Grupo Quatroloscinco estreia seu quinto espetáculo e discute a ignorância humana, na Funarte MG

O Quatroloscinco estreia pela quarta vez consecutiva na Funarte MG, estreitando ainda mais a sua relação afetiva com o espaço. O espetáculo Ignorância fica em cartaz de 21 a 31 de outubro, com um texto que se propõe político, abordando o estado da ignorância em diversas cores e espectros. No palco, dois atores constroem diversas pequenas situações ligadas por um jogo, com trinta cadeiras de madeira espalhadas pelo espaço.  As cenas, ora ironicamente cômicas, ora dramáticas criam reações contrastantes frente à ignorância humana e sua obsessão pelo progresso da civilização.

O Quatroloscinco iniciou o processo de criação de Ignorância em maio de 2015, a partir do desejo de fazer um espetáculo com menos atores em cena e em menos tempo. Um mergulho intenso e sucinto em um tema concreto e cotidiano. As primeiras ideias surgiram sobre os conceitos de fronteira e limite, quando começou a estourar a crise de refugiados sírios e africanos na Europa. Foi, então, que o grupo chegou à palavra-chave ignorância, que se tornou a bússola num mar cheio de corpos.

Pela primeira vez, o Quatroloscinco se dividiu em atuação (Italo Laureano e Rejane Faria) e direção/dramaturgia (Marcos Coletta e Assis Benevenuto), como uma maneira de encontrar novas formas de trabalho e criação dentro de um grupo que pratica a criação coletiva e a dramaturgia autoral há oito anos. Porém, mesmo com a divisão de funções, o processo de Ignorância se revelou tão ou mais coletivo que os anteriores, confirmando para o Quatroloscinco a solidez e a coerência de uma linha de pesquisa artística desenvolvida ao longo dos anos.

A equipe de Ignorância conta com artistas que trabalham com o Quatroloscinco pela primeira vez como o iluminador Rodrigo Marçal, a bailarina Rosa Antuña, a pesquisadora vocal Ana Hadad, a figurinista Lira Ribas e o produtor musical Barulhista. O grupo repete as parcerias com o cenógrafo Ed Andrade, agora com o reforço de Cristiano Cezarino, e com os designers Filipe Costa e João Emediato, da Lampejo. Em cinco meses, o grupo concebeu o texto e a encenação deste espetáculo, sendo a criação mais rápida realizada pelo Quatroloscinco. O processo também incluiu uma série de ensaios abertos para convidados como o dramaturgo Vinícius Souza, a diretora Sara Rojo, o ator Paulo André e o diretor Eid Ribeiro, entre outros.

Após a estreia na Funarte MG, o grupo faz uma pausa para realizar uma mostra de todo o repertório em João Pessoa (PB) e, depois, retorna ao cartaz, no Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes, Belo Horizonte (MG).

Ignorância foi construído sem qualquer patrocínio ou edital de fomento, o que não se configura como novidade ou dificuldade para o grupo, já acostumado a produzir de forma totalmente independente.

Serviço:

Ignorância
Espetáculo teatral
21 a 31 de outubro

Quarta a sexta, 20h
Sábado, 21h

Gênero: Drama
Duração: 65 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

Local: Funarte MG
Januária, 68 – Floresta – Belo Horizonte (MG)

13 a 22 de novembro
Sexta a domingo, 20h. *(exceto dia 20)

Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes
Afonso Pena, 1537. Centro.

Ingressos: R$ 20 inteira / R$ 10 meia

Equipe de Criação
Texto e Direção: Marcos Coletta e Assis Benevenuto
Atuação: Rejane Faria e ItaloLaurenao
Orientação Vocal: Ana Hadad
Orientação Corporal: Rosa Antuña
Cenografia: Eduardo Andrade e Cristiano Cezarino
Figurino: Lira Ribas
Iluminação: Rodrigo Marçal
Trilha Sonora Original:Barulhista
Observadores de criação: Eid Ribeiro, Graziella Medrado, Paulo André, Sara Rojo e Vinícius Souza
Projeto Gráfico: Filipe Costa e JM Emediato – Lampejo
Fotografia de Divulgação: Felipe Messias
Fotografia de Cena: Guto Muniz – Foco in Cena
Video: Janaína Patrocínio – JPZ Comunicação
Produção: Maria Mourão
Realização: Quatroloscinco – Teatro do Comum

www.quatroloscinco.com

contato@quatroloscinco.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *