 a 28 de novembro
Manaus (AM) – 16 a 27 de novembro

Região Nordeste
João Pessoa e Campina Grande (PB) – 3 à 13 de novembro
Crato (CE) – 9 a 13 de novembro

Região Centro-Oeste
Cuiabá (MT) – 17 a 28 de novembro
Dourados (MS) – 16 a 20 / 23 a 27 de novembro

Consulte neste Portal informações sobre os circuitos de oficinas do Cena em Construção – 2015 nas outras cidades
________________________________

Mais informações para o público
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro de Artes Cênicas – Setor de Formação, Pesquisa e Memória
formacao.ceacen@funarte.gov.br
(21) 2279 8034

Mais informações para a imprensa
Funarte – Assessoria de Comunicação
ascomfunarte@funarte.gov.br